Como cuidar corretamente de cabelo grosso e volumoso

0

Todos os tipos de fios precisam de cuidados para manter a saúde capilar e afastar diversos problemas como quebra e ressecamento. O cabelo grosso e volumoso costuma ser mais seco que outros tipos de fios porque a hidratação leva mais tempo para chegar até as pontas e um problema comum de quem tem esse tipo de fio é o frizz. Mas não se preocupe, é possível acabar com esses problemas em pouco tempo. Saiba como cuidar da maneira certa do cabelo grosso e volumoso e tenha os fios que sempre sonhou.

O que é um cabelo grosso?

como cuidar corretamente de cabelo grosso e volumoso
Cabelo grosso e volumoso precisa de cuidados especiais, saiba como cuidar! (Foto: Freepik/Reprodução)

Apenas uma analise do seu cabelo pode determinar com 100% certeza o seu tipo de fio. No Brasil, essa analise é ainda mais essencial, visto que há uma miscigenação, misturando raças e surgindo mesclagem de fios. Mas os fios grossos possuem uma característica específica e podem ser lisos, cacheados ou crespo.

Geralmente, o cabelo grosso é mais volumoso, com bastante frizz e menos balanço. Outra característica do cabelo grosso e volumoso, é a resistência a tratamentos químicos e luzes, não fica fragilizados (se estiver saudável), com facilidade. O volume vem desde a raiz e os frizz são mais comuns na ponta.

+ Francesinha colorida: +30 maneiras de inovar o clássico das unhas

Como cuidar de cabelos grosso e volumoso?

Um dos problemas mais comuns do cabelo grosso, como citado, é o ressecamento e com o ressecamento outro problema surge, o frizz. Mas é possível se livrar desses incômodos cuidando adequadamente dos fios. Veja agora um passo a passo para recuperar os fios e ter um cabelo saudável em casa.

O cabelo grosso e volumoso é mais ressecado. Isso acontece por causa da estrutura do fio, que é mais grossa e assim, a passagem de água da raiz até a ponta sofre um pouco no processo. Ou seja, quando a água chega até as pontas, já está em menor quantidade e com isso, acaba deixando as pontas ressecadas.

Por esse motivo, invista em um cronograma capilar, para devolver hidratação e todos os nutrientes necessários para ter o fio saudável. O cronograma é composto por três passos:

  • Hidratação: feito com uma máscara capilar para o seu tipo de cabelo, duas vezes na semana (devolve água aos fios);
  • Nutrição: devolve os nutrientes perdidos causados por agentes externos e traz de volta o brilho os fios. Pode ser feito uma vez na semana com produtos específicos para o seu tipo de cabelo;
  • Reconstrução: ajuda a reconstruir o fio que está danificando, com queratina. Nesse caso, se usar a queratina pura, use apenas uma vez a cada 15 dias.

Leia mais em: cronograma capilar para crescimento: saiba como fazer o seu em casa

Invista em produtos para seu tipo de cabelo

Os produtos certos fazem toda a diferença. Muitas vezes, algumas mulheres pagam caro em uma determinada linha de produtos para o cabelo e não tem o resultado esperado. Isso pode acontecer por não escolher o ideal para o seu tipo de fio. No mercado e em marcas profissionais, existem opções para todos os tipos de fios. Se estiver com dúvida, vá até um salão e peça ajuda para identificar corretamente a sua estrutura capilar.

como cuidar do cabelo grosso e volumoso
Aprenda como cuidar do cabelo volumoso e grosso (Foto: Unsplash)

Prefira água fria

A água quente deixa o cabelo com muito mais frizz e ressacado, por esse motivo, evite ao máximo se você tiver um cabelo grosso e volumoso. Como citado, uma das características desse tipo de fio é o frizz e o ressecamento, por isso, evitar a água quente é um dos passos mais importantes para ter o cabelo saudável. Se não conseguir usar a água gelada, opte sempre pelo morno.

+ Como controlar o frizz: dicas para acabar de vez com o problema

Cuidado com o shampoo

Se possível, invista em shampoo sem sulfato para lavar os fios uma vez na semana. Sulfato é o detergente colocado dentro dos shampoos e são responsáveis pela espuma. Mas, o seu excesso pode provocar o ressecamento dos fios.

Além disso, jamais aplique o shampoo nas pontas do cabelo, deixe que a espuma escorra pelos fios, sem esfregar. Além de deixar ressecado, lavar o cabelo da forma errada, pode trazer pontas duplas e deixar as pontas completamente quebradiça.

Qual o melhor corte para cabelo grosso e volumoso?

Manter o corte do cabelo, além de trazer uma boa aparência aos fios, previne pontas duplas e ajuda a acelerar o processo de crescimento. O cabelo grosso é pesado e não possui um balanço ideal, para isso, aposte no corte em camadas, que irá dar leveza aos fios. Por deixar mais leve, o corte irá ajudar o seu cabelo segurar mais tempo a hidratação. Outro corte que pessoas com esse tipo de cabelo também podem apostar é no repicado, que da mesma forma do corte em camada, traz um balanço aos fios e ajuda a deixar o volume mais harmônico.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy