Como desenvolver autocontrole: estratégias para ser mais equilibrada

0 306

Desenvolver autocontrole deveria ser como escovar os dentes. Afinal, esse é um exercício que precisamos praticar todos os dias até que se torne um hábito, como é cuidar da nossa boca.

Além disso, praticar o autocontrole tem como benefícios a racionalidade e a menor frustração com os problemas. Logo, essa é uma habilidade que está diretamente ligada à qualidade de vida.

 

O que é autocontrole emocional?

Desenvolver o autocontrole emocional é saber gerenciar as suas emoções de modo que os seus problemas não afetem o seu desempenho.

Portanto, o autocontrole está conectado à inteligência emocional, pois é isso que vai lhe permitir lidar melhor com os seus sentimentos.

Ademais, é importante mencionar que autocontrole emocional não significa ignorar o que você sente. Pelo contrário, ele diz muito mais sobre reconhecer o que se passa dentro da sua cabeça e elaborar estratégias para lidar melhor com o que está acontecendo.

Para começar, foque em exercitar a percepção, a consciência e a clareza das ideias.

 

Como desenvolver o autocontrole dos sentimentos?

 

como ser mais organizado em casa
Imagem: Caroline Perrineau (Reprodução / Instagram)

 

Então, agora que entendemos o que significa se controlar, vamos refletir sobre como desenvolver o autocontrole dos sentimentos. Prática que demanda a consciência das emoções.

Além da consciência, é importante aceitarmos os erros, nos perdoarmos e procurarmos nos conhecer melhor. A partir do momento que temos empatia com nós mesmos e a nossa curva de aprendizado, definimos metas plausíveis. Afinal, não existe ser humano que tem autocontrole sobre-humano. A disciplina também necessita sensatez.

 

O equilíbrio como chave para desenvolver o autocontrole

Além disso, busque sempre o equilíbrio. Todo tipo de exagero, seja para a felicidade ou para a tristeza, lhe desequilibra. Por isso, o autocontrole dos sentimentos é deixar a maré mansa e as grande ondas emocionais irem com a correnteza dos pensamentos para você poder se concentrar na estabilidade.

Portanto, crie estratégias de reconhecimento de angústias e desenvolva gatilhos para lhe levar de volta para os trilhos.

Por exemplo, se você se sente ansiosa quando o seu companheiro ou companheira não lhe responde no WhatsApp. Sempre que esse sentimento vir, escolha uma estratégia para lhe tirar desse buraco. Pense em coisas que lhe fazem bem. Como por exemplo ler, ligar para uma amiga ou brincar com o seu cachorro.

 

Autocontrole no trabalho

 

como desenvolver o autocontrole no trabalho
Imagem: Caroline Perrineau (Reprodução / Instagram)

 

Em terceiro lugar, que tal pensarmos em como desenvolver o autocontrole no trabalho? Afinal, essa é uma área da vida que nos dedicamos muito.

Outro ponto importante para a realização das atividades laborais é evitar a procrastinação, que também ocorre na ausência do autocontrole.

 

Autoconhecimento para o sucesso na vida profissional

Desenvolver o autocontrole só é possível se soubermos o que precisamos controlar. Portanto, o autoconhecimento é o primeiro passo dessa trajetória.

Pensando no ambiente de trabalho, liste as suas prioridades, respeite os seus limites, pratique a respiração consciente, beba água e durma bem. Cuidar de você é o primeiro passo para se sentir bem no escritório e conseguir ter mais autocontrole.

Ademais, pratique a empatia e a escuta ativa. Dessa forma, você consegue entender também quais são as prioridades dos seus colegas para ajudar a criar um ambiente de trabalho em que todos se sintam saudáveis e satisfeitos.

O autocontrole é a capacidade da disciplina e nós só temos forças para segurar os nossos impulsos quando estamos saudáveis.

 

Práticas para desenvolver autocontrole

 

desenvolver autocontrole e equilibrio
Imagem: Sara Ticha (Reprodução / Instagram)

 

Por fim, confira dicas práticas para desenvolver mais autocontrole no seu dia a dia.

Primeiramente, uma sugestão é começar a meditar. A prática é indicada para quem tem ansiedade e dificuldade para dormir. Além disso, a atividade lhe ajudará a respirar melhor.

Em segundo lugar, procure fazer atividades físicas. O exercício, além de ser uma maneira de lhe conectar com o seu corpo e lhe fazer se sentir poderosa, é um ótimo estímulo para a disciplina. As lutas marciais, por exemplo, ensinam muito sobre dedicação e respeito.

Outra dica interessante é ler mais. De acordo com o Instituto Brasileiro de Coaching, a prática fomenta a saúde e a evolução da mente, além de ser uma das principais atividades que proporcionam bem-estar.

Além disso, cuide do seu ambiente de trabalho. Mantenha o seu local de estudos ou o home-office organizados e livres de distração. Para os estudante, principalmente, vale colocar o celular no modo avião ou desligar as notificações.

 

Defina metas para a sua vida

desenvolver o autocontrole e a respiração
Imagem: Phyllicia Bonanno (Reprodução / Instagram)

 

Ademais, outra estratégia fundamental para desenvolver o autocontrole é a definição de metas. Isso é importante porque quando os seus objetivos são bem traçados, você terá disciplina para cumprí-los.

Segundo a SB coaching, conhecer suas metas lhe ajudarão a entender quais hábitos você deve manter e quais você deve se reeducar para ser bem sucedido.

Na hora de criar as suas metas, siga essa estrutura:

  • Primeiramente, divida seus planos em três estágios. As metas de curto, médio e longo prazo.
  • Em segundo lugar, reflita como posicionar cada um dos seus sonhos nessa linha temporal.
  • Em terceiro lugar, analise as qualidades que você já tem e as que lhe faltam para realizar os seus objetivos.
  • Por fim, faça um acompanhamento periódico das suas metas.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy