Cuidados com o corpo mantém a saúde no verão

0 66

O verão no hemisfério-sul está cada vez mais próximo e, apesar de não ter começado oficialmente, os dias quentes e ensolarados já vêm nos mostrando um pouco do que nos espera em 2020. Embora seja considerado por muitos a melhor estação do ano, representando diversão, relaxamento, dias de sol, praia e piscina, o verão também é a época que exige maior atenção e cuidados com o corpo.

Isso, porque é exatamente nesse período que nosso organismo fica mais exposto e mais vulnerável às condições climáticas.

Por isso é fundamental investir em práticas que mantenham seu corpo saudável e te permitam aproveitar a estação mais badalada do ano, sem preocupações.

Aumente a ingestão de líquido

cuidados-com-o-corpo

Devido ao aumento de temperatura no verão, o corpo produz suor como forma de manter o equilíbrio térmico necessário para seu funcionamento.

Porém, por meio do suor, são liberados importantes nutrientes, água e sais minerais que precisam ser imediatamente repostos.

Dessa forma, um dos principais cuidados com o corpo durante essa fase é o aumento da ingestão de líquidos, com pelo menos 2,5 litros de água por dia. Você pode optar também por chás, água de coco e sucos naturais sem açúcar.

Assim, além de se manter hidratada, você ainda evita o inchaço desagradável e melhora o funcionamento do intestino.

Mantenha uma alimentação leve e saudável

cuidados-com-o-corpo-alimentação

Dias quentes fazem com que nosso metabolismo fique mais lento e a digestão de comidas gordurosas fica mais difícil.

Por isso, para se preparar para a estação, é importante evitar alimentos como carnes vermelhas, queijos e molhos, e investir naqueles que facilitem o processo digestivo e sejam ricos em vitaminas e minerais, como frutas, legumes e verduras.

Além disso, uma preciosa dica é optar por alimentos que não apenas sejam mais leves e naturais, mas que também ajudem a proteger a pele contra os efeitos nocivos do sol.

Dentre eles, temos as amêndoas que combatem os radicais livres e protegem contra a radiação ultravioleta; os vegetais amarelos e laranjas – cenoura, abóbora, manga, mamão – que previnem o aparecimento de manchas e acnes causadas pela exposição ao sol; e as oleaginosas ricas em ômega-3, como a linhaça, chia e nozes, capazes de manter a hidratação da pele e prevenir sinais de envelhecimento.

+ 5 itens que não podem faltar ao arrumar mala de viagem de Verão

Hidratação é tudo!

cuidados-com-o-corpo-bronzeado

Não é apenas a hidratação do corpo que precisa de atenção em tempos quentes.

A pele e o cabelo também precisam de cuidados. O principal é usar filtro solar, para garantir um bronzeado impecável e, acima de tudo, saudável.

Além disso, aposte em loções e sabonetes hidratantes e foque principalmente nas áreas mais propícias ao ressecamento. Produtos à base de ureia, glicerina, amêndoas e uvas são altamente indicados.

Mas lembre-se de que os produtos para a pele do corpo jamais devem ser usados no rosto. Procure sempre por produtos específicos e ideais para seu tipo de pele.

Para manter seus cabelos livres dos danos causados pela exposição ao sol, água do mar e cloro das piscinas, aposte sempre em produtos com filtro solar específico, use chapéus e bonés quando possível e hidrate os fios com máscaras específicas toda a semana.

Exercício físico, pode?

Exercícios físicos são bem-vindos em todas as épocas do ano, e no verão não é diferente.

Porém, devido às altas temperaturas e liberação de nutrientes ocorrente pelo suor, é importante se atentar ao ritmo das atividades físicas, realizá-las em períodos do dia em que a temperatura esteja mais amena, dobrar a ingestão de líquido e, acima de tudo, respeitar suas limitações.

O verão está cada vez mais próximo e esse é o melhor momento para começar a colocar nossas dicas em prática no seu dia a dia.

Assim, quando a melhor estação do ano chegar, você só precisará escolher o look e curtir da melhor maneira possível. Para isso, conheça nosso blog e descubra o que é tendência ao redor do mundo.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy