Chás para ansiedade: saiba quais são as melhores plantas para acalmar

Se você tem ansiedade, desde que não seja uma condição patológica (nesse caso, procure um médico), as plantas podem ser grandes aliadas para relaxar, acalmar a mente e até para proporcionar uma noite de sono melhor. Os chás para ansiedade são usados há séculos para aliviar os sintomas do problema que afeta grande parte da população mundial. Confira essa lista com cinco opções de chás que vão te ajudar a se sentir melhor.

Chá de camomila para ansiedade

Foto: Conger Design

O chá de camomila é um dos mais populares quando falamos em chás para ansiedade. Isso porque a planta, que tem um aroma delicioso, é conhecida pelas suas propriedades calmantes. Ela diminui a hiperatividade do cérebro, ajuda a relaxar, alivia o estresse e, ainda, ajuda a ter uma noite de sono mais tranquila. O chá pode ser preparado com folhas secas de camomila ou, ainda, você pode comprar sachês disponíveis em supermercados e farmácias. Mas, atenção: evite se estiver grávida.

Chá de lavanda para insônia

Foto: Marina Pershina

A lavanda é muito utilizada na aromaterapia graças às propriedades calmantes do óleo essencial. Mas, além de ser um tratamento aromaterápico, essa planta incrível também pode se transformar num chá calmante, que alivia os sintomas da ansiedade, especialmente à noite. A ingestão de lavanda age diretamente sobre o corpo e, portanto, seus efeitos podem ser sentidos em questão de minutos. Para preparar o chá, você vai precisar dos botões roxos da planta para fazer uma infusão em água quente.

Chá de melissa para estresse e ansiedade

Foto: Pixabay

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O chá de melissa (ou erva-cidreira) é relaxante muscular e calmante e, por isso, é um ótimo aliado no combate ao estresse e à ansiedade.  As propriedades da planta atuam diretamente no sistema nervoso e melhoram o humor e o sono. Com sabor refrescante e suave, o chá de melissa também pode aliviar as cólicas menstruais. Assim como a camomila, a melissa também é encontrada em sachês. Mas, você pode preparar o chá com a planta desidratada.

Chá de passiflora para tensão

Foto: Felipe Augusto

Quer uma bebida poderosa para acalmar a mente em um momento de tensão? Então, experimente consumir o chá de maracujá, que é mais potente que o suco da fruta. Ele está na lista dos melhores chás para ansiedade porque tem ação sedativa, analgésica e calmante. Também conhecido como passiflora, o chá de maracujá pode ser preparado com a infusão de folhas frescas, secas ou trituradas. Gestantes devem evitar.

Chá de valeriana para ansiedade

Foto: Pixabay

A valeriana é popularmente conhecida na forma de cápsulas fitoterápicas que são encontradas nas prateleiras das farmácias. Mas, o chá feito com a raiz da planta é um excelente aliado no combate à ansiedade por ter propriedades calmantes. Além disso, a valeriana induz o sono e, por isso, é uma boa escolha para a ceia. Você pode encontrar as raízes para o chá em lojas de produtos naturais e a bebida pode ser consumida quente ou gelada.

Foto: Pixabay

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Chásaúde mental
Comentários (8)
Comentar