Escovação a seco na pele: benefícios e como fazer

0

A cada ano surgem novas tendências de beleza no mundo feminino e recentemente, uma técnica chamada dry brushing, que é chamada no Brasil de escovação a seco na pele. Apesar de parecer algo novo no ramo da estética, a prática é dessa escovação é feita há mais de 3 mil anos e começou na Índia no método ayurveda.

No exterior, essa técnica bombou entre as celebridades e acabou chegando por aqui fazendo muito sucesso, ainda mais por mulheres que busca formas naturais de obter benefícios para o corpo. Saiba mais sobre essa tendência de beleza e quais são os benefícios da prática.

+  Blindagem de unhas: conheça a técnica que dá força e brilho

Quais são os benefícios da escovação a seco na pele?

Segundo o site americano L’officel, existem alguns benefícios importantes para a pele, se feito corretamente essa escovação. O primeiro benefício é a renovação celular causada pela esfoliação na escovação a seco, eliminando células mortas e estimulando a pele produzir células novas e saudáveis.

O segundo benefício listado é o aumento da produção de colágeno, que é essencial para a estrutura da pele. Quanto maior a produção de colágeno, menos flácida a pele fica e previne o envelhecimento precoce. Por aumentar a elasticidade da pele, pode prevenir o surgimento de celulites e ajudar a deixar a pele ainda mais ‘lisinha’.

A escovação a seco ainda ajuda pessoas que sofrem com inchaço causados por má circulação, já que durante a escovação, ativa o sistema circulatório melhorando esse aspecto. Por fim, o último benefício listado e tido como um dos mais importantes, o dry brushing ajuda a revigorar o sistema nervoso ao estimular as terminações nervosas pele.

+Acupressão: aprenda os pontos de massagem para se livrar da dor

Como escovar a pele?

Existem técnicas para fazer corretamente a escovação a seco e assim, não prejudicar a pele. Siga o passo a passo:

  1. Prefira fazer antes do banho, para que as células mortas sejam eliminadas e após, vir com a água para limpar o que restou;
  2. Comece pelos pés, uma área que é mais áspera no corpo e vá subindo até o pescoço;
  3. Não se esqueça dos lugares que quase não são estimulados, como a parte interna das coxas, costas e parte de trás dos braços;
  4. Não é necessário escovar por muito tempo, apenas dois minutos são o suficiente para você obter todos os benefícios citados anteriormente. Além disso, não pressione muito a escova na pele, para não machucar, deixe a mão bem leve.

Recomendações importantes da escovação a seco

  • A técnica estimula a pele e por isso, evite fazer à noite, pois ao contrário do que muitos pensam, pode te estimular e tirar o seu sono.
  • Para pessoas com pele sensíveis, ressecadas, que ficam marcadas com esse tipo de escovação, coloque algumas gotinhas de óleo corporal para te ajudar.
  • Jamais faça a escovação no rosto, pode ser feito apenas do pescoço para baixo, em que a pele é mais dura.

+ Celulite: conheça os graus, dicas de prevenção e como tratar

Qual escova usar?

Para fazer a escovação a seco, existem duas possibilidades. A primeira é usar uma escova com cerdas naturais para não prejudicar a pele. A segunda forma é usando a bucha vegetal, que é mais econômica e o resultado é o mesmo.

escovação a seco
Tudo sobre escovação a seco (Foto: Pexels/Reprodução)

O que fazer após a escovação a seco?

Para que os benefícios sejam ainda mais potente e você consiga desfrutar de uma pele de dar inveja, veja quais são os dois passos necessários para seguir após sua escovação a seca.

Banho morno ou gelado – o ideal é fazer antes de tomar banho. E para que a pele continue viçosa, é importante não usar água quente para proteger a pele. A água quente acaba deixando a pele mais sensível e ressecada, o que pode não deixar o efeito da escovação aparecer. Por isso, se conseguir, evite.

Hidratação – Após o banho, ou até mesmo nele, abuse dos hidratantes corporais. Se for hidratar a pele no banho, utilize óleos corporais. A hidratação é importante para a saúde da pele, devolvendo os nutrientes necessários e assim, deixa a pele mais macia.

Contraindicação da escovação a seco

A escovação a seco não é indicada para pessoas que sofrem com a pele muito seca, pessoas que sofrem com alergias na pele, ou qualquer outro problema de pele e crianças. Além disso, é importante ressaltar que, antes de começar a praticar a escovação a seco, deve-se procurar um dermatologista para avaliar se pode ou não estar fazendo essa técnica indiana. Assim, sua pele continuará linda e protegida de qualquer problema.

Após a escovação, se surgir qualquer sintoma ou problema de pele, suspender o uso e procurar um dermatologista para avaliar o seu caso.

E você, já conhecia essa técnica ayurveda milenar? Já testou os benefícios da prática?

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy