Meditação ativa é para você? Conheça os tipos e benefícios da prática

0 61

Meditação ativa pode parecer um termo contraditório, não é mesmo? Isso porque, muitas pessoas acreditam que para meditar é preciso ficar parado, sem pensar em nada e em silêncio. Porém, nem todo mundo se identifica com esse tipo de prática e acaba desistindo. Mas, não precisa ser assim e hoje vamos te explicar como a meditação ativa pode ser sua aliada.

Nos dias em que vivemos, com toda a correria, um turbilhão de pensamentos, informações a todo tempo, é fácil ficarmos ansiosos e a meditação é uma ótima maneira de aliviar esses sentimentos que podem atrapalhar o fluxo da nossa vida.

 

Diferença entre meditação ativa e meditação passiva

Imagem: Reprodução / Pexels.

 

A meditação passiva é a mais conhecida. É aquela em que você precisa ficar parado, respirando conscientemente e sem se aprofundar em qualquer pensamento. Porém, nem todo mundo consegue chegar neste estado meditativo, o que não tem problema nenhum! Só é preciso encontrar o tipo de meditação certa para você.

É aí que entra a meditação ativa. Perfeita para quem tem dificuldades em se concentrar, essa prática permite que você crie suas próprias regras, enquanto libera tensões, ansiedade e entrega os mesmos benefícios da meditação passiva. Neste tipo de meditação, os movimentos são permitidos.

 

Principais tipos de meditação ativa

meditação ativa
Imagem: Reprodução / Pexels.

 

Assim como a passiva, existem diversos tipos de meditação ativa e cada um escolhe de acordo com as suas preferências e necessidades.

Primeiramente, temos a mais simples e que pode ser realizada em qualquer lugar: meditação caminhando. Nessa modalidade, tudo o que você precisa é de um lugar onde você tenha espaço para andar, de preferência, descalço. O importante aqui é se concentrar em cada passo, percebendo os movimentos e as sensações.

Em segundo lugar, outro tipo de meditação ativa é a Meditação Osho. Composta por quatro estágios simples, que combina fases de movimentos intensos e livres com outros de silêncio e calma.

Em terceiro lugar, está a meditação Nataraj, a qual é realizada através movimentos livres e despretensiosos de dança. O importante aqui é analisar esses movimentos sem qualquer julgamento de si mesmo.

Além desses tipos de meditação ativa, há outras como Kundalini, Chakra Sounds, Chakra Breathing, No Dimensions, entre muitas outras.

 

Benefícios da meditação ativa

meditação ativa
Imagem: Reprodução / Pexels.

 

A meditação ativa é uma prática democrática

Assim como a passiva, a meditação ativa trás muitos benefícios. O primeiro deles, como já falamos, é que permite que os iniciantes ou quem ainda não tem muita prática na meditação, possam realizá-la e obter ótimos resultados, assim como meditação passiva.

Mais vitalidade e disposição

Além disso, esse tipo de prática trás mais vitalidade e disposição, já que permite movimentos, acelerando os batimentos cardíacos. Como resultado, temos a liberação de endorfina, um hormônio ligado à felicidade e satisfação.

Melhora da depressão e ansiedade

Outro benefício que podemos citar é a diminuição da ansiedade e a melhora da depressão. Isso porque, a meditação ativa traz a mente para o momento presente, focando no aqui e agora e sem se preocupar com o futuro. Mais do que isso, a prática eleva os níveis de serotonina, hormônio relacionado à sensação de bem-estar. Enquanto isso, reduz o cortisol, ligado ao estresse.

A meditação ativa traz clareza à mente e melhora a criatividade

Assim como a prática de exercícios físicos ou até mesmo da meditação passiva, essa meditação promove clareza mental, já que exige que nos concentremos apenas naquele momento e permite um distanciamento de qualquer que seja a situação, para que possamos entendê-la da melhor forma.

Outros benefícios da meditação

Além destas, esse tipo de meditação tem outras vantagens:

  • Diminui dores
  • Melhora o sono
  • Desenvolve a intuição
  • Promove autoconhecimento
  • Melhora as relações pessoais
  • Estimula o otimismo
  • Traz confiança e felicidade
  • Mantém o corpo e a mente ativos
  • É ótima para praticar com crianças

Em conclusão, indicada para iniciantes ou aqueles que têm dificuldade para se manter concentrado, a meditação ativa promove os mesmos benefícios incríveis que a passiva. Além disso, é importante ressaltar que essa prática é como qualquer outra, exige tempo e dedicação para que você evolua.

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy