Acupressão: aprenda os pontos de massagem para se livrar da dor

0 122

A acupressão surgiu junto com a acupuntura, já que são práticas bem parecidas e envolvem os mesmo princípios. Diferente da acupuntura, nesta técnica, ao invés de usar-se agulhas para pressionar as áreas desejadas e obter benefícios à saúde, é utilizado apenas os dedos nestes locais.

Segundo um artigo da Clinica Hiraoka, especialista em acupuntura, essa prática está sendo usada há milénios pelos Chineses e é ideal para tratar crianças ou pessoas que sofrem com fobia de agulhas. Além disso, é uma ótima terapia para fazer em casa e promover diversos benefícios para a saúde.

Como funciona acupressão?

É uma pressão feita pelos dedos em certos pontos do corpo para obter algum tipo de benefício. Assim como na acupuntura, cada ponto do corpo a ser estimulado, irá promover uma reação no corpo. Por exemplo, apertar um ponto do antebraço interno entre dois tendões para conseguir combater a insônia.

Quais são os benefícios?

Alguns dos benefícios proporcionado pela prática da acupressão são:

  • Melhora o sono
  • Alívio do estresse
  • Alívio de dores
  • Reduz a tensão muscular
  • Melhora a circulação
  • Promove bem-estar e relaxamento
  • Alivia cólica menstrual

Como fazer acupressão?

A prática pode ser feito tanto por um profissional quanto em casa, já que não exige aparelhos ou muita técnica para obter os benefícios. O primeiro passo para fazer em casa é encontrar os pontos que deseja estimular e a partir desse ponto, obter o benefício que procura.

Para apertar, deve-se pressionar o local com o polegar para ficar mais firme e não é necessário tanta força no local. Ou seja, se estiver doendo ou incomodando, diminua um pouco a pressão para alcançar seu objetivo com a prática.

Antes de descobrir quais são os pontos necessários para cada benefício, é importante ressaltar que, se os sintomas persistirem, procure um especialista. Qualquer adversidade, como hematomas, suspender imediatamente a prática, já que a pressão feita na acupressão não é tão forte para deixar machucados.

Para dor de cabeça

Para aliviar dores de cabeça, o Ponto Yintang, também chamado de terceiro olho, é ótimo para isso. Para aliviar esse sintoma chato, pressione o polegar na região entre as sobrancelhas e faça movimentos circulares por alguns minutos. Esse ponto também é ótimo para aliviar olhos cansados.

Leia também: Drenagem facial: descubra os benefícios e aprenda a fazer em casa

acupressão
(Foto: Freepik/Reprodução)

Para aliviar a ansiedade

Outro ponto que fica localizado no rosto e ajuda a diminuir a ansiedade e o estresse é na região entre o nariz e os lábios. Pressione o local com o polegar e faça movimentos de vai e vem por alguns minutos (o tempo que achar necessário), para ficar mais tranquila.

acupressão para aliviar ansiedade
(Foto: Freepik/Reprodução)

Ponto de acupressão para aliviar vômito e náuseas

O ponto P6 é famoso na acupuntura para aliviar sintomas como vômito e náuseas. Para isso, basta pressionar o pulso para obter esse benefício. Pressione por alguns segundos e solte, repita o processo quantas vezes forem necessárias para aliviar os sintomas.

Acupressão
(Foto: Freepik/Reprodução)

Ponto para combater insônia

O ponto K1 é conhecido por seu poder de relaxar o corpo e combater a insônia. Esse ponto fica localizado na sola do pé, embaixo das “almofadinhas” dos pés, bem no centro (como na foto abaixo). Pressione esse ponto com o polegar por 30 segundos, solte 5 segundos e pressione novamente. Repita quantas vezes foram necessárias.

Além da insônia, esse ponto é conhecido também por aliviar dor lombar, palpitações, zumbidos no ouvidos e ajudar pessoas com memória fraca. Ou seja, é um ponto multifuncional.

acuperssão para aliviar insônia
(Foto: Freepik/Reprodução)

Ponto para aliviar cólica menstrual

Mulheres que sofrem com cólica menstrual e não querem tomar uma analgésico pode contar com o poder da acuperssão. Para o alívio da cólica, pressione o centro da palma da mão por 30 segundos, solte por 5 e volte a pressionar novamente. Pode repetir esse processo por três vezes.

Leia também: Como aliviar cólica menstrual: dicas, chás, cuidados e quando procurar ajuda

ponto para alivar cólica menstrual
(Foto: Freepik/Reprodução)

Contraindicação

Como qualquer prática, existem algumas recomendações. Saiba se você deve ou não evitar fazer a acuperssão em casa:

  • Grávidas;
  • Lactantes;
  • Pessoas com lesões no músculo ou nos ossos;
  • Pessoas com problemas de pele;
  • Pessoas com tratamentos em andamento.

Se você está nesta lista não se preocupe, se deseja se beneficiar desta prática usada há milénios, procure um especialista para avaliar o seu caso. Provavelmente, se liberado, a acurpressão será feita somente com a ajuda de um profissional e nunca em casa, para evitar qualquer problema.

Como já citado, a prática não causa nenhum dano à saúde, como hematomas ou dores intensas, se isso aconteceu, procure imediatamente um médico e não repita o processo em casa. E mais uma vez, vale ressaltar que, se os sintomas como cólicas fortes, dores de cabeça ou no corpo persistirem, procure um profissional para investigar a causa e não tente resolver esses problemas em casa sozinho, pois pode se agravar.

Quando custa uma sessão de acuperssão?

Como pode ser feito em casa (excesso pessoas contraindicadas), a acuperssão não tem custo algum e não é necessário equipamentos para a prática. Contudo, em um consultório, a sessão varia de profissional para profissional, mas encontra-se a partir de R$ 70.

Leia também: Massagem para cólica: o que é, seus benefícios e como fazer passo-a-passo

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy