Óleo de semente de uva: saiba quais são os principais benefícios

0 63

A uva, além de linda, é muito versátil. Vinhos, sucos, geleias e sobremesas incríveis podem ser produzidos a partir dessa fruta que, tradicionalmente, é mais cultivada em regiões de clima temperado. Mas, existe outro produto poderoso que também é extraído da uva. Neste caso, da semente. Trata-se do óleo de semente de uva, que tem muitos benefícios estéticos e pode, ainda, prevenir doenças, como a hipertensão, por exemplo.

O que é o óleo de semente de uva?

Óleo de uva
Foto: Tree Top

A mesma uva que é utilizada para a fabricação de vinho, sucos e outros alimentos também é usada para a extração do óleo de semente de uva. A semente é triturada e prensada a frio para que todas as suas propriedades sejam mantidas. Para se ter uma ideia de como esse trabalho é complexo, para um litro de óleo são utilizados quase 200 kg de sementes. Porém, o resultado é um produto vegetal riquíssimo em vitaminas e outros nutrientes, além de um poderoso hidratante e um excelente carreador para produtos aromaterápicos com alta qualidade e pureza. Os óleos prensados a frio não sofrem ações de agentes químicos e altas temperaturas e, por isso, são mais puros.

Rico em vitaminas e outros nutrientes, o óleo de semente de uva é utilizado na indústria cosmética e na aromaterapia, mas também pode ser um grande aliado na cozinha, já que é mais saudável que outros óleos, e também em massagens terapêuticas e estéticas. Ou seja, esse produto extraído da uva é simplesmente incrível. Conheça os principais benefícios e como usar o óleo de semente de uva.

Quais são os principais benefícios?

Óleo de uva - dicas
Foto: Black Beauty and Hair

Melhora a pele

O óleo de semente de uva tem alto teor de tocoferol, mais conhecido como vitamina E, que tem poder antioxidante, hidrata e revitaliza a pele. Além disso, também é rico em ácido linoleico, ou ômega 6, que tem propriedades anti-inflamatórias e ajuda na cicatrização de feridas. Por se tratar de um óleo fino, ele é absorvido rapidamente pela pele e não obstrui os poros, contribuindo inclusive para a melhoria da pele com acne e para amenizar estrias.

Fortalece os cabelos

Para hidratar pontas ressecadas, prevenir a queda de cabelo e manter os fios brilhantes e fortes, não deixe de experimentar o óleo de semente de uva. Por não ter cheiro forte e não ser oleoso, ele pode ser usado diretamente nos fios ou adicionado em condicionadores e máscaras de hidratação sem deixar os cabelos pesados ou com cheiro de gordura. Apesar de ser um óleo com poder altamente hidratante, ele ajuda a reduzir a oleosidade do couro cabeludo.

Previne doenças do coração

Os ácidos graxos presentes nesse produto são capazes de prevenir e tratar doenças cardíacas. O óleo de semente de uva reduz o nível de colesterol ruim (LDL) e eleva o colesterol bom (HDL), auxiliando na saúde do coração. Ele tem, ainda, antioxidantes importantes para o combate de radicais livres no corpo e, por isso, pode auxiliar no tratamento de problemas como hipertensão. Pode ser usado em refogados, grelhados e saladas.

Auxilia no emagrecimento         

Por ser mais saudável que outros óleos, o óleo de semente de uva também pode ser um aliado no emagrecimento. Ele também pode ser usado em refogados, grelhados e saladas em substituição ao óleo de soja, que tem muitos agrotóxicos em sua composição. Auxilia no emagrecimento porque ajuda a reduzir o colesterol ruim, regula o intestino e reduz a inflamação no organismo.

Óleo de Semente de Uva
Foto: Foco em Vida Saudável

Onde encontrar óleo de semente de uva?

Por ser acessível, é muito fácil encontrar o óleo de semente de uva em supermercados, lojas de suplementos e de produtos aromaterápicos. Independentemente de onde você vá procurar o produto, é importante se certificar de que ele é 100% puro. Isso significa que o óleo é livre de parabenos, sulfatos, corantes e conservantes. Essas informações devem estar disponíveis no rótulo do produto. Leia, tenha certeza que o produto é natural e aproveite todos os benefícios do óleo de semente de uva.