Pele acneica: descubra as causas e os principais cuidados

A pele acneica não é só um problema que atinge a auto estima de grande parte das pessoas, é também um tabu. Muita gente, na tentativa de escondê-las e deixar a pele com um aspecto mais lisinho acabam lotando o rosto de maquiagem. E isso, muitas vezes, pode causar o efeito contrário.

Por isso, separamos algumas dicas para ter uma pele mais saudável.

Conheça a sua pele para saber como tratá-la

(Foto: Reprodução/Pexels)

Antes de mais nada, é muito importante que se conheça, a pele acneica pode ser causada por problemas hormonais, por isso, é muito importante procurar um profissional e estar com seus exames em dia. É necessário também, saber se sua pele é oleosa, seca, ou mista, e usar produtos de acordo com o seu tipo de pele.

 

O que é a acne?

 

A acne é uma lesão que pode aparecer no rosto e no corpo, ela acontece devido ao aumento da produção de sebo vinda das glândulas sebáceas. Os poros são obstruídos por esse excesso de oleosidade, o que aumenta a proliferação de bactérias e surgem os cravos e quando eles inflamam, tornam-se as temidas espinhas.

 

Só adolescente tem a pele acneica?

 

Muitas pessoas queriam que de fato fosse assim, e se vissem livres dos cravos e espinhas ao saírem da adolescência. Mas, a pele acneica pode estar presente em todas as fases da vida.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ela pode perdurar desde a puberdade, pode começar por volta dos 25 anos – a chamada acne da mulher adulta-, e ainda pode aparecer durante a gestação. Além disso, mulheres que têm a pele mista ou seca podem desenvolver espinhas em seu período menstrual, decorrente de alterações hormonais. Ou seja, nunca estamos completamente livre da acne.

 

Poros abertos ou dilatados contribuem para o aparecimento de acne

 

Como se não bastassem todos esses fatores já mencionados, outro sintoma intimamente ligado à pele acneica e oleosa é o dos poros dilatados. Isso acontece justamente pelo acúmulo de resíduos na pele, causados pela poluição ou a maquiagem, se sua pele for acneica, a tendência é piorar as inflamações.

Por isso, é muito importante manter a pele sempre limpa e nunca dormir de maquiagem, para que ela possa respirar durante a noite.

Como tratar a pele acneica

Para manter um aspecto mais saudável e diminuir a aparição de cravos e espinhas é muito importante ter alguns cuidados diários que são bem fáceis de serem incorporados à rotina.

 

Limpar a pele da maneira adequada ajuda a controlar a oleosidade 

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A pele acneica precisa ser limpa na medida certa – nem de mais, nem de menos. Muitas vezes achamos que quanto mais limparmos a pele, menos acne aparecerá, certo? Errado!

Quando limpamos demais a pele estimulamos a produção de sebo e a tendência é aumentar o aparecimento de cravos e espinhas, converse com seu dermatologista sobre isso. Em casos comuns, o ideal é lavar o rosto duas vezes ao dia, o indicado é ao acordar e antes de dormir.

 

Como a limpeza profunda ajuda nos cuidados com sua pele acneica

Imagem: Reprodução / Pexels

 

A limpeza de pele é muito importante para a pele acneica, o procedimento deve ser realizado com um profissional de estética, evite cutucar ou espremer com as mãos.

O ideal é utilizar produtos e instrumentos específicos para o procedimento, evitando contaminar ainda mais o local e machucar a sua pele. Essa técnica garante a limpeza profunda, atingindo camadas que os sabonetes e os adstringentes não chegam.

 

Skincare para a maquiagem

 

Muitas vezes, associamos a make como a causa da acne, mas quando realizamos a skincare para maquiagem, podemos obter bons resultados.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O método consiste em tratar e hidratar a pele para receber a maquiagem, usar dermocosméticos específicos para o seu tipo de pele, e, por fim, retirar todo o produto, deixando a pele limpinha.

 

A pele acneica é um mal de todos

 

Se você acha que que nós – meros mortais – temos a pele acneica, esqueça! Confira algumas beldades famosas que também sofrem com o problema:

 

 Lorde – “Sim, eu lavo meu rosto”

Imagem: Reprodução/ Lorde

A cantora e compositora neozelandesa Lorde também sofre com a pele acneica, ela afirmou em entrevista que sua pele é “ruim” e que tem dificuldade em esconder suas espinhas com maquiagem e completa “Sabe o que mais é uma droga.

“Quando você enfrenta problema com acne por anos, tomou todas as drogas, tentou de tudo, e as pessoas ainda falam: hidratar funcionou para mim. Faça uma máscara de mel, iogurte e abacate. Você lava seu rosto? Sim, lavo meu rosto. Sou apenas geneticamente amaldiçoada”, disse a cantora.

 

A supermodelo Kendall Jenner também enfrenta problemas com a pele acneica

Em 2018 a queridinha dos tabloides apareceu no Globo de Ouro com marcas de acne mal cobertas pela maquiagem, mesmo sendo alvo de críticas ela se pronunciou nas redes sociais dizendo “Nunca deixe esse tipo de coisa te impedir de ir para o tapete vermelho.”

 

E até a mulher eleita a mais bonita do mundo passou por isso

Imagem: Reprodução / Gisele Bundchen

A top model Gisele Bundchen contou em entrevistas que precisou passar por tratamentos por conta de sua pele acneica. Além de usar maquiagem e dermocosméticos para amenizar as marcas causadas.

A pele acneica não precisa ser um tabu, você deve conhecer a sua pele para saber como tratá-la e melhorar o seu aspecto. Pode ser uma questão hormonal, que deve ser acompanhada com um especialista, ou uma questão de cuidados adequados para o seu tipo de pele.

Confira as dicas da dermatologista Camila Azzini de como saber se sua acne pode ser hormonal:

 

Veja também dicas e receitas caseiras para ajudar no tratamento para pele acneica no vídeo abaixo:

 

 

Comentários (0)
Comentar