Como desentupir pia: métodos caseiros fáceis e rápidos para evitar perrengue

Nesse artigo você vai aprender como desentupir pia da cozinha ou do banheiro sem passar perrengue. Isso porque elas tendem a entupir no momento que a gente menos espera e nem sempre dá tempo para comprar um produto específico, não é mesmo?

Pois saiba que alguns métodos caseiros podem ser tão eficientes quanto contratar uma desentupidora profissional ou, ainda, correr para o mercado em horas impróprias. Sabão, bicarbonato, Coca-Cola e até sal de cozinha podem salvar na hora do aperto.

Como desentupir pia rapidamente

Em primeiro lugar, é preciso resolver a origem do entupimento antes de escolher o melhor método. Isso se deve ao fato de que geralmente o que entope a tubulação são os cabelos, restos de comida ou mesmo a gordura.

Por serem tão diferentes entre si, cada tipo requer um produto específico para solucionar o problema. Confira os métodos abaixo e escolha aquele que melhor se adequar para o seu caso:

 

1. Bicarbonato de sódio para desentupir a pia

Para começar, o truque caseiro mais amado de todos. A mistura de bicarbonato e vinagre é o melhor desentupidor de pia caseiro.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Isso porque trata-se de uma mistura de ingredientes fáceis de encontrar e que muitas pessoas sempre tem em casa. Siga essas medidas e veja como fazer no vídeo que aparece em seguida:

  • 1/2 copo de vinagre;
  • 1 xícara de bicarbonato de sódio;
  • Água quente.

2. Desentupindo a pia com sal de cozinha

Meia xícara de sal de cozinha basta para desentupir uma pia de modo rápido, natural e eficiente. No vídeo abaixo, você confere essa técnica em detalhes:

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

3. Como desentupir a pia com sabão em pó?

 

Um ingrediente simples e que já está no seu armário pode salvar na hora do perrengue. Isso porque o sabão em pó, assim como detergente, são eficientes como desentupidores de pias e ralos.

Além do mais, vale lembrar que o sabão em pó é um bom aliado para prevenir entupimentos posteriores. Para isso, basta que uma vez por mês você jogue um copo americano de sabão em pó no ralo e, em seguida, despeje a água quente.

Dessa forma, as enzimas existentes no sabão em pó aderem à parede do cano, dificultando a aderência de gordura. Veja como desentupir a pia com sabão em pó no vídeo abaixo:

 

É seguro usar soda cáustica para desentupir a pia?

Apesar de desentupir pias e tubulações facilmente, a soda cáustica é altamente corrosiva. Isso faz com que o método não seja indicado por especialistas, uma vez que pode danificar os canos de maneira irreparável.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

No entanto, se for um entupimento crítico e você tiver apenas este produto em mãos, pode utilizar sim. Apenas cuide-se de modo a evitar inalar o vapor. Além disso, não é aconselhável repetir o processo com frequência. Guarde-o apenas para casos de emergência.

Para desentupir a pia com soda cáustica você vai precisar de 1 xícara do produto, que deve ser jogada no ralo. Em seguida, despeje uma chaleira de água fervendo e deixe agir. Utilize a pia apenas no dia seguinte.

 

Como desentupir pia com cabelo?

Imagem: Desentupidora Porto Alegre

 

Caso o seu problema seja relacionado a algum resíduo sólido, como por exemplo cabelos dentro da tubulação, é possível usar um arame para desentupir.  Para isso, separe 3 fios de arame e corte-os no mesmo tamanho, fazendo uma espécie de trança na sequência.

Depois, é hora de curvar a ponta de cada um deles, formando três ganchos. Por fim, basta colocar a trança de arames dentro do ralo e girar, puxando a sujeira para cima.

Como você estará utilizando 3 ganchos ao mesmo tempo, o processo será bem rápido e eficiente.

É verdade que Coca-Cola desentope pia?

 

Sim, é verdade. Isso ocorre porque a Coca-Cola possui ácido fosfórico em sua receita, de modo que consegue dissolver a gordura dos canos com facilidade.

É por esse motivo que temos tantos relatos de sucesso no uso do refrigerante como método para desentupir tanto pias quanto vasos sanitários.

Como desentupir a pia com Coca-Cola:

Você vai precisar de 2 litros do refrigerante, que pode estar em temperatura ambiente. Na sequência, basta despejar o conteúdo na pia, lentamente.

Espere descer e não abra a torneira pelas próximas horas. É indicado fazer o método antes de dormir e utilizar a pia somente no próximo dia.

 

Como desentupir a pia que está com água?

Retirar a água de uma pia entupida não precisa causar nenhuma dor de cabeça, uma vez que o processo é bem fácil. Para isso, você irá precisar uma mangueira, um pano simples de algodão e uma chave de fenda. Veja o passo a passo:

 

Por fim, lembre-se que além dos métodos listados nesse vídeo, é sempre possível recorrer aos desentupidores prontos, vendidos no mercado. Lembre-se sempre de seguir as dicas de segurança e de diluição para não prejudicar a sua saúde e proteger, também, a tubulação.

Como muitos desentupidores possuem soda cáustica e outros produtos tóxicos, vale muito a pena mudar para as versões mais naturais ou menos agressivas sempre que possível. Assim como você viu anteriormente, até mesmo o sal de cozinha e o duo bicarbonato + vinagre podem ser eficientes para desentupiar pias de banheiro ou cozinha.

Vale, enfim, escolher a técnica que melhor agrada e lembrar de manter o ralo sempre limpo e livre de obstruções como cabelos, gordura ou restos de comida.

Comentários (1)
Comentar