Aprenda a fazer desodorante natural com poucos ingredientes

0

São diversos fatores que levam uma pessoa a buscar opções mais naturais para o corpo, começando na alimentação até em produtos de uso diário, como é o caso do desodorante. O desodorante natural é queridinho das pessoas que desejam diminuir o consumo de produtos químicos ou sofrem com alergias a esses componentes. Ou seja, é possível se ver livre dos odores causados pelo suor das axilas de maneira natural e sem sofrer com alergias.

O que causa o cheiro nas axilas?

O nosso corpo como um todo produz suor, incluindo nas axilas. E ao contrário do que diversas pessoas pensam, o suor [a transpiração] não tem cheiro algum. Acontece que, nesta região por ser quente e úmida, atraí bactérias que causam esses odores. E é aqui que entra os desodorantes em geral, alguns são feitos para amenizar o suor e outros apenas para não deixar que essas bactérias se proliferem no local causando o mal cheiro.

Como funciona o desodorante natural?

Funciona assim como qualquer outro desodorante, mas agride menos a pele. O desodorante natural combate o mau odor e combate as bactérias que causam o cheio forte. Vale destacar que, desodorante é diferente do antitranspirante. Alguns produtos de mercado contém os dois dentro de um frasco só, mas o desodorante combate apenas o mau odor, enquanto o antitranspirante ajuda a diminuir a quantidade de suor que é eliminado pelas axilas.

Como fazer?

O desodorante natural vende em lojas especializadas, entretanto também é possível fazer em casa. Confira receitas de desodorante natural e coloque a mão na massa.

desodorante natural
(Foto: Freepik/Reprodução)

Desodorante natural com óleo de coco e bicarbonato de sódio

Ingredientes

  • 4 colheres de sopa de óleo de coco;
  • 3 colheres de sopa de polvilho (ou amido de milho);
  • 1 colher de bicarbonato de sódio;
  • Algumas gotas do seu óleo essencial preferido.

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes até obter uma pasta espessa e homogênea. Armazene em um pote de vidro.

Por: Ecycle

Com manteiga vegetal e bicarbonato de sódio

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de uma manteiga vegetal
  • 2 colheres de sopa de amido
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 5-10 gotas de óleo essencial (opcional)

Como fazer

  1. Coloque a manteiga vegetal em um potinho de vidro em banho-maria para que ela derreta se ela estiver muito dura. Esquente a água aos poucos para não oxidar a manteiga.
  2. Quando estiver tudo derretido, misture os outros dois ingredientes.
  3. Para adicionar o óleo essencial, espere ficar morno a frio. Recomenda-se o de melaleuca pra quem tem problemas com muito cheiro e o de lavanda pra quem tem sensibilidade. Não use nunca um óleo essencial de fruta cítrica porque pode queimar sua pele quando exposta ao sol. Respeite também a quantidade, você não quer uma axila machucada!
  4. Guarde em um potinho de vidro bem vedado e use por 1-2 meses. Aplique com o dedo na axila depois do banho.

Por: Uma Vida Sem Lixo

Desodorante natural com leite de magnésia

Ingredientes

  • 1/2 xícara de chá de leite de magnésia;
  • 1/4 xícara de chá de água;
  • 1 colher de chá do óleo essencial de sua preferência (algumas combinações populares são lavanda, alecrim, rosas e sândalo).

Modo de preparo

  1. Em um potinho com borrifador, misture todos os ingredientes e pronto!
  2. A mistura é mais líquida do que a maioria dos desodorantes tradicionais, mas seca rápido.
  3. Também é possível utilizar como desodorante natural o leite de magnésia puro, aplicando um pouco do produto diretamente nas axilas. Mas atenção, essa opção pode deixar manchas brancas ou restos de pó na axila depois de secar.

Por: Ecycle

Desodorante natural líquido

Ingredientes

  • 1/2 xícara de leite de magnésio
  • 1/4 de xícara de água
  • 1 colher de chá de óleo essencial da sua escolha.

Modo de preparo

  1. Misture os três ingredientes em um potinho de spray e pronto.

Por: Bela Gil.

desodorante natural
(Foto: Pexels/Reprodução)

Como acabar com mau cheiro nas axilas para sempre?

Sim, existem formas de acabar de vez com o mau cheiro. Vale destacar que, se você segue todas as dicas que serão citadas abaixo e continua com odor forte, procure imediatamente um especialista para investigar a causa.

  • Alimentação correta: pessoas que consomem bebida alcoólica, café e cebola em excesso sofrem com o cheiro do suor mais forte. Adote uma alimentação saudável, com frutas e vegetais. Além disso, cuidado com o excesso de carne vermelha.
  • Pare de fumar: além dos diversos malefícios que o tabagismo causa, como câncer, o cigarro também deixa o suor com um cheiro mais forte.
  • Atenção na roupa usada: tecidos sintéticos, como o poliéster, são péssimos para pessoas que sofrem com o mau cheiro, então fuja desses tecidos. Dê preferencia ao algodão, linho e viscose. Além disso, use roupas que não apertem tanto a região.
  • Limpeza adequada: não tem jeito, a limpeza é o que irá prevenir o cheiro forte. Por isso, garanta que na limpeza não fique nenhum resquício de desodorante para não proliferar bactérias. Se preferir, depile a região para ajudar na limpeza.

Fonte: Universa / Dermaclub

Leia também outros artigos sobre o assunto:

Skinimalism? Conheça a tendência que surgiu no Pinterest
Aprenda a organizar seu guarda-roupa de maneira simples e eficiente
Movimento Lixo Zero: o que é e o que você precisa para começar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy