Hidratante para pele acneica: confira as 10 melhores opções

Engana-se quem pensa que pele acneica não precisa ser hidratada. Ao contrário: o uso de um bom hidratante para pele acneica pode evitar que a nossa pele produza mais sebo e ocasione mais acnes. Basta escolher o hidratante ideal para você.

O que é acne e porque é importante escolher um bom hidratante para pele acneica?

Peles com acne são peles sensibilizadas, que sofrem com a aparição de cravos e espinhas decorrentes de um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos.

Foto: Freepik

A acne surge quando esses tais folículos são obstruídos por sebo e células mortas – e bactérias na região ativam o processo inflamatório, ocasionando a aparição de espinhas e cravinhos. 

Hidratante para pele acneica é necessário?

Ao contrário do que muitos pensam, as peles acneicas precisam, sim, de hidratação. Afinal, aplicar hidratantes não causa acne, a acne na verdade é uma doença multifatorial e que exige acompanhamento e tratamento dermatológico.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Inclusive, um bom hidratante para pele acneica tem o potencial de diminuir a sensibilidade da pele, protegendo a cútis com uma barreira de hidratação, e amenizar os processos inflamatórios na região facial.

Entretanto, um bom hidratante para pele acneica deve conter alguns ativos específicos que auxiliam no tratamento e diminuição da acne, sem sensibilizar a pele ou entupir os poros. Além disso, para tratar a acne de maneira eficaz, não se esqueça também de tomar outro cuidados, como seguir uma boa rotina de skincare.

 

Foto: Pinterest/Reprodução

Principais cuidados antes do hidratante para pele acneica

Inegavelmente, uma pele oleosa precisa de cuidados. E ter uma boa rotina de skincare é essencial! Porém,além da hidratação, que é só uma das etapas da rotina de cuidados com a pele acneica, existem outros produtinhos que devem ou podem entrar na sua rotina. 

  • Limpeza: é a primeira etapa. Peles acneicas podem lavar o rosto até 2 vezes por dia, uma vez que um bom sabonete ou gel de limpeza facial ajuda a desobstruir os poros, removendo impurezas e ajudando contra inflamações. Entretanto, evite lavar demais seu rosto para não remover camadas protetoras da pele e inflamar ainda mais sua acne.
  • Tratamentos: são produtos opcionais. Aqui, podem entrar produtos como um bom gel de secativo para espinhas, uma água termal, cremes específicos para a área dos olhos ou até mesmo cremes antimanchas, como niacinamida ou vitamina C. Sendo assim, tudo depende das necessidades da sua pele. 
  • Hidratante: um bom hidratante para pele acneica é livre de óleos e contém ativos que ajudam no processo anti-inflamatório. 
  • Proteção solar: umas das etapas mais principais de qualquer skincare. O uso do protetor solar é indispensável para evitar o fotoenvelhecimento e, no caso da pele acneica, para prevenir manchinhas decorrentes das espinhas. Use e abuse, e prefira os mais sequinhos. 

 

Foto: Pinterest/Reprodução

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Para começar a rotina de skincare, entenda sua pele

Afinal, nem toda pele acneica é uma pele oleosa. Contudo, a pele oleosa de fato produz mais sebo, o que faz com que a proliferação de bactérias nos poros seja maior e, a chance de aparição de acne, também.

Mas, primeiramente, identifique o seu tipo de pele e escolha um hidratante que atenda às necessidades da sua pele, que pode ser mais seca, sensível, normal, mista ou oleosa.

Melhores ativos para pele acneica

Alguns ativos e formulações são destaques para peles acneicas. Por exemplo, um bom hidratante para pele acneica é um produto livre de óleos e feito à base de água, para não aumentar a oleosidade na pele. Ainda, ácido salicílico, zinco e enxofre são ativos com boas propriedades anti-acne ou anti-inflamatórias. Já para resolver as manchinhas causadas pela acne, a vitamina C e o ácido tranexâmico podem ajudar.

Foto: Pinterest/Reprodução

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Outras dicas

De qualquer forma, evite sempre usar produtos em excesso. Sempre aplique os produtos no rosto e vá acompanhando suas reações a eles – acompanhe se sua pele agradece aquela hidratação, se sua pele fica muito oleosa após a aplicação ou se determinado produto sensibiliza alguma região do rosto. Cada pele é diferente e precisa de cuidados diferentes, e para saber exatamente o que é apropriado para você, consulte sempre um dermatologista.

Top 10 hidratantes para pele acneica

Listamos as 10 melhores opções de hidratante para pele acneica – lembrando que você deve consultar seu dermatologista antes de decidir qual é o produto adequado para sua pele. Vamos lá?

Hidratante para pele acneica: confira os 10 melhores! (Fotos: Reprodução)

NEUTROGENA: Hidratante Facial Hydro Boost Water Gel

O Hydro Boost, na verdade, é um hidratante coringa e serve para muitos tipos de pele, mas peles acneicas também respondem bem aos seus ativos e sua formulação, principalmente pois sua textura aveludada é ótima de aplicar em peles sensibilizadas. É uma ótima opção para peles com acnes menos severas.

BIOSSANCE: Gel Hidratante Pro.Bio com Esqualano

O Gel da Biossance tem textura leve ultra-hidratante, com probióticos que ajudam a reduzir a aparência dos poros e melhorar a vermelhidão de peles acneicas. Inclusive, é indicado para peles sensibilizadas e irritadas.

LA-ROCHE POSAY: Hidratante Facial Effaclar Mat

Esse hidratante controla a oleosidade facial e ajuda a reduzir o tamanho dos poros. Além disso, não contém óleo na composição e combate a produção de sebo em sua origem. Assim sendo, é uma ótima opção de hidratante para pele acneica.

CLINIQUE: Loção Hidratante para a Pele Acneica Anti-Blemish Clearing Moisturizer

A tecnologia da Clinique ajuda a tratar a acne existente e a prevenir futuras erupções na pele. Além disso, o produto promete criar uma barreira contra os agentes causadores da acne e garante reduzir a vermelhidão.

GRANADERMA: Gel Hidratante Antiolesidade Facial Granado

A Granaderma produz dermocosméticos com ativos de alta performance e extratos vegetais. No entanto, esse Gel Hidratante Antioleosidade reduz o tamanho dos poros e também auxilia na prevenção da acne. Sua textura é super sequinha e a absorção é rápida.

Hidratante para pele acneica: confira os 10 melhores! (Fotos: Reprodução)

NIVEA: Hidratante Facial Gel Fresh

O Hidratante Facial Gel Fresh da Nivea é uma opção mais em conta de hidratante para pele acneica. Com a fórmula livre de óleos, o produto não obstrui os poros e garante efeito calmante. Além disso, esse hidratante pode ser encontrado em supermercados e farmácias facilmente.

AVÈNE: Cicalfate Creme Reparador

Perfeito para peles acneicas sensibilizadas, esse creme associa sulfato de cobre e sulfato de zinco para garantir um poder antibacteriano, amenizando a proliferação de bactérias na pele. Sendo assim, é ótimo para tratar ativamente afecções de pele, espinhas inclusive. 

MANTECORP SKINCARE: Hidratante Facial Epidrat Calm

Com efeito restaurador e calmante, o Epidrat Calm é uma boa opção para quem sofre com acne persistente e tem a pele sensibilizada devido a tratamentos. Além disso, seus ativos calmantes agem na minimização dos sinais da acne (como vermelhidão) e dos sintomas (como coceira e queimação). Ademais, é um hidratante para pele acneica muito utilizado e popular no mundo do skincare.

HADA LABO: Hidratante Facial Shirojyun Whitening Premium Milk

Esse produto é de tecnologia japonesa, livre de fragrâncias e contém vitamina C, ácido hialurônico e ácido tranexâmico, ótimo para tratamento de manchinhas causadas pela acne. Sobretudo, a textura desse hidratante é leitosa, uma opção diferenciada. Portanto, caso você não se adapte aos cremes ou géis, esse hidratante para pele acneica da Hada Labo é uma boa opção.

VICHY: Sérum Antioleosidade e Antiacne Normaderm Phytosolution

Essa opção da Vichy é muito popular no mundo da skincare, e é uma das favoritas quando o assunto é hidratante para pele acneica. Afinal, o Normaderm Phytosolution promete fortalecer a pele acneica, deixando-a mais resistente contra poluição, má alimentação e outros fatores que agravam a acne. Além disso, sua textura leve hidrata sem pesar.

Siga-nos no 
Comentários (1)
Comentar