Descubra como limpar prata com ingredientes simples e acessíveis

Aprender como limpar prata é um daqueles truques essenciais para todos. Isso porque, além da joalheria, o material também é muito utilizado em faqueiros e itens de decoração.

Apesar da sua beleza natural, esse metal tende a escurecer. Mas não se preocupe: com os truques a seguir, você vai manter seus acessórios polidos e brilhantes sempre!

 

Ingredientes caseiros e acessíveis para limpar prata

Na sequência, vamos ensinar como limpar prata com itens simples como vinagre, bicarbonato, alumínio e até mesmo pasta de dente.

Como limpar prata escurecida?

Imagem: Tiffany and Co.

 

Antes de mais nada, é preciso entender a reação que causa o escurecimento da joia. Isso ocorre devido ao enxofre, elemento naturalmente presente no nosso dia a dia. Quando ele entra em contato com o metal, forma uma camada de sulfeto de prata, de cor escure.

Além disso, o suor também acelera o processo. Por fim, quem tem ácido úrico elevado também pode observar um escurecimento mais rápido das joias de prata.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Infelizmente, por ser uma reação química comum, é impossível evitar que o metal escureça. Contudo, é muito simples resolver o problema, já que essa camada é apenas superficial.

Limpando joias de prata com pasta de dente

Ademais, o melhor ingrediente para limpar a prata escurecida é o creme dental com flúor. Isso porque a substância ajuda a dissolver os elementos que causam o aspecto indesejado.

Como fazer:

  1. Para começar, separe a joia de prata e uma flanela bem molinha;
  2. Depois é só esfregar creme dental em abundância, com movimentos circulares;
  3. Retire o excesso com auxílio de um papel higiênico, lave e seque bem. Está pronto! 

 

Como limpar jóias de prata com bicarbonato?

Imagem: Reprodução / Instagram

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Na sequência, um abrasivo simples que ajuda a recuperar o brilho da prata. Contudo, reserve o método para peças de uso diário e não repita com muita frequência. Uma vez que o bicarbonato de sódio é bem forte, o uso excessivo pode desgastar e danificar a camada mais superficial da joia.

 

Você pode fazer essa limpeza de duas formas:

  1. A primeira é com uma pasta, formada com bicarbonato e água até atingir a consitência desejada. Com uma esponja ou escovinha macia, basta esfregar bem a superfície, lavar, secar e pronto.
  2. O outro método é um banho de água fervente com bicarbonato, ideal para peças pequenas. Para começar, ferva meia litro de água em uma panela, adicione 1 colher de café de bicarbonato de sódio e deixe ferver por, em média, 3 minutos. Depois é só remover as joias e, para um efeito ainda mais brilhante, polir com auxílio de uma flanela.

 

Leia também:  Aprenda como limpar ouro e deixar suas joias sempre brilhantes

 

Limpar prata com papel alumínio, vinagre e bicarbonato

 

A união do bicarbonato com vinagre e alumínio cria uma carga elétrica. Essa, por sua vez, remove os átomos de enxofre e, portanto, devolve a tonalidade natural da prata. A sugestão é do site Dr. Lava Tudo.

 

Você vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de sal;
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  • ½ xícara de vinagre branco;
  • Uma folha de papel alumínio.

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Como fazer:

  • Em primeiro lugar, leve a água para ferver.
  • Enquanto isso, forre um recipiente de vidro com a folha de papel alumínio. Aqui é importante deixar o lado brilhante para cima;
  • Depois, adicione o bicarbonato de sódio, o sal, vinagre branco e, posteriormente, a água;
  • Agora é só mergulhar a joia de prata na solução.
  • Aguarde alguns minutos e pronto, a camada escura será dissolvida.
  • Para finalizar, basta enxaguar em água corrente e polir bem com um pano seco.

 

Imagem: Tiffany and Co.

 

Como limpar prata escurecida com casca de banana

 

Em último lugar, a solução mais barata e ecológica de todas. Você sabia que a casca de banana dá um brilho incrível para as joias de prata?

Pois é. A parte interna da casca libera substâncias que, em contato com o metal, limpam e doam brilho para a peça.

Para fazer isso, basta esfregar bem a parte branca na joia e depois polir com uma flanela. Contudo, esse não é o método mais indicado para peças com muitos detalhes ou entradas, já que faz um pouquinho de sujeira.

 

 

Fontes: Terra, Dr. Lava Tudo, Rei das Alianças, Waufen.

Comentários (3)
Comentar