Bodas de casamento: veja o significado dos principais aniversários

1 4.814

Comemorar o amor é importante, principalmente quando você se casa. Afinal, essa parceria de vida depende do empenho diário do casal. Então, nada mais bonito que renovar os votos e celebrar a união sempre que possível. E se precisar de uma data especial, é só contar com as bodas de casamento.

 

O que são as bodas de casamento?

bodas de casamento
Imagem: reprodução / Unsplash

 

É provável que você conheça as bodas de casamento mais famosas, como a de prata, celebrada aos 25 anos, e ouro, que comemora 50 anos. Mas você sabe de onde surgiram esses símbolos?

Bom, dizem que a tradição das bodas começou na Alemanha, durante a Idade Média. Por lá, os casais que completavam 25 anos juntos recebiam uma coroa de prata, enquanto para aqueles que chegavam aos 50 anos o presente era feito de ouro.

Séculos se passaram desde então e a prática foi ganhando diferentes versões, já que se espalhou também por outras regiões do mundo. Hoje, os casais costumam festejar o amor todos os anos, e por isso, cada etapa do matrimônio tem um símbolo diferente.

Além disso, a ideia é que esses elementos sejam um reflexo do amadurecimento da relação. Isso porque o material escolhido para as bodas de casamento se fortalece ano após ano. O mesmo acontece com os laços entre o casal, que se tornam mais resistentes e estáveis ao longo do tempo.

 

Conheça as principais bodas de casamento e seus significados

casamento
Imagem: reprodução / Pinterest

 

Antes de mais nada, vale lembrar que para comemorar suas bodas de casamento você não precisa, necessariamente, fazer uma grande festa. Você pode preparar um jantar, planejar uma viagem ou simplesmente reservar um momento especial a dois.

O que é, de fato, essencial é aproveitar a data para relembrar sua história de amor e reafirmar o compromisso um com o outro.

Para começar a lista das principais bodas de casamento, vamos falar sobre uma novidade que se juntou à antiga tradição, os famosos “mesversários”. Apesar de ser bem recente, a comemoração mensal do primeiro ano de matrimônio pode ser divertida e romântica para os recém-casados. É por isso que os símbolos escolhidos para essa fase são mais doces e mágicos.

 

O primeiro ano

primeiro ano de casamento
Imagem: reprodução / Unsplash

 

1 mês – beijinho

A primeira boda de casamento tem a ver com o lado doce e carinhoso do primeiro mês após a cerimônia de casamento. É quando o efeito da lua-de-mel está no auge.

2 meses – sorvete

O início do matrimônio não só é doce, mas também traz um sabor refrescante e prazeroso. 

3 meses – algodão doce

Uma fase suave e colorida, assim como um passeio no parque em pleno verão.

4 meses – pipoca

Diversão e alegria é a grande marca dessa boda de casamento.

5 meses – chocolate

Aqui, o romantismo fala mais alto. Então, é o momento de comemorar planos e sonhos em conjunto.

6 meses – pluma

Sabe a leveza das penas? Pois é essa a ideia dos primeiros seis meses de casamento.

7 meses – purpurina

A purpurina foi escolhida para representar o brilho e a alegria desse momento.

8 meses – pompom

De toque macio, as bolas de pompom remetem à alegria e satisfação.

9 meses – maternidade

O objetivo dessa boda de casamento é celebrar os primeiros nove meses de união como um período de gestação em que muitas mudanças aconteceram.

10 meses – pintinhos

Assim como o pintinho deixa a proteção do seu ninho, a relação a dois também exige esforço para que a nova família tenha um lar cheio de amor, compreensão e felicidade.

 11 meses – chiclete

Uma boda de casamento para comemorar o “grudinho”, o chamego, a caminhada a dois, enfim, a parceria.

 1 ano de casamento – bodas de papel

O primeiro ano de casamento tem a fragilidade do papel, visto que a relação ainda é jovem. No entanto, é nele que o casal pode registrar seus votos, desejos e promessas de amor e cumplicidade para uma vida inteira de evolução.

 

As principais bodas de casamento anuais

bodas de ouro
Imagem: reprodução / Unsplash

 

5 – madeira ou ferro

Os materiais refletem a superação de desafios, que tornou a relação mais madura e segura. Indicam ainda o caminho para uma nova fase, com a chegada de filhos ou o crescimento na carreira, por exemplo.

10 – estanho ou zinco

Enquanto o estanho é maleável, o zinco protege contra a ferrugem. Assim, temos flexibilidade e proteção, características essenciais para o casal se manter unido por 10 anos.

15 – cristal

Essa boda de casamento representa persistência e resiliência. Além disso, o cristal simboliza pureza e limpeza.

20 – porcelana

A porcelana mostra a resistência e a vontade do casal em manter a relação mesmo depois de duas décadas.

25 – prata

Essa é, sem dúvida, uma das bodas mais famosas e celebradas. A prata, metal precioso, indica a durabilidade da relação. Além disso, quanto mais polida, mais brilhante fica. Exatamente como o casamento.

30 – pérola

Para criar as pérolas, as ostras passam por uma transformação dolorosa causada por intrusos. A comparação com o casamento mostra que, em três décadas, o casal precisou superar muitas situações difíceis, que deixaram a relação ainda mais forte.

35 – coral

Os corais são estruturas muito fortes, colônias formadas pela junção de vários seres. Assim como no casamento, é a união que mantém o relacionamento vivo.

40 – esmeralda

Essa boda de casamento fala sobre o amor incondicional, celebrado ao longo de 40 anos de história.

45 – rubi

O rubi é uma das pedras preciosas mais resistentes e, por isso, representa uma relação duradoura.

50 – ouro

Para celebrar 50 anos de casamento, temos enfim as bodas de ouro. Muito valorizado, ele está ligado à riqueza e durabilidade. Além disso, é um material resistente, mas flexível. Por isso, é perfeito para celebrar tantos anos de união do casal.

Bodas de casamento até os 100 anos

símbolos até os 100 anos

símbolos até os 100 anos
Imagem: reprodução / Rossana Lazzarotto
Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy