Horta em casa: 6 dicas simples para cultivar hortaliças

0

Já pensou ter alimentos frescos e livres de agrotóxicos sempre à mão? Essa é apenas uma das vantagens de cultivar uma horta em casa. Essa prática tem diversos benefícios e, por mais que possa parecer um pouco complicada, não necessita de muita dedicação diária. Confira 6 dicas simples de cultivo, inspire-se e tenha hortaliças fresquinhas todos os dias.

Horta em casa - dicas
Foto: Amagai Imoveis

Por que ter uma horta em casa?

Além de proporcionar benefícios para a saúde, já que permite um plantio realmente orgânico e sem agrotóxicos, cultivar uma horta em casa promove o contato com a natureza, traz alegria à decoração (seja ela interna ou externa) e, ainda, é capaz de incentivar as crianças a consumirem mais vegetais. Além disso, uma horta caseira mexe com o bolso, porque reduz a quantidade de verduras e legumes que precisam ser comprados no supermercado.

Plantar, regar, cuidar e colher são, para a publicitária Amanda Oliveira, atividades muito prazerosas: “Eu adoro todo o processo, desde a preparação da terra até quando coloco aquilo que eu mesma cultivei no prato. Chega a ser terapêutico para mim”, conta. Sem gastar muito dinheiro e dedicando pouco tempo diário, ela produz alface, rúcula, ervas aromáticas e até cenoura e pimentão no quintal de casa.

Onde plantar?

Engana-se quem pensa que é preciso ter um quintal para ter uma horta em casa. Existem opções possíveis para espaços grandes e também para os pequenos espaços, em sacadas e janelas de apartamentos, por exemplo.  Basicamente, você precisa de luz solar e solo fértil para garantir que suas hortaliças cresçam com saúde.

Nas casas, é possível aproveitar canteiros plantando diretamente no solo. Nos apartamentos, você pode usar a criatividade para criar uma horta vertical ou horizontal com vasos, caixas, garrafas, latas e outros recipientes. A vantagem desse modelo, até mesmo nas casas, é que as plantas podem ser distribuídas na decoração da cozinha e da varanda, além de permitir o cultivo de mais variedades, já que cada uma terá seu próprio espaço.

Horta em casa - onde plantar
Foto: Chicago Magazine

Dicas para cultivar uma horta em casa

Solo

Antes de começar, é preciso ter em mente que, para cultivar uma horta em casa, o solo deve ser fértil e fofo. No mercado, existem opções prontas de materiais que podem ser misturados à terra do canteiro ou de outros recipientes. Para a manutenção diária, cascas de ovos e de frutas como banana e maçã são ótimas opções de alimentos para o solo. Vale dizer, ainda, que a terra deve estar sempre úmida, mas sem excesso. Por isso, caso opte por vasos e outros recipientes, garanta que eles tenham pequenos furos no fundo para não acumular água.

Luminosidade

Aqui, existem variações que levam em conta o tipo de espaço e de hortaliça que você quer ter. No entanto, entre os cuidados diários básicos que servem para todas as hortaliças, a luz solar entra como um destaque. Isso porque as plantas precisam tomar algumas horas de sol todos os dias para que cresçam saudáveis. No quintal, escolha aquele canteiro que recebe sol no início da manhã ou no fim da tarde. No caso dos pequenos espaços, opte por um local em que os vasinhos recebam algumas horas diárias de luz solar. Pode ser na sacada ou na janela da cozinha, por exemplo.

Horta em casa - sacada
Foto: Revista Viva Decora

Poda

Para garantir um crescimento saudável e alimentos frescos na sua horta em casa, considere a poda como um dos cuidados necessários. Na verdade, ela é indispensável para que o crescimento de flores não atrapalhe o desenvolvimento das folhas, onde o sabor está mais concentrado. Ervas como salsinha, cebolinha, coentro, manjericão e orégano, por exemplo, suportam mais podas e, por isso, podem ser colhidas com mais frequência. Já as plantas de caule mais rígido precisam de mais tempo para se desenvolver. Portanto, organize-se para que não haja falta nem excesso de poda.

Comece pelas mais fáceis

Se é a primeira vez que você está se aventurando a cultivar uma horta em casa, nossa dica é que você inicie esse processo pelas hortaliças mais fáceis de cultivar. Isso porque os alimentos que necessitam de menos cuidados são os que nós estamos acostumados a usar nas receitas brasileiras. Alface, tomate, pimentão, manjericão, hortelã, salsinha, cebolinha, cenoura e alho são alguns exemplos de alimentos e temperos que podem ser cultivados sem muitas dificuldades. Então, escolha algumas opções e tenha hortaliças fresquinhas para preparar aquele almoço especial.

Horta em Casa - sustentabilidade
Foto: Construtora Jacy

Tenha uma horta sustentável

Vai plantar suas hortaliças em vasos? Que tal utilizar garrafas pet, latas de leite ou, ainda, caixas de madeira para montar sua horta em casa? Use a abuse da criatividade nessa hora. Você pode pintar os recipientes, fazer desenhos neles e, ainda, aproveitar outros materiais (como arames e paletes) para fazer a parte que sustenta o seu vaso reciclado. Sua horta vai ficar linda e ainda será amiga da natureza, evitando que materiais desse tipo sejam descartados no meio ambiente.

Colheita

Algumas folhas como alface e rúcula podem ser colhidas com frequência. Basta retirar apenas as folhas externas para o consumo e manter o restante da planta. Dessa forma, você terá salada sempre. Tomates e pimentões exigem um pouco mais de paciência. Por isso, uma dica é ter vasos com essas hortaliças em diferentes fases para garantir que você tenha esses alimentos disponíveis sempre que quiser. As ervas costumam ter pequenas diferenças na colheita, por isso, pesquise a necessidade de cada uma delas e organize-se. Seguindo essas dicas simples, você terá uma linda e saudável horta em casa para consumir e oferecer à sua família.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy