Hidratante para pele acneica: confira as 10 melhores opções

1

Engana-se quem pensa que pele acneica não precisa ser hidratada. Ao contrário: o uso de um bom hidratante para pele acneica pode evitar que a nossa pele produza mais sebo e ocasione mais acnes. Basta escolher o hidratante ideal para você.

O que é acne e porque é importante escolher um bom hidratante para pele acneica?

Peles com acne são peles sensibilizadas, que sofrem com a aparição de cravos e espinhas decorrentes de um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos.

Hidratante para pele acneica
Foto: Freepik

A acne surge quando esses tais folículos são obstruídos por sebo e células mortas – e bactérias na região ativam o processo inflamatório, ocasionando a aparição de espinhas e cravinhos. 

Hidratante para pele acneica é necessário?

Ao contrário do que muitos pensam, as peles acneicas precisam, sim, de hidratação. Afinal, aplicar hidratantes não causa acne, a acne na verdade é uma doença multifatorial e que exige acompanhamento e tratamento dermatológico.

Inclusive, um bom hidratante para pele acneica tem o potencial de diminuir a sensibilidade da pele, protegendo a cútis com uma barreira de hidratação, e amenizar os processos inflamatórios na região facial.

Entretanto, um bom hidratante para pele acneica deve conter alguns ativos específicos que auxiliam no tratamento e diminuição da acne, sem sensibilizar a pele ou entupir os poros. Além disso, para tratar a acne de maneira eficaz, não se esqueça também de tomar outro cuidados, como seguir uma boa rotina de skincare.

 

Hidratante para pele acneica
Foto: Pinterest/Reprodução

Principais cuidados antes do hidratante para pele acneica

Inegavelmente, uma pele oleosa precisa de cuidados. E ter uma boa rotina de skincare é essencial! Porém,além da hidratação, que é só uma das etapas da rotina de cuidados com a pele acneica, existem outros produtinhos que devem ou podem entrar na sua rotina. 

  • Limpeza: é a primeira etapa. Peles acneicas podem lavar o rosto até 2 vezes por dia, uma vez que um bom sabonete ou gel de limpeza facial ajuda a desobstruir os poros, removendo impurezas e ajudando contra inflamações. Entretanto, evite lavar demais seu rosto para não remover camadas protetoras da pele e inflamar ainda mais sua acne.
  • Tratamentos: são produtos opcionais. Aqui, podem entrar produtos como um bom gel de secativo para espinhas, uma água termal, cremes específicos para a área dos olhos ou até mesmo cremes antimanchas, como niacinamida ou vitamina C. Sendo assim, tudo depende das necessidades da sua pele. 
  • Hidratante: um bom hidratante para pele acneica é livre de óleos e contém ativos que ajudam no processo anti-inflamatório. 
  • Proteção solar: umas das etapas mais principais de qualquer skincare. O uso do protetor solar é indispensável para evitar o fotoenvelhecimento e, no caso da pele acneica, para prevenir manchinhas decorrentes das espinhas. Use e abuse, e prefira os mais sequinhos. 

 

Hidratante para pele acneica Pajaris 4
Foto: Pinterest/Reprodução

Para começar a rotina de skincare, entenda sua pele

Afinal, nem toda pele acneica é uma pele oleosa. Contudo, a pele oleosa de fato produz mais sebo, o que faz com que a proliferação de bactérias nos poros seja maior e, a chance de aparição de acne, também.

Mas, primeiramente, identifique o seu tipo de pele e escolha um hidratante que atenda às necessidades da sua pele, que pode ser mais seca, sensível, normal, mista ou oleosa.

Melhores ativos para pele acneica

Alguns ativos e formulações são destaques para peles acneicas. Por exemplo, um bom hidratante para pele acneica é um produto livre de óleos e feito à base de água, para não aumentar a oleosidade na pele. Ainda, ácido salicílico, zinco e enxofre são ativos com boas propriedades anti-acne ou anti-inflamatórias. Já para resolver as manchinhas causadas pela acne, a vitamina C e o ácido tranexâmico podem ajudar.

Hidratante para pele acneica
Foto: Pinterest/Reprodução

Outras dicas

De qualquer forma, evite sempre usar produtos em excesso. Sempre aplique os produtos no rosto e vá acompanhando suas reações a eles – acompanhe se sua pele agradece aquela hidratação, se sua pele fica muito oleosa após a aplicação ou se determinado produto sensibiliza alguma região do rosto. Cada pele é diferente e precisa de cuidados diferentes, e para saber exatamente o que é apropriado para você, consulte sempre um dermatologista.

Top 10 hidratantes para pele acneica

Listamos as 10 melhores opções de hidratante para pele acneica – lembrando que você deve consultar seu dermatologista antes de decidir qual é o produto adequado para sua pele. Vamos lá?

Hidratante para pele acneica
Hidratante para pele acneica: confira os 10 melhores! (Fotos: Reprodução)

NEUTROGENA: Hidratante Facial Hydro Boost Water Gel

O Hydro Boost, na verdade, é um hidratante coringa e serve para muitos tipos de pele, mas peles acneicas também respondem bem aos seus ativos e sua formulação, principalmente pois sua textura aveludada é ótima de aplicar em peles sensibilizadas. É uma ótima opção para peles com acnes menos severas.

BIOSSANCE: Gel Hidratante Pro.Bio com Esqualano

O Gel da Biossance tem textura leve ultra-hidratante, com probióticos que ajudam a reduzir a aparência dos poros e melhorar a vermelhidão de peles acneicas. Inclusive, é indicado para peles sensibilizadas e irritadas.

LA-ROCHE POSAY: Hidratante Facial Effaclar Mat

Esse hidratante controla a oleosidade facial e ajuda a reduzir o tamanho dos poros. Além disso, não contém óleo na composição e combate a produção de sebo em sua origem. Assim sendo, é uma ótima opção de hidratante para pele acneica.

CLINIQUE: Loção Hidratante para a Pele Acneica Anti-Blemish Clearing Moisturizer

A tecnologia da Clinique ajuda a tratar a acne existente e a prevenir futuras erupções na pele. Além disso, o produto promete criar uma barreira contra os agentes causadores da acne e garante reduzir a vermelhidão.

GRANADERMA: Gel Hidratante Antiolesidade Facial Granado

A Granaderma produz dermocosméticos com ativos de alta performance e extratos vegetais. No entanto, esse Gel Hidratante Antioleosidade reduz o tamanho dos poros e também auxilia na prevenção da acne. Sua textura é super sequinha e a absorção é rápida.

Hidratante para pele acneica
Hidratante para pele acneica: confira os 10 melhores! (Fotos: Reprodução)

NIVEA: Hidratante Facial Gel Fresh

O Hidratante Facial Gel Fresh da Nivea é uma opção mais em conta de hidratante para pele acneica. Com a fórmula livre de óleos, o produto não obstrui os poros e garante efeito calmante. Além disso, esse hidratante pode ser encontrado em supermercados e farmácias facilmente.

AVÈNE: Cicalfate Creme Reparador

Perfeito para peles acneicas sensibilizadas, esse creme associa sulfato de cobre e sulfato de zinco para garantir um poder antibacteriano, amenizando a proliferação de bactérias na pele. Sendo assim, é ótimo para tratar ativamente afecções de pele, espinhas inclusive. 

MANTECORP SKINCARE: Hidratante Facial Epidrat Calm

Com efeito restaurador e calmante, o Epidrat Calm é uma boa opção para quem sofre com acne persistente e tem a pele sensibilizada devido a tratamentos. Além disso, seus ativos calmantes agem na minimização dos sinais da acne (como vermelhidão) e dos sintomas (como coceira e queimação). Ademais, é um hidratante para pele acneica muito utilizado e popular no mundo do skincare.

HADA LABO: Hidratante Facial Shirojyun Whitening Premium Milk

Esse produto é de tecnologia japonesa, livre de fragrâncias e contém vitamina C, ácido hialurônico e ácido tranexâmico, ótimo para tratamento de manchinhas causadas pela acne. Sobretudo, a textura desse hidratante é leitosa, uma opção diferenciada. Portanto, caso você não se adapte aos cremes ou géis, esse hidratante para pele acneica da Hada Labo é uma boa opção.

VICHY: Sérum Antioleosidade e Antiacne Normaderm Phytosolution

Essa opção da Vichy é muito popular no mundo da skincare, e é uma das favoritas quando o assunto é hidratante para pele acneica. Afinal, o Normaderm Phytosolution promete fortalecer a pele acneica, deixando-a mais resistente contra poluição, má alimentação e outros fatores que agravam a acne. Além disso, sua textura leve hidrata sem pesar.

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy