Descubra como limpar prata com ingredientes simples e acessíveis

3 3.641

Aprender como limpar prata é um daqueles truques essenciais para todos. Isso porque, além da joalheria, o material também é muito utilizado em faqueiros e itens de decoração.

Apesar da sua beleza natural, esse metal tende a escurecer. Mas não se preocupe: com os truques a seguir, você vai manter seus acessórios polidos e brilhantes sempre!

 

Ingredientes caseiros e acessíveis para limpar prata

Na sequência, vamos ensinar como limpar prata com itens simples como vinagre, bicarbonato, alumínio e até mesmo pasta de dente.

Como limpar prata escurecida?

limpar prata escura
Imagem: Tiffany and Co.

 

Antes de mais nada, é preciso entender a reação que causa o escurecimento da joia. Isso ocorre devido ao enxofre, elemento naturalmente presente no nosso dia a dia. Quando ele entra em contato com o metal, forma uma camada de sulfeto de prata, de cor escure.

Além disso, o suor também acelera o processo. Por fim, quem tem ácido úrico elevado também pode observar um escurecimento mais rápido das joias de prata.

Infelizmente, por ser uma reação química comum, é impossível evitar que o metal escureça. Contudo, é muito simples resolver o problema, já que essa camada é apenas superficial.

Limpando joias de prata com pasta de dente

Ademais, o melhor ingrediente para limpar a prata escurecida é o creme dental com flúor. Isso porque a substância ajuda a dissolver os elementos que causam o aspecto indesejado.

Como fazer:

  1. Para começar, separe a joia de prata e uma flanela bem molinha;
  2. Depois é só esfregar creme dental em abundância, com movimentos circulares;
  3. Retire o excesso com auxílio de um papel higiênico, lave e seque bem. Está pronto! 

 

Como limpar jóias de prata com bicarbonato?

como limpar prata escurecida
Imagem: Reprodução / Instagram

 

Na sequência, um abrasivo simples que ajuda a recuperar o brilho da prata. Contudo, reserve o método para peças de uso diário e não repita com muita frequência. Uma vez que o bicarbonato de sódio é bem forte, o uso excessivo pode desgastar e danificar a camada mais superficial da joia.

 

Você pode fazer essa limpeza de duas formas:

  1. A primeira é com uma pasta, formada com bicarbonato e água até atingir a consitência desejada. Com uma esponja ou escovinha macia, basta esfregar bem a superfície, lavar, secar e pronto.
  2. O outro método é um banho de água fervente com bicarbonato, ideal para peças pequenas. Para começar, ferva meia litro de água em uma panela, adicione 1 colher de café de bicarbonato de sódio e deixe ferver por, em média, 3 minutos. Depois é só remover as joias e, para um efeito ainda mais brilhante, polir com auxílio de uma flanela.

 

Leia também:  Aprenda como limpar ouro e deixar suas joias sempre brilhantes

 

Limpar prata com papel alumínio, vinagre e bicarbonato

 

A união do bicarbonato com vinagre e alumínio cria uma carga elétrica. Essa, por sua vez, remove os átomos de enxofre e, portanto, devolve a tonalidade natural da prata. A sugestão é do site Dr. Lava Tudo.

 

Você vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de sal;
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  • ½ xícara de vinagre branco;
  • Uma folha de papel alumínio.

 

Como fazer:

  • Em primeiro lugar, leve a água para ferver.
  • Enquanto isso, forre um recipiente de vidro com a folha de papel alumínio. Aqui é importante deixar o lado brilhante para cima;
  • Depois, adicione o bicarbonato de sódio, o sal, vinagre branco e, posteriormente, a água;
  • Agora é só mergulhar a joia de prata na solução.
  • Aguarde alguns minutos e pronto, a camada escura será dissolvida.
  • Para finalizar, basta enxaguar em água corrente e polir bem com um pano seco.

 

como limpar prata
Imagem: Tiffany and Co.

 

Como limpar prata escurecida com casca de banana

 

Em último lugar, a solução mais barata e ecológica de todas. Você sabia que a casca de banana dá um brilho incrível para as joias de prata?

Pois é. A parte interna da casca libera substâncias que, em contato com o metal, limpam e doam brilho para a peça.

Para fazer isso, basta esfregar bem a parte branca na joia e depois polir com uma flanela. Contudo, esse não é o método mais indicado para peças com muitos detalhes ou entradas, já que faz um pouquinho de sujeira.

 

 

Fontes: Terra, Dr. Lava Tudo, Rei das Alianças, Waufen.

Mostrar comentários (3)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy