Muay Thai: descubra a origem e todos os benefícios para a saúde

A arte milenar surgiu na Tailândia promove emagrecimento rápido, fortalecimento muscular e entre outros benefícios

Muay Thai se popularizou no Brasil e no mundo por seus benefícios para a saúde. Essa luta é uma arte marcial tailandesa, nascida na Tailândia e é praticada há mais de dois mil anos, segundo historiadores. Apesar de haver algumas variações sobre como surgiu a luta, uma teoria é aceita e replicada pelos alunos desta arte.

A origem do Muay Thai

Diversas pessoas se mudaram para um província chamada Yunnam, na China, local em que atualmente é a Tailândia, nas margens do rio Yang Tsé. Segundo historiadores, ali era um solo fértil, ideal para plantação e crescimento da popular. No entanto, os moradores daquela região começaram a sofrer com ataques constantes e doenças. Ou seja, eles precisavam encontrar uma solução.

Então eles tiveram a ideia de criar uma luta, para se defender e também trazer saúde para o corpo, assim, conseguindo vencer as doenças que os acometiam. Aqui se deu a origem da luta Chupasart, que fazia o uso de armas brancas, como facas por exemplo.

Entretanto, os lutadores começaram a se machucarem por causa das armas usadas durante as lutas e posteriormente, foi modificado e removido as armas da arte marcial. Ao longo dos anos, a luta foi se aperfeiçoando até se tornar o que é hoje. Apenas em 1920, as luvas se tornaram um acessório indispensável para que não ocorressem mais machucados nos lutadores.

Leia também: Conheça Ricardo Lapa: personal queridinho das celebridades

Muay Thai (Foto: Reprodução/Freepik)

O que é preciso para lutar Muay Thai?

Ao se inscrever em uma academia especializada em luta, o aluno receberá todas as instruções e os acessórios necessários que deverá investir para lutar. Mas conheça posteriormente o que é necessário para iniciantes.

  • Bandagem: para proteger as mãos e o punho.
  • Luvas de boxe;
  • Caneleiras;
  • Protetor bucal.

Graduações do Muay Thai

Assim como a capoeira, nesta luta tailandesa o aluno também se gradua e vai passando por faixas/cordas. A graduação tem um tempo fixo, no entanto, é preciso dedicação e comprometimento para ir passando essas etapas.

No entanto, essa prática não existe na Tailândia e por esse motivo não é tão aceita no mundo. No Brasil, criou-se essa graduação para incentivar os alunos a continuarem praticando a arte e também criar uma hierarquia entre os alunos praticantes. A graduação foi criada em 1979 junto com a Confederação Brasileira de Muay Thai.

Essa corda para identificar os alunos é chamada de Kruang Prajied. Kruang é a corda e Prajied é Buda, para dar sorte aos lutadores. A corda é amarrada no braço do lutador e vai do grau um até o décimo primeiro. Conheça posteriormente as cores e fases. Mas lembre-se, a graduação não é obrigatória.

  • Branca;
  • Branca com ponta vermelha;
  • Vermelha;
  • Vermelha com ponta azul claro;
  • Azul claro;
  • Azul claro com ponta azul escuro;
  • Azul escuro;
  • Azul escuro com ponta preta (instrutor);
  • Preta (professor);
  • Preto e branco, com a ponta preta (mestre);
  • Preto e branco, com a ponta vermelha (grão mestre).

Benefícios

Essa arte marcial conquistou adeptos por causa do seus benefícios. Conheça posteriormente quais são os benefícios à saúde que o muay thai oferece.

Emagrecimento

Para quem deseja perder muitas calorias, invista nesta luta. Estima-se que em um treino de uma hora, pode queimar até 1000 calorias, promovendo o emagrecimento rápido e saudável.

Melhora o condicionamento físico

Sabe quando você está subindo uma rua, começa a ficar cansada e sentir falta de ar? Isso será passado se você investir nessa luta. Com poucas aulas a arte marcial trará condicionamento físico para seu corpo e assim, você conseguirá enfrentar cada vez mais desafios.

Melhora flexibilidade e força

Se suas mãos não chegam até os pés, é mais um motivo para você aderir ao muay thai. Para conseguir realizar os movimentos corretos e com a amplitude necessessária, neste treino é feito alongamento antes e depois da luta. Além disso, por usar o próprio peso do corpo, o aluno consegue desenvolver mais força.

Corpo sarado e musculoso

Diferente de outros exercícios que trabalham apenas um músculo por vez, nesta arte marcial o corpo todo é trabalhado durante o treino intenso.

Contraindicações do Muay Thai

Antes de começar a praticar qualquer esporte ou mudar a alimentação, é importante consultar um profissional para que nenhuma lesão ou outro problema ocorra. Assim como qualquer exercício, essa luta também tem contraindicação. Quem não pode praticar?

  • Grávidas;
  • Pessoas com problema na coluna, nos ombros, nos joelhos e nas articulações;
  • Pessoas com problemas de mobilidade.
Siga-nos no 
Muay ThaiMuay Thai benefíciosMuay Thai origem
Comentários (0)
Comentar