Como tirar tinta do cabelo? Veja dicas de produtos e truques para fazer em casa

0

Quem nunca pintou ou tonalizou o cabelo e logo se arrependeu do resultado? Acredite: isso é mais comum do que gostaríamos! Antes de tudo, é necessário compreender o básico sobre tinturas, colorações e tonalizantes para saber como tirar tinta do cabelo sem agredir ou danificar os fios. Sendo assim, alguns produtos ou técnicas específicas podem te ajudar nesse processo.

Por isso, separamos os melhores produtos e te ensinamos algumas formas de como tirar tinta do cabelo! Vamos lá?

como tirar tinta do cabelo claro
Foto: Pinterest/Reprodução

Como tirar tinta do cabelo? O que fazer?

Uma vez que as tintas de cabelo são químicas que agem diretamente na parte interna dos fios, substituindo sua cor natural pela tonalidade desejada, as tinturas modificam a estrutura dos cabelos. Dessa forma, é necessário muito cuidado antes de fazer qualquer procedimento para remover tintura dos cabelos. É preciso entender como fazê-lo da melhor forma, sem agredir as madeixas e danificar os fios.

Por isso, antes de explicarmos algumas técnicas fáceis de como tirar tinta do cabelo em casa, vamos falar sobre o que não fazer! Então, confira o que se deve evitar para não sofrer o temido corte químico ou danificar a estrutura dos seus fios. Confira abaixo!

como tirar tinta do cabelo azul
Foto: Pinterest/Reprodução

O que evitar? Atenção e cuidados antes de tirar tinta do cabelo

Cabelos tingidos ou tonalizados são, inegavelmente, cabelos com química. Por isso, antes de misturar química com química, é preciso compreender se o procedimento não afetará a estrutura dos seus fios. 

Outro ponto de atenção é: antes de aplicar químicas ou realizar técnicas para remover coloração das suas madeixas, observar como está a estrutura dos seus fios. Sendo assim, responda: seu cabelo está danificado? Ou a base por baixo da tintura é um cabelo virgem e saudável? Saber disso é muito importante. Afinal, a resistência e força do seu cabelo também implicam no tipo de técnica que melhor pode remover tinta dos seus fios. Sem danificá-los. 

Além disso, atente-se ao tipo de coloração que está presente nos fios. É uma tinta temporária ou permanente? Quanto menos forte for a fórmula da tintura que está no seu fio, menos agressivo o procedimento de como tirar tinta do cabelo deve ser. 

Por fim, após se atentar a todos esses fatores, confira abaixo algumas técnicas de como tirar tinta do cabelo e descubra qual é a que pode garantir mais resultados para você.  

como tirar tinta do cabelo ruivo
Foto: Pinterest/Reprodução

Técnicas de como tirar tinta do cabelo

Shampoo anti resíduos

Fazer o uso constante de shampoo anti resíduos é uma maneira lenta porém eficaz de remover coloração dos fios. Afinal, é um truque que faz com que a tinta desbote mais rapidamente, e com o tempo a cor vai sumindo das madeixas.

Ideal para cabelos com bastante química ou aspecto mais danificado, essa técnica agride menos os fios e é uma maneira gradual de como tirar tinta do cabelo. Entretanto, lembre sempre de atrelar o uso do shampoo anti resíduo a uma boa rotina de hidratação e nutrição dos fios, pois recuperar a estrutura do cabelo também deve ser uma prioridade.

Bicarbonato

A mistura de 200ml de shampoo anticaspa + 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio pode ser uma boa opção para tirar tinta do cabelo. Isso porque o bicarbonato têm propriedades clareadoras dos fios, e utilizá-lo com um shampoo potencializa seu efeito removedor de coloração.

Entretanto, misturinhas caseiras podem acabar manchando os fios e devem ser utilizadas com cautela. Além disso, essa receitinha acaba funcionando melhor em fios com tinturas temporárias, tonalizantes e menos agressivas.

Dicas de como tirar tinta do cabelo
Foto: Pinterest/Reprodução

Clareadores

Produtos clareadores podem ser ótimas opções quando o assunto é como tirar tinta do cabelo. Existem sprays que clareiam muito os fios,

Porém, esse produto é útil para desbotar somente um ou dois tons da tintura, então é recomendado principalmente para cabelos loiros. Entretanto, ele pode deixar a base dos fios em um tom alaranjado, podendo até manchar. Portanto, tome cuidado!

Shampoozada

A famosa técnica da shampoozada é muito realizada em salões de beleza para remover algumas tinturas de cabelos. Afinal, ela alia o poder do descolorante nesse processo, porém ameniza os danos da descoloração nos fios. 

A shampoozada consiste em misturar uma água oxigenada de baixo volume e um descolorante a um shampoo, e aplicar nos cabelos molhados deixando agir por algum tempo (que varia de acordo com o cabelo e o tom dos fios).

Dessa forma, a shampoozada clareia até três tons da tintura nas madeixas, porém é inegável que é uma técnica mais agressiva de como tirar tinta do cabelo. É preciso cuidado e muita técnica!

como tirar tinta do cabelo vermelho
Foto: Pinterest/Reprodução

Decapagem

Dentre todas as opções dessa lista, talvez a decapagem seja a mais popular e mais realizada também. Entretanto, é uma opção com química mais agressiva, pois consiste em descolorir os fios com produtos até se obter o fundo de clareamento desejado para a transição de cor.

Você pode realizar o procedimento em casa, com produtos específicos, ou realizá-la junto a um cabeleireiro especialista. Ademais, é a técnica ideal para cabelos mais saudáveis, pouco danificados. O ponto positivo é que a decapagem é super eficaz e remove a tintura dos fios com bastante facilidade.

 

Dicas de produtos 

Dekapcolor

O kit removedor de coloração Dekapcolor Sytem da Yamá tem 120ml de produtos e promete tirar todas as colorações artificiais dos fios. É um produto popular entre os removedores de coloração, e custa em média R$29.

Porém, antes de utilizá-lo, realize um teste de mechas para se certificar de que seus fios aguentam a química do produto. 

como tirar tinta do cabelo loiro
Foto: Pinterest/Reprodução

Phytoervas Sun In

Esse spray clareador da Phytoervas é um queridinho entre as loiras, já que proporciona reflexos de luz e clareamento dos fios. 

Com seu uso, o resultado vai aparecendo gradualmente, sem danificar muito as madeixas.  

No entanto, ao utilizar o spray clareador, lembre-se de pentear o cabelo para distribuir o produto uniformemente nos fios e evitar manchas. 

Para loiras que buscam formas de como tirar tinta do cabelo, essa opção de produto é ótima e danifica pouco os fios. A embalagem com 120ml custa, em média, R$19,90.

Gostou? Então leia também:

+ Saiba como tonalizar o cabelo corretamente em casa

+ Tintura temporária: o que é, como funciona, todos os benefícios e as melhores marcas.

+ Cabelo rosa: como investir na tendência, famosas e inspirações

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy