Como amadurecer abacate: 5 truques para testar em casa

0

Muitas vezes, durante a compra, você acabou pegando um abacate verde e ficou com vontade de come-lo, mas o gosto não seria o mesmo. Parece sem solução e terá que comer a fruta sem estar na maneira ideal, mas, ao contrário do que pensam, é possível fazer com que amadureça mais rápido e assim, ser aproveitado da melhor forma e com o melhor sabor. Aprenda truques fáceis e saiba como amadurecer o seu abacate de forma eficiente.

Naturalmente, o abacate leva até seis dias para amadurecer completamente e estar no ponto ideal para o consumo, levando em consideração um clima ambiente, entre 25 graus. Em dias mais quentes, o processo pode ser mais rápido, como em dias frios poderá ser mais lento.

Para acontecer o processo natural, é sempre importante deixar fora da geladeira, pois pode desacelerar esse processo e irá demorar para o seu abacate ficar pronto para o consumo.

No processo natural, quando está maduro, a casca costuma ficar um verde escuro e menos brilhante. Se tiver um verde claro e brilhante, deixe amadurar mais alguns dias ou realize os truques abaixo.

+ Óleo de abacate nos cabelos acelera o crescimento e nutre profundamente

Truques para amadurecer abacate

Aprenda truques para amadurecer a sua fruta mais rápido e assim, aproveitar em uma refeição saborosa:

Coloque o abacate no sol

O calor faz com que o abacate amadureça mais rápido, por isso em cidades quentes, se o consumo não for rápido, pode acabar perdendo a fruta. Ou seja, o calor é uma boa forma de acelerar esse processo.

Para essa dica, basta colocar a sua fruta dentro de um saco de papel (pode ser um saco de pão simples) e coloque a fruta no sol. Deixe por algumas horas e vá observando para ver se seu abacate está amadurecendo. O clima da sua cidade irá influenciar na aceleração, podendo levar até 1 dia ou apenas algumas horas.

+ Hidratação com abacate: 5 máscaras caseiras para recuperar fios danificados e sem vida

Utilize o forno

Mais uma vez o calor sendo usado para acelerar o processo de amadurecimento do abacate. Para amadurecer ainda mais rápido, uma boa alternativa é colocar no forno e cozinhar a sua fruta.

Para fazer, basta embrulhar o seu abacate em um papel alumínio e leve ao forno por 10 minutos em uma temperatura de 90 graus. Se por acaso passar o tempo, é só colocar na geladeira para interromper o processo de amadurecimento. Após esse período, já está bom para o consumo.

Use o micro-ondas para amadurecer o abacate

Também dá para usar o micro-ondas e aproveitar o calor para amadurecer a fruta. Ao contrário do forno, o processo é bem mais rápido e por isso, todo cuidado é pouco, pois pode passar e alterar completamente o sabor.

Não pode enrolar o abacate em alumínio, coloque sozinho dentro do micro-ondas e aperte 30 segundos (se o seu aparelho for muito potente, coloque apenas 15). Espere esse tempo, abra e espete com um garfo, se amoleceu já está pronto para o uso, caso contrário coloque mais 30 e vá repetindo esse processo até chegar no ponto ideal.

como amadurecer abacate rápido
Aprenda truques para amadurecer o abacate (Foto: Unsplash)

Fruta madura junto com o abacate

Para amadurar o seu abacate, pode ser utilizado frutas climatéricas, ou seja, frutas que, assim como o abacate, também amadurecem depois da colheita. As melhores opções são bananas, mamão, maçã e entre outros.

Para acelerar esse processo, enrole uma banana ou maçã madura (a banana fica mais fácil para utilizar), em um papel alumínio e deixe-as juntos até que chegue no ponto de consumo. Esse processo pode diminuir os dias, de 6 para menos, mas ainda sim não é um amadurecimento instantâneo, mas conserva melhor o sabor.

Como amadurecer o abacate com farinha de trigo

Por fim, mais um truque para você testar em casa e amadurecer sua fruta mais rápido. Em um recipiente deposite seu abacate e coloque a farinha de trigo até que cubra a fruta inteira. Deixe de um dia para o outro, é necessário que fique 24 horas para que o processo acelere. Veja se chegou na consistência, se não, deixe por mais algumas horas.

Abri o abacate e estava verde, e agora? 

Bom, se você já abriu, os truques acima não vão te salvar e só terá que esperar o tempo fazer o seu processo. Mas, para que a fruta não estrague ou fique preta, você deve levar imediatamente para a geladeira. Feche novamente o abacate, se possível, enrole em um plástico filme para que fiquem grudados e leve para a geladeira.

Lá, deixe o abacate amadurecer naturalmente. Na geladeira o processo é mais lento, então, pode levar mais do que seis dias para que sua fruta esteja no ponto certo, contudo, sempre vá verificando se amoleceu ou não.

+ Abacate: 10 receitas que irão surpreender seu paladar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy