Luzes platinadas: dicas e cuidados para cabelos iluminados

0

Fios iluminados e que, sem dúvida, chamam a atenção onde quer que seja. Sim, estamos falando das luzes platinadas. Já tem um bom tempo que esse tom de loiro conquistou o coração e a cabeça de muitas mulheres mundo afora. Afinal, ele proporciona um visual moderno, poderoso e ousado.

Agora que o verão está chegando então, nada mais apropriado para curtir a estação do que apostar em um cabelo platinado.

Uma das coisas mais legais dessa coloração é a sua versatilidade. Isso porque é possível variar dos tons naturais até aqueles mais marcados, com mechas bem finas ou mais grossas.

 

luzes platinadas
Imagem: reprodução / Instagram

 

Além disso, as luzes platinadas vão do loiro claro ao prateado, quase branco. Assim, você pode criar um visual que contraste bastante com a cor da raiz ou optar por mechas californianas, por exemplo. Com elas, você tem luzes a partir da metade do comprimento.

Pode ainda fazer um ombré hair, que dá um efeito degradê a partir da sua cor original. No fim das contas, quem escolhe como vai arrasar por aí é você. Vale até experimentar cada um dos estilos e ver qual combina mais com você.

 

cabelo com luzes
Imagem: Sarah Nourse (Reprodução / Instagram)

 

Por fim, o platinado funciona bem em qualquer textura capilar. Ou seja, tanto lisas quanto cacheadas e crespas podem adotar o visual.

O único detalhe, no entanto, é que os fios precisam estar saudáveis e hidratados. A razão é que, para fazer as luzes, você passa por um processo intenso de descoloração que é agressivo e, por isso, pode danificar o cabelo.

 

Como fazer luzes platinadas

efeito luzes
Imagem: reprodução / Pinterest

 

Para ter luzes platinadas, em primeiro lugar é interessante fazer um teste de mecha. Ele avalia as condições do cabelo e indica se você pode realizar o procedimento agora ou se precisa, antes disso, recuperar a saúde capilar.

O primeiro passo das luzes é descolorir os cabelos. Ainda que os fios sejam claros, é importante porque retira os pigmentos naturais e prepara para receber a nova coloração.

Por outro lado, se você já tiver os fios pintados de uma cor escura, como preto ou ruivo, deve fazer uma decapagem. Esse processo remove qualquer a tintura anterior.

Para o efeito das luzes você pode usar uma touca específica ou também os papéis laminados. A diferença é que a touca colore fio a fio, ou seja, é indicada para mechas mais suaves.

 

luzes platinadas em cabelos cacheados
Imagem: Renata Castro (Reprodução / Instagram)

 

Em seguida, é hora de matizar os fios, que serve para tirar o tom amarelado que aparece como resultado da descoloração. Aqui, você deve utilizar um tonalizante acinzentado ou violeta.

Você pode conquistar o platinado em casa, entretanto, o mais recomendado é realizar o procedimento no salão, principalmente com um profissional de sua confiança. Afinal, ele pode não apenas checar se o cabelo está saudável, como também garantir resultados mais duradouros e uniformes.

 

Cuidados depois do procedimento

efeito em cabelo curto
Imagem: reprodução / Instagram

 

Assim como em qualquer tratamento químico para os cabelos, as luzes platinadas exigem cuidados essenciais. O descolorante retira não só a cor, mas também nutrientes como vitaminas e água, fundamentais para a saúde e a vitalidade dos fios.

Uma boa dica é seguir um cronograma capilar, que garante a rotina de hidratação, nutrição e reconstrução. O último é super indicado para recuperar a massa capilar, repor proteínas e fortalecer o cabelo. Mas você pode adotar o cronograma antes mesmo de fazer as luzes.

 

cabelo loiro longo
Imagem: Nelcyelle Cabral (Reprodução / Instagram)

 

Além disso, para manter o platinado invista em shampoos e condicionadores próprios para cabelos coloridos. Outra opção são produtos com ação matizadora, que corrigem aquelas manchas amareladas que costumam surgir nos fios descoloridos.

Com relação aos retoques, tudo depende da técnica escolhida. O ombré hair e as californianas, por exemplo, duram mais tempo. Enquanto isso, as luzes mais próximas à raiz pedem manutenção mais frequente.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy