10 cuidados essenciais com a pele durante o verão

6

A nossa pele deve ser cuidada no ano todo, seja no inverno ou no verão. Com o calor intenso e sol forte praticamente o dia todo, devemos tomar alguns cuidados nas estações mais quentes do ano. Essas precauções são essenciais para a prevenção do câncer de pele, queimaduras do sol e entre outros problemas ocasionados nessa época.

Por isso, antes de se jogar no sol para ter a tão sonhada marquinha, é importante tomar alguns cuidados e além disso, visitar um dermatologista caso note algo diferente na sua pele. Felizmente, alguns cuidados simples podem deixar a nossa pele e o corpo mais preparados e protegidos no verão.

cuidados com a pele no verão 2
Dicas para cuidar da pele no calor (Foto: Freepik)

10 dicas para cuidar da pele no verão

Confira posteriormente dicas de cuidados para começar a praticar neste momento.

Filtro solar

Em primeiro lugar, vamos falar desse produto que não pode ficar de fora o ano todo, no entanto, deve ter ainda mais atenção no verão. O filtro solar protege a nossa pele do envelhecimento precoce, surgimentos de manchas, queimaduras por exposição solar e câncer de pele.

Para uma maior eficácia, é importante comprar um específico para o rosto e outro para o corpo. Para o rosto, é ideal apostar em filtro com fator de proteção solar (FPS), acima de 30. Além disso, pode comprar um protetor com cor e específico para seu tipo de pele (oleosa, acneica, mista ou seca). Você também pode apostar em protetores para boca.

No corpo, se você irá curtir um banho de piscina ou mar, o recomendado por especialistas, é passar o produto 30 minutos antes de entrar na água, assim sua pele irá absorver por completo.

cuidados com a pele no verao 1
cuidados com a pele no verão (Foto: Freepik)

Skincare

Não pule sua rotina de skincare, ela é tão importante quanto no inverno, em que a nossa pele fica mais ressecada. Outro ponto importante, é sempre hidratar bem após exposição solar. Use um creme específico para o rosto e outro para o corpo. Além disso, pode usar um hidratante específico para usar após tomar sol.

Evitar contato direto com o sol

Para proteger ainda mais a sua pele, evite o contato direto com o sol, mesmo que esteja na praia ou piscina. No entanto, se você quer pegar aquela corzinha, o indicado é pegar sol até no máximo 10 da manhã e após as 16 horas.

Acessórios e roupas

Acessório é ótimo aliado na hora de se proteger do sol. Além disso, ainda dão um charme no look de verão. Na praia, você pode apostar em um chapéu por exemplo, que além de ficar lindo, irá proteger o seu rosto dos raios solares

Se você é uma pessoa com tendência a se queimar mais rápido, ou seja, fica um ‘pimentão’, aposte em roupas com proteção UV. Para quem trabalha no sol, também é uma opção incrível. Além disso, diversas marcas apostaram nesse estilo de roupa e encontra-se em diversos valores.

Muita água

Em dias de muito calor, além de refrescar, beber água ou líquidos é muito importante para evitar a desidratação. Quando o calor está intenso, o nosso corpo atinge a desidratação com maior facilidade. Ou seja, abuse da água de coco, água saborizada, chá gelados e sucos naturais.

dicas para o verao
(Foto: Freepik)

Depilação

Uma grande maioria das mulheres, quando pensa em praia e piscina, já pensa logo em marcar a depilação. No entanto, o recomendado por especialistas é retirar os pelos dois dias antes de ter contato direto com o sol, pois pode causar manchas indesejáveis na pele.

Tratamentos

Quem faz tratamento de pele já é aconselhado ou em alguns casos, proibidos pelos médicos de pegar sol. Ou seja, se precisar fazer algum tratamento de pele, fuja dessa estação. Todavia, caso não consiga fazer no inverno, evite pegar sol forte, principalmente depois das 10 da manhã. Além disso, mantenha sua rotina de cuidados com o protetor solar e outros produtos.

Verão: cuidados com a pele na praia

Se você está com viagem marcada para a praia, confira os cuidados para aproveitar ainda melhor suas férias.

Cuidados com o corpo e pele na praia
Cuidados com o corpo e pele na praia (Foto: Freepik)

Água salgada e areia

Logo após um banho de mar ou ficar com o corpo todo de areia, o recomendado é lavar o corpo com água doce. Seja no chuveiro que ficam nas praias ou levar uma garrafinha de água para limpar a pele. A água salgada e a areia podem ressecar a pele, portanto, sempre limpe após a diversão. Além disso, a areia pode causar micose, ou seja, lave bem os dedos ao sair do local.

Comidas saudáveis

Uma dieta equilibrada deixa a pele mais bonita, por isso, é importante manter uma alimentação saudável o ano todo. No entanto, com o calor excessivo, o nosso corpo pode desidratar e o melhor é apostar em alimentos que combatem isso. Confira alguns desses alimentos:

  • Acerola
  • Banana-prata
  • Abacate
  • Melão
  • Melancia
  • Cenoura
  • Abóbora

Cuidado com o álcool

A cervejinha gelada parece uma boa combinação com praia e o calor intenso. Apesar de parecer que irá ajudar a refrescar, o álcool pode levar o seu corpo mais rápido a desidratação. Ou seja, nesses dias, para ter uma pele e um corpo mais saudável no verão, consuma moderadamente bebidas alcóolicas.

+ 5 dicas de livros de romance na praia que irão te surpreender

Fontes: Tua Saúde / Comigo Saúde / Terra

Mostrar comentários (6)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy