Mar e piscina podem danificar os cabelos na estação mais quente do ano.

0

A estação mais quente do ano finalmente chegou e, com as altas temperaturas, viagens para praia e lugares com piscinas são mais frequentes. Entretanto, apesar de ser uma forma de refúgio para aliviar o calor, relaxar e esquecer os problemas da rotina de trabalho ou estudos, o verão não traz somente a preocupação com o corpo, a água do mar e da piscina podem danificar a saúde dos cabelos e nós da Pajaris vamos trazer algumas dicas para que seu cabelo não sofra neste verão.

Em sua maioria, a preocupação maior é o cuidado com a pele, mas a exposição dos fios ao sol e à água do mar ou piscina também deve ser feita com cautela, recebendo devida atenção e com precauções especiais para essa época do ano.

Principais causadores de danos aos cabelos

Como sabemos as belas e paradisíacas praias que temos no Brasil trazem a junção de tais fatores – sol, areia, o sal da água, no caso do mar, e em piscinas, o cloro – pode ser extremamente danoso para os cabelos, principalmente para aqueles que já passaram por qualquer processo químico. O suor também tem influência nesse quesito e muitas pessoas, geralmente, não entendem o motivo da mudança nos fios.

Já é cientificamente comprovado, por diversos estudos, que os raios ultravioletas UVA e UVB são nocivos para saúde. Os raios UVA provocam o envelhecimento precoce e também são causadores de câncer. Já os raios UVB podem deixar queimaduras, vermelhidão, alergias ou ardência na pele. Para os cabelos, os raios ultravioleta podem causar ressecamento, desbotamento e até mesmo queimaduras no couro cabeludo.

O cabelo é formado por uma proteína chamada queratina, com 90% de composição, e é essencial para proteção dos fios, mantendo-os saudáveis e resistentes. Certas atitudes, em relação aos cuidados com o cabelo, podem prejudicar a produção de queratina, causando enfraquecimento e a perda de água e nutrientes.

O contato excessivo com o sal da água no mar e com o cloro na piscina, juntamente com o sol e o suor, é um dos principais causadores de danos no cabelo, afetando também a recomposição do mesmo. Logo, profissionais da área sempre recomendam que cuidados sejam feitos, antes e depois, dessa exposição agressiva.

No caso do mar, a concentração de sal na água deixa os cabelos ásperos e, com a areia, os fios ficam rígidos. Já na piscina, o cloro penetra nos fios, deixando-os mais vulneráveis por causa da abertura na cutícula capilar.

Como evitar danos aos cabelos

Entre os cuidados mais recomendados pelos especialistas, alguns exemplos são: enxaguar o cabelo em água doce para não acumular os fatores agressivos, proteger os fios antes da exposição ao sol, com protetores específicos; para os cabelos tingidos, utilizar produtos que potencializam a proteção e hidratação dos fios; e entender seu tipo de cabelo é fundamental para uma rotina de cuidados no verão.

Pensar na preservação dos fios é algo essencial, em todos os momentos, mas é no verão que a atenção deve ser redobrada, para que não existam danos irreversíveis. Logo, o tempo de lazer é bem aproveitado, de maneira saudável para o cabelo.

A Pajaris é uma marca brasileira de moda praia que preza pelo conforto e beleza para todas as mulheres. Usando tecnologias inovadoras, a qualidade dos materiais e tecidos tornam os acabamentos ainda mais bonitos e elegantes, com as melhores opções no mercado de biquínis, maiô, body feminino e saída de praia. Para os biquínis, a Pajaris oferece variedade nos modelos como o asa delta, os neons, fio dental, entre outros.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy