Crenças limitantes: saiba o que são e como mudá-las

As crenças limitantes são capazes de nos paralisar e nos sabotar de inúmeras maneiras durante a vida. Quando nascemos, somos um livro em branco que é escrito ao longo dos anos, através de experiências, das pessoas que convivemos desde a infância, e dos lugares que conhecemos, por exemplo.

Desde os primeiros anos de vida somos influenciados por esses fatores que constroem nosso caráter e nosso modo de enxergar o mundo. Porém, nem sempre essas influências são positivas. Muitas vezes, elas podem nos limitar e impedir nosso crescimento, e isso é o que chamamos de crenças limitantes.

O que são crenças limitantes?

Imagem: Reprodução / Pexels.

 

As crenças limitantes são pensamentos, na maioria das vezes negativos e inconscientes, que tomamos como verdades absolutas, enquanto podem ser uma visão distorcida da realidade.

Esses pensamentos são tão poderosos que podem limitar o nosso crescimento pessoal ou profissional.

Veja alguns exemplos de crenças limitantes:

  • “Não posso”
  • “Não consigo/não sou capaz”
  • “Eu não mereço”
  • “É tarde demais”
  • “Nunca funcionou antes, não vai funcionar agora”

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Tipos de crenças limitantes

Imagem: Reprodução / Pexels.

 

As crenças limitantes podem ter diversas origens e, portanto, diferentes tipos.

Crenças limitantes hereditárias

Estes são os casos mais comuns e têm a ver, principalmente, com a infância e com o modo como fomos criados, com as palavras que ouvíamos e das experiências que tivemos durante a vida.

Crianças que crescem com os pais constantemente duvidando de suas capacidades, por exemplo, podem se tornar adultos com baixa autoestima e cheios de crenças que os bloqueiam de se desenvolverem e alcançarem seus objetivos.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Crenças pessoais

Estas são aquelas que adquirimos durante a vida através de experiências em que somos agentes tanto passivos quanto ativos.

Um adolescente que não se dá bem em Matemática, por exemplo, pode criar a crença limitante de que não é bom o suficiente em exatas e, consequentemente, terá um bloqueio nessa matéria e, de fato, não terá bons resultados nas provas ou até mesmo, desistirá de seguir uma carreira nessa área, por exemplo.

Lógica equivocada

Se dá quando a pessoa acredita que porque algo não deu certo a primeira vez, o mesmo acontecerá todas vezes que ela tentar. Desse modo, ela desiste de realizar tal tarefa.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Desculpas

São aquelas desculpas que inventamos para evitar fazer alguma atividade.

“Não viajo, pois não consigo guardar dinheiro” é um exemplo.

O medo também pode ser uma crença limitante

Apesar do medo ser um sentimento importante e que nos protege de certos perigos, em certo nível, ele pode se tornar limitante.

O desconhecido pode dar medo e isso é normal, porém, a partir do momento que ele te bloqueia de realizar atividades, ele se torna negativo.

Crenças limitantes de cunho social

O círculo social, a religião e a sociedade também podem criar crenças limitantes, isso porque, eles têm muita influência sobre a nossa vida.

  • Círculo social: quando confiamos muito nas pessoas próximas, suas ações também podem nos influenciar.
  • Religião: por definirem o que é pecado e o que não é, as religiões podem criar bloqueios em seus crentes.
  • Sociedade: padrões estabelecidos pela sociedade podem se tornar crenças limitantes. A indústria da beleza, por exemplo, é uma das maiores criadoras de padrões limitantes.

Como superar as crenças limitantes?

Imagem: Reprodução / Pexels.

 

Em primeiro lugar, é importante identificar essas crenças, a fim de superá-las. Apesar de parecer fácil, é preciso muito autoconhecimento e observação para isso.

Ao identificar quais são as suas crenças limitantes, reflita sobre elas e quais são as suas origens e como você pode acabar com ela. Depois disso, é importante ressignificar essas crenças por pensamentos positivos.

Por exemplo, substitua “Eu não sou capaz” por “Eu consigo, pois confio no meu potencial”. Mesmo que isso não seja ainda uma verdade, o ato de trocar o mindset é super poderoso para a mudança acontecer!

É claro que isso pode ser um pouco difícil, por isso a ajuda de profissionais é uma ótima saída. Terapia e coaching, por exemplo, são caminhos que você pode escolher para tentar superar suas crenças limitantes de uma vez por todas.

Além disso, existem outra maneiras para eliminar essas crenças. Uma delas é a meditação.

Se você ainda não tem o costume de meditar, as meditações guiadas são uma boa pedida! No aplicativo Insight Timer, por exemplo, você encontra meditações específicas para eliminar e superar crenças limitantes.

Por fim, outra terapia alternativa é o Thetahealing, uma terapia de cura capaz de eliminar crenças que te impedem de prosperar.

Comentários (0)
Comentar