Joias de ouro exigem cuidados especiais. Saiba quais são!

0 44

As joias de ouro possuem uma durabilidade ímpar, além de uma beleza marcante. Ademais, são conhecidas por seu valor elevado e sofisticação das peças. Por isso, é muito comum que elas sejam as preferidas quando a intenção é presentear e eternizar um momento especial! Nascimentos de bebês, noivados, casamentos, aniversários de 15 anos, formaturas…Fala a verdade, nada melhor que presentear pessoas queridas com joias de ouro em uma ocasião marcante e memorável.

Joias de ouro são comumente utilizadas em momentos como estes por seu valor elevado. Isto simboliza todo o cuidado, apreço e carinho que você depositou ao escolher um artigo destes para presentear alguém ou a si mesma.

Além disso, é inegável a beleza dos acessórios confeccionados em ouro. A cor dourada chama muita atenção e combina com tudo. Ademais, sua durabilidade impressiona, especialmente quando combinadas com outros elementos duráveis e sofisticados, como brilhantes (diamantes lapidados). É definitivamente um acessório cheio de simbologias e significado. Ideal para ser passado de geração em geração.

 

Como cuidar de joias de ouro?

 

Entenda como manter a beleza das suas joias de ouro por mais tempo
Foto: Reprodução/Pinterest

 

As joias de ouro, entretanto, não são feitas de ouro completamente puro. Isso se deve a maleabilidade do metal, haja vista que o ouro pode ser difícil de moldar quando encontrado de forma pura. Portanto, este elemento deve ser misturado com uma quantidade padrão de outro metal (como o cobre, por exemplo), aumentando a resistência e maleabilidade do metal, permitindo a confecção de joias de ouro.

Por isso, é comum que elas fiquem oxidadas com certa frequência. Mas não se preocupe, seguindo alguns cuidados corretos, a joia de ouro tem tudo para ter sua durabilidade e beleza mantidas por mais tempo. Dá só uma olhada:

 

Cuidado com substâncias e produtos químicos

A água do mar das praias, o cloro das piscinas ou até mesmo um banho muito quente diretamente da sua casa podem tirar aquele brilho lindo das joias de ouro. Além disso, produtos químicos como perfumes e cremes, quando aplicados diretamente sobre a peça, podem reduzir seu brilho e desgastar algumas camadas da peça, fazendo com que ela tenha um aspecto de “riscada”.

 

Este tipo de acessório tem alta durabilidade e é ideal para presentes
Foto: Reprodução/Pinterest

Uso e conservação das joias de ouro

Dormir com suas joias de ouro pode te fazer amassar as delicadas peças. Imagina se enroscar com uma correntinha de ouro e acabar estourando o acessório durante a noite? Ou amassar seu anel favorito desempenhando um trabalho braçal ao longo do dia?

É claro que elas podem ser consertadas, caso você a leve a um profissional capacitado em ourivesaria. Entretanto, isso pode fazer com que a peça fique fragilizada, suscetível a novos danos.

 

Faça a limpeza correta

Use sempre uma flanela seca para efetuar a limpeza das suas joias de ouro. Elas não riscam os acessórios e conferem a eles um lindo brilho, o que deixa a joia mais chamativa e bonita por mais tempo.

 

Como guardar joias de ouro?

O armazenamento da joia, além de prezar pela segurança, deve fazer com que as joias não esbarrem umas nas outras. Com o tempo, esse tipo de atrito pode fazer com que as joias de ouro fiquem bastante riscadas – afinal, são nada mais que objetos confeccionados a partir de metais.

 

A escolha de um bom porta joias é fundamental!
Foto: Reprodução/Pinterest

 

Ademais, guardar as joias de ouro todas juntas em um mesmo compartimento faz com que elas possam se embaraçar e até mesmo quebrar. Portanto, procure investir em um porta joias, preferencialmente com segredo, e mantenha cada acessório em seu lugar.

 

Como escolher boas joias de ouro?

Primeiramente, é importante que você compre acessórios como este em locais confiáveis, de boa procedência e que forneçam garantia do acessório. Se tiver um ourives de sua confiança para averiguar a peça, melhor ainda.

Ademais, a maior parte das joias de ouro possui um elemento a mais em sua confecção. Sejam eles pérolas, brilhantes, esmeraldas ou outras pedras preciosas. Por isso, lembre-se que cada gema exige cuidados também específicos.

No caso de pérolas, por exemplo, é super necessário evitar a aplicação de produtos químicos próximos à joia para não tirar o brilho e a beleza das pérolas, assim como evitar riscos e outros danos.

 

As clássicas joias de ouro com pérolas exigem cuidado redobrado
Foto: Reprodução/Pinterest

 

A durabilidade das joias de ouro é invejável e se você cuidar dela com bastante zelo. Podendo até mesmo ser até mesmo eternas. Mas é claro que tudo isso depende de suas preferências!

Prefere guardar as joias de ouro para uma ocasião especial? Ótimo. Mas caso você queira usa-las todos os dias, não há nada de errado nisso. O que importa é você se sentir bem com este acessório – que é tão belo para ficar dentro de uma caixa, não é mesmo? Aproveita e compartilha com a gente aqui nos comentários: como você cuida das suas?

 

Gostou deste conteúdo? Então leia também:

+ Descubra como limpar prata com ingredientes simples e acessíveis

+ Aprenda como limpar ouro e deixar suas joias sempre brilhantes

+ Aliança de tungstênio: vantagens e desvantagens dessa joia para sua união

Siga-nos no 
Fonte

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy