Chá de artemísia: para que serve e como prepará-lo

0 30

Artemísia, é uma planta medicinal que originária da China, mas é cultiva em diversos países, incluindo no Brasil, onde o uso é bastante popular por causa dos benefícios. É conhecida também pelos nomes camomila-do-campo, erva-de-são-joão e rainha-das-ervas. Aprenda a fazer o uso desse chá, como preparar e para que serve.

Por ser uma erva medicinal muito popular e com os benefícios comprovados, é fácil de encontrar no Brasil. Vende-se em farmácias e lojas de produtos naturais. Além do chá, também é possível usar como óleo essencial, também vendido em farmácia e em casas de produtos naturais.

+ Café verde: entenda os benefícios e como incluir na sua rotina

Para que serve o chá de artemísia

Seus benefícios medicinais já foram comprovados e por isso é tão usada. Em 2015, após anos de uso, o componente da planta, artemísia, foi prestigiado no prêmio Nobel da Medicina por causa do seus efeitos importantes na cura de pacientes com malária.

Para esse benefício, é importante um acompanhamento médico e fazer o uso da maneira que foi indicada. O chá comum não é utilizado para esses fins, mas pode ser um grande aliado da sua saúde, promovendo uma séries de benefícios.

O primeiro benefício, é o uso do chá para tratar problemas de digestão, como azia, queimação, dores no estômago, perda do apetite e entre outros problemas gastrointestinais. É usado também para aliviar tosses e sintomas de resfriados.

O consumo do chá de artemísia pode auxiliar no controle do ciclo menstrual, alívio dos sintomas pré-menstruais e diminuir os sintomas da menopausa. Outro benefício muito importante do chá, é o seu poder de calmante, diminuindo o estresse, ansiedade e até alguns sintomas leves da depressão.

Assim como a maiorias dos chás, é diurética, auxiliando na eliminação de líquidos e assim, aliviando o inchaço causado pela retenção de líquido. Não parou por aí os benefícios dessa planta medicinal, a artemísia é ótima para tratar infecções parasitárias, como lombrigas e vermes.

Chá de Artemísia
Para que serve e como usar o chá de artemísia (Foto: Chá e Cia)

+ Dieta da proteína: o que é, como funciona, o que comer e quem defende a prática polêmica!

Como preparar o chá Artemísia

A planta não deve ser consumida in natura, por isso, é importante comprar os sachês com a artemísia pronta para o consumo. Além disso, sempre olhe a data de validade antes do preparo. Para fazer é bem simples, siga o passo a passo abaixo:

Ingredientes

2 colheres de sopa da folha;
1 litro de água.

Modo de preparo 

1- Em primeiro lugar ferva a água;
2- Quando estiver em ebulição, despeje as duas colheres de sopa da folha dentro da água. Desligue o fogo e deixe descansar;
3- Após esfriar, coe e está pronto para o consumo.

Contraindicação e orientações de consumo

Antes de qualquer alteração na sua alimentação e inserir chás, é imprescritível consultar um médico e um nutricionista antes. Por dia, poderá tomar duas xícaras, mas não ultrapassar três dias seguidos do consumo sem recomendação médica.

Além disso, o chá de artemísia não é indicado para algumas pessoas, saiba se está na lista:

1- Grávidas;
2- Lactantes sem acompanhamento médico;
3- Menores de 18 anos sem acompanhamento médico;
4- Pessoas com alergias ou sensibilidade à erva;
5- Pessoas em tratamentos com qualquer tipo de remédio;
6- Pessoas que sofrem com problemas gastrointestinal sem recomendação médica.

+ Emagrece e alivia sintomas da TPM: conheça os benefícios da caminhada

Efeitos colaterais

Assim como qualquer outro chá, a artemísia pode trazer efeitos colaterais se o uso for exagerado ou a pessoa que consumir possuir sensibilidade à erva. O consumo pode causar náusea, insônia, diarreia, convulsões, vertigens e alucinações.

Se após o consumo, aparecer qualquer efeito adverso, como os citados anteriormente, suspenda o consumo imediatamente. Caso os sintomas persistam, um médico deverá ser consultado.

Fontes: 

Biotech Town, 2021. Por que a ciência considera a artemisia annua uma planta milagrosa?. Disponível em: <https://biotechtown.com/blog/artemisia-annua/>. Acesso em: 24 de set. de 2021.

Ecycle, 2021. Artemísia: benefícios, propriedades e efeitos colaterais. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/artemisia/#Modo-de-fazer>. Acesso em: 24 de set. de 2021.

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy