Cabelo opaco: aprenda como dar brilho e recuperar a saúde dos fios

Um cabelo opaco e sem brilho é o terror de muitas mulheres. Contudo, ainda que os fios estejam extremamente danificados, um bom cronograma capilar aliado aos produtos corretos pode fazer toda a diferença. Se esse for o seu caso, fique de olho nas nossas dicas:

 

O que é um cabelo opaco?

Para começar, um cabelo opaco é facilmente identificado não apenas pela falta de brilho, mas também pelos danos. Geralmente isso ocorre quando os fios estão quebradiços e sem vida, apresentando quebra ou pontas duplas.

Para além da estética, é preciso ficar de olho pois as madeixas opacas também podem ser sinal de que algo no seu corpo não está muito bem. Isso porque tanto a má alimentação quanto a falta de hidratação afetam diretamente a aparência das unhas e cabelos.

Ademais, acúmulo de resíduos e agressões como sol, calor, poluição e procedimentos químicos também afetam o brilho das madeixas.

 

Fiona Barron (Reprodução / Instagram)

 

Como evitar a opacidade capilar

Primeiramente, é preciso se certificar se o problema é de saúde ou meramente estético. Portanto, antes de tudo converse com o seu médico e peça por um exame de sangue completo. É interessante analisar, junto com o profissional, os estoques de ferro e vitaminas, em especial as do complexo B, como a biotina e a vitamina B12. Ademais, vale lembrar de beber bastante água, chás e sucos para manter a hidratação em dia.

Para evitar que os cabelos fiquem opacos, também é interessante adotar alguns cuidados no dia a dia.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

1. Use sempre protetor térmico

O produto é deve ser usado sempre que você for secar os cabelos ou estilizar com chapinhas, babyliss e qualquer outra ferramenta que use o calor.

Quando não usamos o protetor térmico e submetemos o cabelo constantemente ao calor, o fio acaba perdendo a barreira natural de proteção. Com isso, as escamas se abrem e, como consequência, as madeixas perdem sua umidade, resistência e brilho natural. Portanto, vale a pena adotar esse hábito na rotina.

 

Imagem: IGK Hair (Reprodução / Instagram)

 

2. Mantenha um cronograma capilar

Na sequência, outra dica importante para evitar os cabelos opacos: mantenha a rotina de hidratação e nutrição. Mesmo que os fios estejam saudáveis, é possível adaptar um cronograma capilar para manter a saúde das madeixas em dia.

Por outro lado, se você não é muito fã da técnica, vale investir nas hidratações caseiras. Elas são mais rápidas, é claro, e podem ser adaptadas com ingredientes simples. A hidratação com Maizena, por exemplo, é super eficiente na hora de restaurar o brilho dos fios.

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

3. Enxágue corretamente os fios

Por último, a terceira dica é caprichar no enxágue. Isso porque o acúmulo de produtos pode acabar deixando o cabelo pesado, sem movimento e sem brilho. Com o tempo, esse acúmulo acaba impedindo que a hidratação penetre no fio, o que resulta em madeixas sem brilho, ressecadas e elásticas.

Também vale à pena incluir o shampo anti resíduo na lista de compras. Ele serve para fazer uma limpeza pesada, eliminando qualquer acúmulo. Porém, caso a situação dos seus cabelos seja mais grave, o ideal é apostar em um bom detox capilar caseiro ou, ainda, investir em uma terapia capilar.

 

Como dar brilho no cabelo opaco?

Imagem: IGK Hair (Reprodução / Instagram)

 

Agora que você já sabe todas as causas e algumas soluções para o pesadelo dos cabelos opacos, vale dizer que alguns procedimentos simples podem resolver o problema rapidamente.

O mais conhecido é certamente o banho de brilho com tinta. Ele trata os fios, enquanto devolve a cor e, é claro, deixa as madeixas super brilhantes. Já para quem tem os cabelos pretos, vale experimentar o banho de petróleo. A técnica também pode ser feita em casa e deixa as madeixas com cara de salão.

Contudo, o ideal mesmo é investigar a raiz do problema. Se o cabelo está opaco e sem vida por agressões externas, é interessante pensar em uma reposição de massa capilar. Essa, por sua vez, age profundamente e devolve os nutrientes e proteínas perdidos naturalmente.  Outra alternativa bem bacana é a blindagem capilar, que protege e restaura a saúde dos fios danificados.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Durante a manutenção dos cuidados, invista em máscaras nutritivas ou hidratantes com ingredientes poderosos como proteína de trigo, vitaminas, óleo de Argan e até mesmo o brasileiríssimo óleo de murumuru. Todos esses ativos são altamente hidratantes e resolvem, com facilidade, a opacidade capilar.

Comentários (0)
Comentar