Joias de ouro exigem cuidados especiais. Saiba quais são!

0

As joias de ouro possuem uma durabilidade ímpar, além de uma beleza marcante. Ademais, são conhecidas por seu valor elevado e sofisticação das peças. Por isso, é muito comum que elas sejam as preferidas quando a intenção é presentear e eternizar um momento especial! Nascimentos de bebês, noivados, casamentos, aniversários de 15 anos, formaturas…Fala a verdade, nada melhor que presentear pessoas queridas com joias de ouro em uma ocasião marcante e memorável.

Joias de ouro são comumente utilizadas em momentos como estes por seu valor elevado. Isto simboliza todo o cuidado, apreço e carinho que você depositou ao escolher um artigo destes para presentear alguém ou a si mesma.

Além disso, é inegável a beleza dos acessórios confeccionados em ouro. A cor dourada chama muita atenção e combina com tudo. Ademais, sua durabilidade impressiona, especialmente quando combinadas com outros elementos duráveis e sofisticados, como brilhantes (diamantes lapidados). É definitivamente um acessório cheio de simbologias e significado. Ideal para ser passado de geração em geração.

 

Como cuidar de joias de ouro?

 

Entenda como manter a beleza das suas joias de ouro por mais tempo
Foto: Reprodução/Pinterest

 

As joias de ouro, entretanto, não são feitas de ouro completamente puro. Isso se deve a maleabilidade do metal, haja vista que o ouro pode ser difícil de moldar quando encontrado de forma pura. Portanto, este elemento deve ser misturado com uma quantidade padrão de outro metal (como o cobre, por exemplo), aumentando a resistência e maleabilidade do metal, permitindo a confecção de joias de ouro.

Por isso, é comum que elas fiquem oxidadas com certa frequência. Mas não se preocupe, seguindo alguns cuidados corretos, a joia de ouro tem tudo para ter sua durabilidade e beleza mantidas por mais tempo. Dá só uma olhada:

 

Cuidado com substâncias e produtos químicos

A água do mar das praias, o cloro das piscinas ou até mesmo um banho muito quente diretamente da sua casa podem tirar aquele brilho lindo das joias de ouro. Além disso, produtos químicos como perfumes e cremes, quando aplicados diretamente sobre a peça, podem reduzir seu brilho e desgastar algumas camadas da peça, fazendo com que ela tenha um aspecto de “riscada”.

 

Este tipo de acessório tem alta durabilidade e é ideal para presentes
Foto: Reprodução/Pinterest

Uso e conservação das joias de ouro

Dormir com suas joias de ouro pode te fazer amassar as delicadas peças. Imagina se enroscar com uma correntinha de ouro e acabar estourando o acessório durante a noite? Ou amassar seu anel favorito desempenhando um trabalho braçal ao longo do dia?

É claro que elas podem ser consertadas, caso você a leve a um profissional capacitado em ourivesaria. Entretanto, isso pode fazer com que a peça fique fragilizada, suscetível a novos danos.

 

Faça a limpeza correta

Use sempre uma flanela seca para efetuar a limpeza das suas joias de ouro. Elas não riscam os acessórios e conferem a eles um lindo brilho, o que deixa a joia mais chamativa e bonita por mais tempo.

 

Como guardar joias de ouro?

O armazenamento da joia, além de prezar pela segurança, deve fazer com que as joias não esbarrem umas nas outras. Com o tempo, esse tipo de atrito pode fazer com que as joias de ouro fiquem bastante riscadas – afinal, são nada mais que objetos confeccionados a partir de metais.

 

A escolha de um bom porta joias é fundamental!
Foto: Reprodução/Pinterest

 

Ademais, guardar as joias de ouro todas juntas em um mesmo compartimento faz com que elas possam se embaraçar e até mesmo quebrar. Portanto, procure investir em um porta joias, preferencialmente com segredo, e mantenha cada acessório em seu lugar.

 

Como escolher boas joias de ouro?

Primeiramente, é importante que você compre acessórios como este em locais confiáveis, de boa procedência e que forneçam garantia do acessório. Se tiver um ourives de sua confiança para averiguar a peça, melhor ainda.

Ademais, a maior parte das joias de ouro possui um elemento a mais em sua confecção. Sejam eles pérolas, brilhantes, esmeraldas ou outras pedras preciosas. Por isso, lembre-se que cada gema exige cuidados também específicos.

No caso de pérolas, por exemplo, é super necessário evitar a aplicação de produtos químicos próximos à joia para não tirar o brilho e a beleza das pérolas, assim como evitar riscos e outros danos.

 

As clássicas joias de ouro com pérolas exigem cuidado redobrado
Foto: Reprodução/Pinterest

 

A durabilidade das joias de ouro é invejável e se você cuidar dela com bastante zelo. Podendo até mesmo ser até mesmo eternas. Mas é claro que tudo isso depende de suas preferências!

Prefere guardar as joias de ouro para uma ocasião especial? Ótimo. Mas caso você queira usa-las todos os dias, não há nada de errado nisso. O que importa é você se sentir bem com este acessório – que é tão belo para ficar dentro de uma caixa, não é mesmo? Aproveita e compartilha com a gente aqui nos comentários: como você cuida das suas?

 

Gostou deste conteúdo? Então leia também:

+ Descubra como limpar prata com ingredientes simples e acessíveis

+ Aprenda como limpar ouro e deixar suas joias sempre brilhantes

+ Aliança de tungstênio: vantagens e desvantagens dessa joia para sua união

Fonte
Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy