Plexo solar: você sabe o que é e como influencia sua vida?

O chakra Plexo Solar, também conhecido como manipura ou Terceiro Chakra, significa “repleto de joias”. É amarelo dourado e representa um importante centro energético. Além disso, está ligado à autoestima, vitalidade, força de vontade, autodisciplina e poder pessoal.

 

Os chakras

Imagem: Reprodução.

 

Antes de mais nada, vamos entender o que são os chakras.

Os chakras são centros energéticos espalhados pelo nosso corpo. Em sânscrito, essa palavra significa “roda” e quando pensamos que eles estão em constante movimento, esse nome faz todo sentido.

Entre os sete chakras principais temos: base, esplênico, plexo solar, cardíaco, laríngeo, frontal e coronário. Com a finalidade de absorver e distribuir energia vital pelo corpo, mente e espírito, eles se manifestam física, mental ou emocionalmente.

O que é o Plexo Solar?

Localizado acima do umbigo e perto do estômago, o Plexo Solar tem muito a ver com a nossa digestão, seja ela de alimentos ou questões que acontecem na nossa vida.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

É no plexo solar que encontramos o centro da energia mística do nosso corpo e, por isso, é o chakra mais sensível a estímulos exteriores.

Através do Terceiro Chakra, entramos em contato com a nossa intuição, ou seja, estando em equilíbrio, o plexo solar nos ajuda a estabelecer limites saudáveis em relacionamentos ou a perceber quando uma situação não está certa. Por isso, quando você se sentir mal em algum lugar, receba como um aviso do plexo solar de que algo não está certo!

Quando o plexo solar está em equilíbrio…

…ele permite que nos comuniquemos com o mundo de forma mais clara e pacífica. Mais do que isso, é através dele que captamos energias e vibrações de pessoas e lugares e, com isso, nos tornamos mais atentos e vigilantes aos nossos relacionamentos e situações da vida.

 

Imagem: Reprodução.

 

Alguns dos efeitos de quando o seu plexo solar está equilibrado são:

  • Energia e determinação para tomar decisões;
  • melhor funcionamento do sistema digestivo;
  • controle emocional;
  • maior amor próprio e poder pessoal;
  • bons relacionamentos.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Porém, quando este chakra está desequilibrado, ele pode gerar:

  • Falta de autoestima e motivação;
  • estresse;
  • problemas no fígado e no sistema digestivo, podendo causar gastrite e até mesmo diabetes;
  • problemas financeiros;
  • raiva e arrogância.

Como fazer para equilibrar o plexo solar

Dito isso, você já percebeu que manter o plexo solar equilibrado é fundamental para ter uma vida saudável e em sincronia com as suas intuições. Mas, como fazer para trabalhar esse chakra?

Faça aplicações de Reiki

Antes de tentar reequilibrar o seu Terceiro Chakra, é importante procurar um bom profissional, capaz de fazer uma limpeza energética poderosa no seu corpo. O Reiki é um tipo de medicina alternativa com o objetivo de transferir a “energia vital universal” para o paciente. Vale a pena marcar algumas sessões!

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Medite

A meditação é uma poderosa ferramenta para se conectar com o manipura. Isso porque, é um momento que você se concentra apenas em si, na respiração e no seu próprio corpo.

Existem algumas meditações guiadas na internet específicas para trabalhar o plexo solar. Vale pesquisar!

Pratique exercícios físicos

Praticar exercícios físicos é uma ótima maneira de esquentar o corpo e liberar todas as emoções. Dê preferência ao Yoga ou artes marciais.

O yoga trabalha não só o corpo físico, como também sua mente e espírito. É uma prática completa e com inúmeros benefícios.

As artes marciais são uma boa opção também, já que elas trabalham o nosso centro de energia, conhecido como Tantien. Além disso, esse tipo de exercício físico fortalece a força interior e ativa o foco, a atenção e a autodisciplina.

Tome banho de sol

O Sol é o nosso maior astro e provedor de energia, força e ânimo. Pensando nisso, procure reservar um horário do seu dia para tomar um bom banho de sol.

Você pode optar por caminhar ou até mesmo sentar e relaxar embaixo do sol, por exemplo. Porém, atente-se aos horários. Vá nas melhores horas, que são às 10h da manhã e às 16h da tarde.

Outra dica interessante é usar roupas que permitam o máximo de contato com o Sol, o que ajuda a atingir a meta de vitamina D do dia, além de combater ansiedade e depressão.

Pratique tomar decisões

No nosso dia a dia, tomamos inúmeras decisões. Desde escolher que roupa usar, até decisões mais complicadas do que essa. Por isso, essa dica é muito importante!

Pratique no dia a dia, com pequenas coisas e não hesite da sua decisão, valorize as suas escolhas e acolha as suas vontade. Tudo isso é um ato de empoderamento e ajuda a aumentar sua auto confiança!

Use mais a cor amarela no seu dia a dia

O amarelo é a cor que representa o plexo solar, então tente incorporar mais essa cor no dia a dia. Psicologicamente, essa cor representa vitalidade, otimismo e confiança, ou seja, perfeito para equilibrar o seu Terceiro Chakra.

Traga essa cor para as suas roupas, acessórios e até mesmo decoração!

Depois de ler sobre o plexo solar, você acha que o seu está equilibrado? Gostou das dicas para trabalhá-lo mais ainda?

Comentários (4)
Comentar