Aprenda a organizar seu guarda-roupa de maneira simples e eficiente

0

É sempre preciso organizar o guarda-roupa, para manter o local onde ficam suas roupas limpo e também para ter uma praticidade no dia a dia, visualizando e encontrando as roupas com mais facilidade. O ideal é que seja organizado no mínimo a cada seis meses e fazer arrumações pontuais durante esse período. Nós do blog Pajaris separamos um guia completo para você organizar seu armário de forma eficiente e prática.

Limpe o guarda-roupa

É muito importante que tenha uma limpeza adequada no guarda-roupa, afinal é onde ficam as roupas que colocamos no corpo, sujeiras e poeiras podem causar alergias. No dia a dia, faça uma faxina simples, mas separe dias que irá fazer uma faxina pesada. Tire tudo de dentro do guarda-roupa para ficar mais fácil de limpar e organizar. Utilize produtos específicos, um álcool poderá te ajudar nessa missão.

Desapegue de roupas

Quando tirar tudo de dentro do armário, olhe peça por peça. Veja quais mais usou nos últimos meses e quais você não se identifica mais. As que você não usa, não tem a menor necessidade de continuar dentro do guarda-roupa, por isso, separe sacolas para doação ou faça um bazar com as roupas que não irá usar mais. Garanto que irá desocupar uma boa parte do seu armário e assim ter espaço para organizar seus looks sem amassar.

Cada peça em seu lugar

Mesmo que seu armário seja pequeno, tente separar um espaço para cada categoria. Separe uma meia para roupas íntimas, separe uma meia para biquínis se tem muitos, separe uma gaveta para acessórios e assim por diante. Além disso, veja em qual parte do guarda-roupa irá ficar as roupas de inverno e em qual ficará as de verão.

Separe por estação

Separe as roupas por estação, assim ficará mais fácil de encontrar os looks. Uma dica muito boa é deixar no local de mais fácil acesso a roupa da estação da vez. Por exemplo, se a sua primeira porta do armário é a que mais abre, a de maior acesso, coloque as roupas de verão naquela parte quanto estiver verão. Faça essa troca na próxima estação, isso otimizará o seu tempo. Nada de misturar shortinho jeans com casaco de pelo.

Como organizar o seu guarda-roupa
Como organizar o seu guarda-roupa (Foto: Freepik/Reprodução)

Organize por ocasião

Outro ponto importante é, além de separar por estação, organize por ocasião. Não misture roupas de festa com roupas de trabalho, isso irá causar uma bagunça gigante na hora da correria para se trocar. Por isso, se possível deixe separados. Caso seu guarda-roupa seja pequeno, coloque nos cabides da esquerda vestidos de festa e nos da direita o de trabalho e assim por diante.

Organize por cor

Se você é uma pessoa com bastante roupas coloridas, separe por cores. Comece colocando as cores iguais juntas, após cores correlatas e assim deixando cada cor em seu devido lugar. Assim na hora de se trocar, principalmente em dias corridos, ficará mais fácil de encontrar aquela sua blusinha preta no meio de várias pinks.

Utilize organizadores

Se você tem apenas uma gaveta para lingerie, meias e biquínis, abuse dos organizadores. Assim você conseguirá separar por categoria e deixar tudo mais fácil de ser encontrado. O mesmo vale para maquiagem e cosméticos, separe em categorias dentro dos organizadores. Os sapatos também ficam mais fáceis de serem encontrados quando estão separados em organizadores.

Além disso, se ficar mais fácil para você, coloque uma etiqueta em cada categoria dentro do organizador. Na fileira de lingerie, cole uma etiqueta de lingerie, nas de meia, cole etiqueta de meia e assim por diante. O mesmo vale para as divisórias do guarda-roupa.

Mantenha organizado

Para que tudo continue no lugar, manter a organização é fundamental. Por isso, pelo menos uma vez na semana, coloque de volta as coisas que estavam fora do lugar e arrume quando necessário. Assim suas roupas ficaram organizadas, sempre desamassadas e você conseguirá se arrumar com mais praticidade.

Leia também outros artigos:

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy