Aprenda a fazer desodorante natural com poucos ingredientes
São diversos fatores que levam uma pessoa a buscar opções mais naturais para o corpo, começando na alimentação até em produtos de uso diário, como é o caso do desodorante. O desodorante natural é queridinho das pessoas que desejam diminuir o consumo de produtos químicos ou sofrem com alergias a esses componentes. Ou seja, é possível se ver livre dos odores causados pelo suor das axilas de maneira natural e sem sofrer com alergias.
O que causa o cheiro nas axilas?
O nosso corpo como um todo produz suor, incluindo nas axilas. E ao contrário do que diversas pessoas pensam, o suor [a transpiração] não tem cheiro algum. Acontece que, nesta região por ser quente e úmida, atraí bactérias que causam esses odores. E é aqui que entra os desodorantes em geral, alguns são feitos para amenizar o suor e outros apenas para não deixar que essas bactérias se proliferem no local causando o mal cheiro.
Como funciona o desodorante natural?
Funciona assim como qualquer outro desodorante, mas agride menos a pele. O desodorante natural combate o mau odor e combate as bactérias que causam o cheio forte. Vale destacar que, desodorante é diferente do antitranspirante. Alguns produtos de mercado contém os dois dentro de um frasco só, mas o desodorante combate apenas o mau odor, enquanto o antitranspirante ajuda a diminuir a quantidade de suor que é eliminado pelas axilas.
Como fazer?
O desodorante natural vende em lojas especializadas, entretanto também é possível fazer em casa. Confira receitas de desodorante natural e coloque a mão na massa.
Desodorante natural com óleo de coco e bicarbonato de sódio
Ingredientes
- 4 colheres de sopa de óleo de coco;
- 3 colheres de sopa de polvilho (ou amido de milho);
- 1 colher de bicarbonato de sódio;
- Algumas gotas do seu óleo essencial preferido.
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes até obter uma pasta espessa e homogênea. Armazene em um pote de vidro.
Por: Ecycle
Com manteiga vegetal e bicarbonato de sódio
Ingredientes
- 3 colheres de sopa de uma manteiga vegetal
- 2 colheres de sopa de amido
- 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
- 5-10 gotas de óleo essencial (opcional)
Como fazer
- Coloque a manteiga vegetal em um potinho de vidro em banho-maria para que ela derreta se ela estiver muito dura. Esquente a água aos poucos para não oxidar a manteiga.
- Quando estiver tudo derretido, misture os outros dois ingredientes.
- Para adicionar o óleo essencial, espere ficar morno a frio. Recomenda-se o de melaleuca pra quem tem problemas com muito cheiro e o de lavanda pra quem tem sensibilidade. Não use nunca um óleo essencial de fruta cítrica porque pode queimar sua pele quando exposta ao sol. Respeite também a quantidade, você não quer uma axila machucada!
- Guarde em um potinho de vidro bem vedado e use por 1-2 meses. Aplique com o dedo na axila depois do banho.
Por: Uma Vida Sem Lixo
Desodorante natural com leite de magnésia
Ingredientes
- 1/2 xícara de chá de leite de magnésia;
- 1/4 xícara de chá de água;
- 1 colher de chá do óleo essencial de sua preferência (algumas combinações populares são lavanda, alecrim, rosas e sândalo).
Modo de preparo
- Em um potinho com borrifador, misture todos os ingredientes e pronto!
- A mistura é mais líquida do que a maioria dos desodorantes tradicionais, mas seca rápido.
- Também é possível utilizar como desodorante natural o leite de magnésia puro, aplicando um pouco do produto diretamente nas axilas. Mas atenção, essa opção pode deixar manchas brancas ou restos de pó na axila depois de secar.
Por: Ecycle
Desodorante natural líquido
Ingredientes
- 1/2 xícara de leite de magnésio
- 1/4 de xícara de água
- 1 colher de chá de óleo essencial da sua escolha.
Modo de preparo
- Misture os três ingredientes em um potinho de spray e pronto.
Por: Bela Gil.
Como acabar com mau cheiro nas axilas para sempre?
Sim, existem formas de acabar de vez com o mau cheiro. Vale destacar que, se você segue todas as dicas que serão citadas abaixo e continua com odor forte, procure imediatamente um especialista para investigar a causa.
- Alimentação correta: pessoas que consomem bebida alcoólica, café e cebola em excesso sofrem com o cheiro do suor mais forte. Adote uma alimentação saudável, com frutas e vegetais. Além disso, cuidado com o excesso de carne vermelha.
- Pare de fumar: além dos diversos malefícios que o tabagismo causa, como câncer, o cigarro também deixa o suor com um cheiro mais forte.
- Atenção na roupa usada: tecidos sintéticos, como o poliéster, são péssimos para pessoas que sofrem com o mau cheiro, então fuja desses tecidos. Dê preferencia ao algodão, linho e viscose. Além disso, use roupas que não apertem tanto a região.
- Limpeza adequada: não tem jeito, a limpeza é o que irá prevenir o cheiro forte. Por isso, garanta que na limpeza não fique nenhum resquício de desodorante para não proliferar bactérias. Se preferir, depile a região para ajudar na limpeza.
Fonte: Universa / Dermaclub
Leia também outros artigos sobre o assunto:
Skinimalism? Conheça a tendência que surgiu no Pinterest
Aprenda a organizar seu guarda-roupa de maneira simples e eficiente
Movimento Lixo Zero: o que é e o que você precisa para começar