5 dicas de livros de romance na praia que irão te surpreender

1 367

Os livros de romance na praia remetem a enredos repletos de aventuras, personagens cativantes e paisagens intrínsecas que levam a brisa do mar aonde a leitora estiver, proporcionando sentir emoções variadas e também exercer a imaginação. Com base nesta análise, selecionamos 5 títulos que valem a leitura e merecem estar na mesa de cabeceira ou na bolsa de verão. Confira!

1. Mentirosos, de E. Lockhart

UM CAPÍTULO E VOU DORMIR

Sagaz e intrigante, o livro conta a história de Cadence Sinclair, uma adolescente rica, amável e renomada que anualmente desfruta as férias de verão em uma ilha particular da família. Porém, tudo muda quando ela se vê intrigada pelas vagas lembranças de uma tragédia irreversível, dois anos atrás. A obra possibilita a reflexão em metáforas sobre insegurança, status, preconceito, amor em diversos âmbitos, culpa, autodescoberta e redenção, por meio de um desfecho surpreendente.

“A vida parecia bela nesse dia. Nós quatro, os Mentirosos, sempre fomos. Sempre seremos. Essa ilha é nossa. Aqui, de certo modo, somos jovens para sempre”.

2. Na Praia, de Ian McEvan

ZÉ RAPHAEL

A obra que deu origem ao filme de mesmo nome explora as mudanças de comportamento da juventude, principalmente na década de 1960 e do conservadorismo vitoriano. Ambientado em Chesil, na Inglaterra, a leitora passa a conhecer os primeiros instantes do relacionamento conjugal de Florence Ponting e Edward Mayhew que na moralidade a qual vivenciam, desprovida de qualquer ideia e comunicação explícitas, se destacam os receios e sentimentos ocultos. A história mostra como existem consequências futuras mediante o silêncio entre as pessoas à sua volta que podem ocasionar nos descaminhos da vida.

“Eram jovens, educados e ambos virgens nessa noite, sua noite de núpcias, e viviam num tempo em que conversar sobre as dificuldades sexuais era completamente impossível”.

3. O Belo Verão, de Cesare Pavese

SUMAIYYA NASEEM

Publicado originalmente em 1949, o livro ganhou uma reedição em 2018. Ambientado na Itália, conta a história de Ginia, uma adolescente órfã da década 1930 que, depois de começar uma amizade fatídica com Amélia, passa a ser transportada para um novo mundo fascinante de boêmios, pintores e intelectuais. Assim, eles iniciam suas aventuras desesperadas naquele verão literário à beira de descobrir o prazer e a dor de um primeiro amor, a maioridade sobre a inocência perdida e a consolidar suas escolhas próprias. A obra recebeu o prêmio Strega de romance em 1950 com a autoria de um dos maiores escritores da literatura italiana.

“A vida era um feriado perpétuo naquela época. Tínhamos apenas que sair de casa e atravessar a rua e ficamos loucos”.

4. Noites de Tormenta, de Nicholas Sparks

ESTANTE LITERÁRIA DA JESSICA

Adaptado para o cinema em 2008, a história retrata o relacionamento maduro entre Adrienne Willis e Paul Flanner que por meio do destino, se encontram em Rodanthe, no estado americano da Carolina do Norte. Tudo começa com a busca momentânea por si mesmos, porém, os dois descobrem um desejo mútuo por ressignificar a vida e também a amar novamente. Com isso, a leitora passa a conhecer um amor tão verdadeiro – repleto de obstáculos tal como a realidade – que transcenderá a eternidade, refletindo na memória de todos os personagens.

“Durante o pouco tempo que passamos juntos, tivemos o que a maioria das pessoas apenas sonha”.

5. A Aposta, de Vanessa Bosso

PRISCILLA FREITAS

Nina Albuquerque e Alexandre Heinrich são dois adolescentes com temperamentos fortes destinados a travar entre si uma disputa ambiciosa romântica durante a viagem de formatura para uma ilha paradisíaca. No entanto, as perigosas estratégias do jogo de sedução se transformam em sentimentos belos, e eles acabam formando uma invejável parceria. A história é narrada em terceira pessoa, o que possibilita saber de todos os detalhes dos personagens e suas respectivas atitudes, além de ter ironias e piadas divertidas.

“Paixão e inocência. Essa é uma combinação perigosa”.

Com uma lista tão peculiar de livros de romance na praia que abordam diferentes enredos, relacionamentos, idades e culturas, aproveitar o tempo livre será enriquecedor e animado. E se estiver buscando mais sugestões, confira também a nossa lista de filmes de praia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy