Mãos ressecadas pelo álcool gel? Saiba como hidratar e proteger a região

1

O álcool em gel é o grande vilão das mãos ressecadas. E com a higienização constante a situação é ainda mais agravada.

Se você está sofrendo com esse problema, saiba que é possível tratar a pele da região e escolher produtos com composição menos agressiva.

 

Por que o álcool gel resseca tanto a pele das mãos?

 

Antes de tudo, apesar da sensação de mãos ressecadas incomodar muitas pessoas, reiteramos que manter a higienização correta e frequente é uma orientação que deve ser seguida à risca durante a pandemia. Isso porque o álcool gel possui efeito antisséptico, bactericida e fungicida que inibe a proliferação de microorganismos, portanto é um item de proteção que não pode faltar durante a pandemia.

 

como prevenir mãos ressecadas
Imagem: Essie (Reprodução / Instagram)

 

Apesar disso, o uso constante do produto tende a ressecar a pele, principalmente nas áreas delicadas como as mãos. O álcool gel resseca a pele porque é um solvente, propriedade que remove os lipídios naturais que hidratam e protegem a pele.

Portanto, o uso diário do álcool em gel acaba por remover a camada de gordura que mantém a hidratação da derme, o que provoca vermelhidão, rachaduras, ressecamento ou até dermatite em casos alérgicos. Além disso, o ressecamento pode levar à descamação, irritações, envelhecimento precoce ou infecções.

Mas não se preocupe: é possível tratar as mãos ressecadas sem precisar abrir mão da proteção.

Como hidratar as mãos ressecadas pelo álcool em gel?

causas das mãos ressecadas
Imagem: O.P.I (Reprodução / Instagram)

 

Agora que você já sabe da importância da higienização, é hora de solucionar as mãos ressecadas. Em geral, crianças, idosos e pessoas com a pele seca tendem a sofrer mais com esse problema. Contudo, o uso frequente do álcool em gel pode ressecar qualquer tipo de pele, inclusive as mais oleosas.

Além dele, o sabonete também colabora para agravar o quadro, portanto é fundamental optar por produtos que contenham ativos hidratantes na composição. Para hidratar e tratar as mãos ressecadas basta seguir essas dicas:

 

1. Invista no álcool gel com creme hidratante para evitar as mãos ressecadas

 

Uma vez que o ressecamento das mãos começou a preocupar a população, a indústria farmacêutica logo ofereceu a solução. Hoje em dia é possível encontrar o álcool gel 70% com creme hidratante, uma formulação que protege enquanto cuida.

O produto é composto por uma mistura álcool etílico hidratado 70% e creme hidratante, formulação balanceada e eficaz para evitar as mãos ressecadas. Contudo, mesmo utilizando a versão hidratante quem sofre com a pele extremamente seca deve investir em outros cuidados complementares.

 

2. Troque o sabonete comum por versões bem hidratantes

 

Além do álcool, o sabonete também pode ser uma das causas das mãos ressecadas. E a combinação dos dois é ainda mais nociva para a derme. Por isso é essencial investir em sabonetes que contenham óleos e manteigas vegetais, bem como outros ativos hidratantes.

 

como evitar o ressecamento das mãos
Imagem: O.P.I (Reprodução / Instagram)

 

3. Aplique protetor solar também nas mãos ressecadas

 

Que o protetor solar é indispensável para a pele com certeza você já sabe, mas sabia que ele também atua na proteção das mãos ressecadas? Uma vez que o ressecamento pode levar a condições mais graves ou ainda colaborar com o envelhecimento precoce, é interessante aplicar o protetor solar diariamente também nas mãos.

Como a região fica frequentemente exposta, ela é bastante afetada pelos danos solares, o que além de agravar o ressecamento ainda prejudica a pele da região no longo prazo.

4. Use e abuse dos hidratantes bem densos

 

Por último, outra dica fundamental para tratar e prevenir as mãos ressecadas, independentemente do motivo. Nessas horas o hidratante é seu melhor amigo, seja para prevenção ou para remediar os efeitos da higienização excessiva.

A dica é apostar em cremes que contenham na fórmula ingredientes hidratantes bem potentes tais como ácido hialurônico, aveia, óleo de semente de uva, óleo de argan, glicerina, óleo de coco e até murumuru.

Se você já possui um bom hidratante em casa mas ele não é tão potente, vale adicionar um pouquinho de glicerina e massagear bem as mãos. Isso funciona porque a glicerina é um poderoso umectante que puxa a umidade do ambiente para a derme, criando uma camada protetora.

Mas atenção: nada de fazer a mistura dentro do pote. O ideal é retirar a quantidade necessária do creme e, já nas mãos, adicionar um pouquinho de glicerina. Por fim, massageie bem. Essa receita é ótima para utilizar 1 vez na semana, massageando bem as mãos ressecadas. Nos outros dias utilize apenas o hidratante e siga os demais cuidados sempre.

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy