Terapia capilar previne e trata queda, oleosidade, caspa e seborréia

A terapia capilar é um procedimento que combina métodos de prevenção e tratamento de doenças relacionadas aos cabelos e ao couro cabeludo.  Queda, seborréia, caspa e oleosidade excessiva são algumas das queixas mais comuns que podem ser tratadas através dessa terapia especializada.

 

O que é e como funciona a terapia capilar?

Diariamente, entramos em contato com inúmeros agentes que podem acabar danificando a fibra capilar. Entre eles, uso excessivo de chapinhas e secadores, a poluição, exposição solar e até mesmo hábitos pouco saudáveis podem contribuir para o surgimento de muitos problemas que afligem homens e mulheres.

Foi por isso que surgiu a terapia capilar. O procedimento é feito com acompanhamento de um especialista e serve para auxiliar na prevenção e tratamento dessas doenças relacionadas ao couro cabeludo.

Em primeiro lugar é feita a análise capilar e só então o terapeuta irá dar o diagnóstico. Depois disso, é hora de definir os passos necessários para sua terapia. Ela dura (em média) de cinco a 10 sessões semanais. Os tratamentos dentro do cronograma podem ser feitos no salão ou em casa, sob orientação profissional.

 

Imagem: Lesley Buckle (Reprodução / Instagram)

 

Diagnóstico

Também conhecido como tricograma, o diagnóstico é feito com uma câmera que aumenta o fio do cabelo em até 200 vezes. Assim o terapeuta capilar consegue identificar quais são as falhas no ciclo do fio e também os problemas que envolvem a oxigenação, nutrição irrigação da fibra capilar.

Caspa, oleosidade, seborreia e danos causados pelas micro agressões diárias podem ser vistos durante o processo. Após o diagnóstico, é hora de iniciar o tratamento.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Aliás, quanto mais cedo a terapia capilar foi iniciada, maiores as chances de recuperar em 100% os fios. Segundo os especialistas, o ideal é começar entre os 15 a 25 anos.

 

Quem pode fazer a terapia capilar?

Nos últimos anos, a terapia capilar vem ganhando cada vez mais destaque na mídia. Hoje em dia ela é oferecida nos melhores salões de beleza também clínicas especializadas. Desde que feita com um profissional qualificado, a terapia pode ser feita por todos, quando houver recomendação.

Isso porque o procedimento serve para prevenir e tratar alguns problemas comuns que afligem tanto homens quanto mulheres, inclusive a calvície.

 

Benefícios da terapia capilar

  • Auxilia no combate à queda de cabelo;
  • Também ajuda a diagnosticar o que está ocasionando a perda dos filhos;
  • Combate a oleosidade excessiva e desobstruir os folículos capilares;
  • Fortalece a cutícula, deixando o cabelo mais saudável e apto para receber nutrições e hidratações;
  • Estimula a circulação local e acelera o crescimento dos fios;
  • Ainda indicada em casos de alergias como dermatite seborreica:
  • Fortalece a cutícula, deixando o cabelo mais saudável e apto a receber nutrições e hidratações;
  • Estimula a circulação local e acelera o crescimento dos fios;
  • Ainda é indicada em casos de alergias como seborréia e dermatite.

 

Imagem: Sarmad Janem (Reprodução / Instagram)

Quando fazer

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A terapia capilar deve ser feita por quem deseja reverter desequilíbrios, tais como dermatite seborréica , foliculite, prurido, descamação, oleosidade excessiva, queda e calvície.

Essas são certamente as reclamações mais comuns em relação aos cabelos e muitas pessoas tentam tratar os sintomas apenas com shampoos e cremes especiais. No entanto, tratam-se de doenças ou desequilíbrios que podem ter causas diversas e sem determinar a causa, fica difícil solucionar o problema. Tanto os fatores internos (disfunções hormonais, carência de vitaminas para o cabelo, estresse) quando as agressões externas podem ser a causa desses desconfortos. Geralmente o cabelo é um reflexo da saúde, mas não dá para ignorar o fato de que as colorações, alisamentos, exposição solar, poluição e outros agentes agressivos também possui um papel fundamental no aspecto das madeixas.

Portanto, se você notar qualquer um desses sintomas no seu cabelo, o ideal é procurar um salão especializado e agendar uma avaliação do couro cabeludo. Assim o terapeuta capilar irá fazer o diagnóstico correto e então iniciar a terapia capilar.

Comentários (1)
Comentar