Conheça o significado das cores na cromoterapia

2

As cores são tão presentes em nossas vidas que, se pararmos para observar, veremos que elas estão em todos os lugares e em abundância na natureza. Além disso, elas têm propriedades terapêuticas, de acordo com a cromoterapia. Por exemplo: você já percebeu como as cores têm o poder de mudar um ambiente? Se não, experimente colocar uma luz azul no seu quarto.

O que é e quais são os benefícios da cromoterapia?

Cromoterapia - cores
Foto: Chris Martin

Assim como a aromaterapia, a cromoterapia é uma terapia alternativa que busca o equilíbrio emocional e mental. As cores, segundo a técnica, têm propriedades terapêuticas e são capazes de influenciar em nosso estado. Na cromoterapia, os estímulos são provocados por meio da frequência energética de cada cor. O objetivo é promover o alívio de problemas como ansiedade, estresse, insônia, dores, alterações no apetite e incômodos digestivos. Além disso, as cores também podem atuar como auxiliares no tratamento de doenças como a depressão, por exemplo. Vale ressaltar que nenhuma terapia alternativa substitui tratamentos médicos.

Na cromoterapia, a forma de utilização das cores é bastante ampla. Isso porque é possível sentir os benefícios da técnica a partir da utilização de roupas, luzes, garrafas e outros objetos coloridos. Ligadas aos chakras, são sete as principais cores usadas na cromoterapia: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. Cada uma dessas cores, portanto, tem um efeito diferente em nosso estado emocional. As cores quentes – vermelho, amarelo e laranja – são estimulantes. Já as frias – verde, azul, índigo e violeta – são consideradas calmantes.

Em 3.000 a.C, no Egito, as cores já eram utilizadas no tratamento de doenças mentais, emocionais e físicas. A técnica usada era a da água solarizada, em que se consome o líquido que foi “curtido” em uma garrafa colorida, de acordo com as necessidades de quem recebia o tratamento. A água solarizada é utilizada ainda hoje.

Comprovação científica dos benefícios 

Estudos científicos já comprovaram a eficácia da utilização da cromoterapia como forma de equilibrar nossa energia. Pesquisadores da Universidade Federal de Goiânia (UFG), por exemplo, estudaram o efeito das cores nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). O estudo analisou a percepção de profissionais e pacientes e concluiu que as cores verde e azul são mais agradáveis para esse tipo de ambiente graças às suas propriedades calmantes e relaxantes. Por outro lado, vermelho e preto foram consideradas as mais desagradáveis.

Cromoterapia - chakras
Imagem: Gerd Altmann

Significado das cores na cromoterapia

Vermelho – Relacionado ao chakra básico, é excitante, estimulante, energético. Além disso, estimula a circulação sanguínea, a autoconfiança e a força de vontade.

Laranja – Essa cor está relacionada ao chakra sexual. Na cromoterapia, é considerada auxiliar no tratamento da depressão por ser estimulante e alegre.

Amarelo – Ligado ao chakra do plexo solar, o amarelo também é considerado estimulante, mas purificante. Atua no sistema digestivo, na apatia e no desânimo.

Verde – A cor mais abundante do planeta está relacionada ao chakra cardíaco e promove alívio da tensão, além de atuar como auxiliar no tratamento da gripe, por exemplo.

Azul – A tranquilidade e a harmonia da cor azul está ligada ao chakra laríngeo. Ajuda na respiração e no alívio da febre. Além disso, estimula o sono.

Índigo – Essa cor está relacionada ao chakra frontal, também conhecido como terceiro olho. Estimula a intuição, harmoniza e equilibra todo o corpo.

Violeta – Ligado ao chakra coronário, a cor violeta atua no controle da fome, interfere no metabolismo, é extremamente relaxante e induz ao sono.

 

 

 

 

Mostrar comentários (2)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy