Café verde: entenda os benefícios e como incluir na sua rotina

O café verde ganhou espaço na mesa dos brasileiros. Recentemente, esse produto ganhou destaque e chama cada vez mais atenção graças aos seus ativos, muito mais concentrados do que na versão torrada. Descubra tudo sobre o grão:

 

O que é e para que serve o café verde?

Para começar, vamos aos fatos que fizeram a fama desse produto. Primeiramente, chamamos de café verde o grão cru da bebida. Isto é: aquele que não passou pelo processo de torra.

Por esse motivo, ele contém mais nutrientes. Um deles é o ácido clorogênico, composto que contém efeitos antioxidantes e que combatem a inflamação. O corpo rapidamente absorve e metaboliza o ácido clorogênico. Isso significa que nossos corpos podem facilmente tirar proveito de seus benefícios incríveis.

 

Diferença entre café torrado e verde. Imagem: Reprodução / Chateau Rouge

 

Certamente, a bebida surpreende pelo sabor. Diferentemente do que estamos acostumados, esse café tem um aroma suave e sabor herbal, quase como um chá verde suave.

Outra vantagem é que o extrato de café verde contém menos cafeína do que o equivalente torrado. Uma porção de café contém cerca de 100mg de cafeína. Por outro lado, a mesma porção de café verde contém apenas 20 mg da substância.

Entre os adeptos, a narrativa que popularizou a bebida foi a do emagrecimento. Dito isso, é fato que o café verde é vendido como um suplemento para acelerar a perda de peso. E ele realmente pode ajudar nessa questão.

 

 

Benefícios para a saúde

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O processo de torra altera o sabor, o aroma e a cor do grão. Também altera a estrutura química e a concentração de nutrientes. Isso significa que os benefícios para a saúde associados ao consumo de café regular e do extrato de café verde são bem diferentes.

 

1. Pode auxiliar na perda de peso

Em 2012, o extrato de café verde foi promovido como um suplemento milagroso para perda de peso pelo médico famoso e apresentador de talk show Dr. Oz. Desde então, muitos especialistas em saúde refutaram a noção de que ela tem algum impacto significativo no peso.

Mesmo assim, o extrato de café verde continua sendo um dos suplementos emagrecedores mais populares do mercado. De fato, os estudos em animais confirmam as propriedades termogênicas dele, embora as pesquisas em humanos tenham sido inconclusivas.

 

2. Normaliza os níveis de açúcar no sangue

O extrato de café verde também ajuda a reduzir a inflamação, o que tem efeitos positivos nos níveis de açúcar no sangue. De fato, o grão de café cru demonstrou reduzir o acúmulo de gordura e a resistência à insulina, e pode até reduzir a absorção de glicose em pessoas obesas.

 

3. Contém poderosos ativos  anti-idade

Conforme explicamos anteriormente, o café verde é rico em antioxidantes, que por sua vez auxiliam a retardar os efeitos do envelhecimento. Por esse motivo, o ativo virou queridinho da indústria da beleza, especialmente para aplicação tópica.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ademais, a alta concentração de ácido clorogênico presente no extrato de café verde reduz a vermelhidão associada à exposição excessiva ao sol. A cafeína também contém propriedades anti-idade. Isso porque ela limita os danos causados pela luz, diminui a aspereza da pele e reduz as rugas e pés de galinha.

 

 

Veja como ele é diferente do café tradicional! Imagem: Reprodução / Times of India

 

4. Melhora os níveis de energia, concentração e humor

De acordo com a Sociedade de Psicologia Norte-Americana, a cafeína produz efeitos significativos no desempenho psicomotor e cognitivo. Também favorece o bem-estar psicológico, pressão arterial e desempenho atlético.

Outros estudos ainda mostraram que a cafeína é capaz de alterar a atenção, o estado de alerta, a motivação e os tempos de reação, para citar alguns. No entanto, muitas vezes a ingestão causa agitação e até ansiedade. Por isso, nesses casos,  o café verde pode ser uma substituição interessante.

Uma vez que a concentração da substância é menor, o seu consumo não gera um pico tão grande de cafeína no sangue. Assim dá para aproveitar os benefícios sem os efeitos colaterais da bebida.

 

Consumo e ingestão de café verde

Os grãos de café verde são certamente fotogênicos. Imagem: Reprodução / Formula Swiss

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Geralmente, o café verde é vendido tanto em grãos quanto em cápsulas. Além disso, também é possível encontrar o extrato do produto em pó. Para comprar, basta procurar em lojas de produtos naturais.

Apesar do consumo ser considerado seguro, especialistas alertam que os dados ainda são insuficientes para estabelecer recomendações claras de dosagem máxima.

Dito isso, o Health Line informa que os estudos mais recentes utilizaram doses de até 400 mg de extrato de café verde duas vezes ao dia, sem efeitos negativos. Ainda assim, o ideal é consultar um médico de confiança antes de iniciar a ingestão de qualquer suplemento.

 

Quais os efeitos colaterais do café verde?

Por fim, vale dizer que o café verde em excesso apresenta os mesmos efeitos colaterais da versão torrada. Isto é: aqueles causados pelo excesso de cafeína. Entre eles, fique atento para taquicardia, irritação estomacal, inquietação e ansiedade. Ademais, caso experimente qualquer um desses sintomas, suspenda o uso imediatamente.

Comentários (0)
Comentar