Chá de maracujá: descubra os benefícios e aprenda receitas calmantes naturais

0

O chá de maracujá é uma opção natural e muito saborosa para quem deseja se livrar dos efeitos do estresse. Além disso, a bebida também pode ser combinada com outros ingredientes, potencializando ainda mais a calmaria. Confira:

 

Quais os benefícios do maracujá para a saúde?

Em primeiro lugar, o chá de maracujá concentra os benefícios da fruta, que faz parte do gênero Passiflora. De acordo com o Viva Bem, o nosso país possui mais de 150 espécies de maracujá silvestre, somando mais de 600 na região tropical das Américas.

De sabor azedinho ou doce (afinal, varia de acordo com a espécie), a fruta é fonte de vitamina C, fósforo, magnésio e potássio. Também fornece fibras e faz parte da lista de frutas low carb, ou seja: aposta certa para quem está de dieta.

 

benefícios do maracujá
Imagem: Reprodução / Unsplash

Além disso, o consumo da polpa auxilia no combate da ansiedade e do estresse, uma vez que o maracujá é rico em magnésio e flavonóides. Esses atuam tanto no sistema nervoso central quanto no controle do estresse. Por se tratar de uma fruta rica em vitamina C, também apresenta que aumentam a imunidade e protegem as células dos danos causados por radicais livres.

Por fim, o melhor de tudo é a versatilidade da fruta, pois dela tudo se consome. Desde o chá de maracujá que pode ser feito com cascas, polpa ou folhas, até o próprio consumo em forma de farinhas, feitas tradicionalmente a partir da casca.

 

As melhores receitas de chá de maracujá para acalmar

receitas de chá de maracujá
Imagem: Reprodução / Foodaciously

 

De modo geral, quem busca pelas receitas do chá de maracujá está de olho nas propriedades calmantes naturais da fruta. Ainda que o maracujá, em si, não seja rico em Passiflora, a bebida pode, de fato, auxiliar no controle do estresse.

Portanto, se você busca uma maneira natural de aliviar os sintomas da tensão, ansiedade e insônia, vale sim experimentar essas receitas. E, é claro, não esqueça de consultar um médico, pois assim o profissional saberá indicar a dosagem ou até mesmo as terapias complementares para combater os sintomas.

 

1. Chá de camomila, maracujá e cidreira

Para começar, um trio conhecido pelas suas propriedades calmantes e que induzem o sono. Tanto o maracujá quanto a camomila e a erva-cidreira auxiliam no controle da ansiedade, relaxam e reduzem os efeitos do estresse.

 

Ingredientes:

  • 1 colher (chá) de camomila seca
  • 250 ml de água
  • 1 colher (chá) de capim cidreira seco
  • 1 colher (chá) de folhas secas de maracujá

 

Modo de preparo:

  1. Para começar, ferva a água e, assim que levantar fervura, adicione os chás;
  2. Desligue e abafe por cerca de 5 minutos, depois é só coar e beber;
  3. Uma vez que se trata de um chá calmante, o ideal é beber à noite, próximo da hora de dormir. Gestantes, lactantes e pessoas que sofrem com pressão baixa devem consultar um médico antes de inserir a bebida na rotina.

 

Quer aprender receitas de chás diuréticos que funcionam? Então aproveite para conferir a Academia De Chás, onde você vai aprender a fazer o famoso Chá Secreto da Camila Monteiro e muitas outras combinações para acelerar a perda de peso.

 

2. Chá de maracujá para dormir bem

Na sequência, a receita original e que é a queridinha de quem sofre com insônia. Aqui ressaltamos que o chá pode ser feito tanto com as folhas secas quanto com a polpa. Contudo, as quantidades mudam um pouco e, por isso, vamos explicar o passo a passo para ambas.

 

Ingredientes:

  • 1 colher (chá) de folhas secas de maracujá ou a polpa fresca de 1 unidade da fruta;
  • 250 ml de água

 

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, se você optou pelas folhas secas, basta ferver a água, desligar, adicionar as folhas e abafar por 5 minutos antes de beber;
  2. Por outro lado, quem deseja preparar a bebida com a polpa deve ferver tudo junto por 10 minutos. Depois basta desligar, coar e beber.
  3. Se necessário, adoce. O mel é uma boa opção para aumentar a imunidade.

3. Chá de hortelã e polpa de maracujá

Por último, combinar o maracujá com a hortelã traz muita refrescância. Essa mistura também auxilia na digestão enquanto relaxa, induz o sono e ajuda a equilibrar os hormônios femininos. Interessante, não é mesmo? E o melhor: muito fácil.

Ingredientes:

  • 100 ml de polpa de maracujá
  • 5 a 10 folhas de hortelã
  • Mel ou açúcar mascavo

 

Modo de preparo:

  1. Para preparar esse poderoso calmante natural, basta ferver todos os ingredientes por 10 minutos.
  2. Então é só coar e se deliciar com a mistura, que deve ser bebida à noite.

 

Gosta de chás e calmantes naturais? Então aproveite e leia também:

Chás para ansiedade: saiba quais são as melhores plantas para acalmar

Chá de ipê roxo melhora o humor e tem propriedades anticancerígenas

Calmantes naturais: soluções poderosas para combater ansiedade e insônia

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy