Cabelo oleoso? Descubra 5 hábitos para deixar os fios mais bonitos

Quem sofre com o cabelo oleoso sabe que qualquer mudança na rotina pode agravar o problema. Por isso, reunimos 5 hábitos simples que vão ajudar no controle e na beleza dos fios:

 

Afinal, por que o cabelo fica oleoso?

Primeiramente, é preciso entender que o cabelo produz gordura normalmente. Ou seja, a oleosidade é produzida nas glândulas sebáceas do couro cabeludo e ela serve para proteger o fio dos danos externos, bem como manter a hidratação.

Contudo, quando o sebo é produzido em excesso, a oleosidade fica aparente nos cabelos. Isso ocorre tanto por fatores genéticos (cerca de 5% da população tem cabelo oleoso) quanto por problemas de saúde e danos externos. Aliás, até mesmo um cabelo normal pode ficar oleoso caso o indivíduo lave excessivamente, causando um efeito rebote.

 

Imagem: Maria Thatill (Reprodução / Instagram)

 

Por último, assim como a oleosidade excessiva incomoda, a falta dela também pode causar problemas. Nesse caso, o cabelo fica ressecado, poroso e sem vida. É comum, ainda, que as cacheadas sofram mais com o ressecamento, já que o formato dos fios impede que a oleosidade chegue até a ponta.

 

Como cuidar do cabelo oleoso?

Agora que você já sabe das causas da oleosidade, é hora de aprender os cuidados essenciais com o cabelo oleoso. Mantendo uma rotina adequada, é possível contornar a predisposição genética. E, por outro lado, quem sofre com o excesso de sebo causado por agressões externas pode até mesmo solucionar o problema.

 

1. Cuidado com a frequência da lavagem

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Em primeiro lugar, a dica mais importante. É comum que quem sofre com o cabelo oleoso pense que, quanto mais lava, melhor fica. Contudo, a lavagem excessiva pode causar efeito rebote.

Isso ocorre quando o organismo entende que a camada lipídica protetora foi removida e, portanto, os fios estão expostos à agressões. Com isso, o couro cabeludo acaba produzindo ainda mais oleosidade. Nada legal, não é mesmo?

Embora a lavagem diária funcione para todas, nem sempre ela é benéfica. Portanto, se o excesso de sebo parece ter causa genética, o ideal é consultar um dermatologista para compreender o que está agravando o problema.

 

2. Aposte no detox e na esfoliação

Sabia que o detox capilar caseiro pode ajudar? Ele promove uma limpeza profunda e remove os resquícios de produtos químicos que acabam entupindo os folículos capilares e deixando os fios pesados. Por outro lado, quem não tem paciência de seguir o protocolo pode investir em uma boa esfoliação capilar.

De modo mais simples que o detox, ela ajuda a limpar a raiz e deixa os fios do cabelo oleoso mais saudáveis.

 

 

Imagem: Bellami Hair (Reprodução / Instagram)

 

3. Cuidado com a temperatura da água

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Em terceiro lugar, o banho quente. É preciso ter cuidado, uma vez que o calor excessivo pode danificar os fios. Além de ressecar as pontas, ele ainda contribui para aumentar a oleosidade na raiz.

Como a água quente remove o sebo, o organismo acaba produzindo mais gordura para compensar. E isso, certamente, prejudica no longo prazo.

 

4. Escolha o shampoo e o condicionador corretos para o cabelo oleoso

Tanto os shampoos especiais para cabelo oleoso quanto o shampoo detox são boas apostas. Também vale procurar por ingredientes como o óleo essencial de melaleuca, que combate o excesso de sebo e ainda promove saúde capilar.  Uma vez ao mês ou a cada 15 dias, você pode usar um shampoo anti resíduo para limpar profundamente os fios.

O condicionador, por outro lado, precisa ter a fórmula ideal. Ele deve hidratar sem pesar. Ainda é importante ter cuidado com a aplicação. Por isso, aplique sempre nas pontas e com distância da raiz. Por fim, certifique-se de remover todo o produto antes de sair do banho.

 

Imagem: Bellami Hair (Reprodução / Instagram)

 

5. Intercale a lavagem com o shampoo a seco

Por último, ainda que a vontade de lavar os fios todos os dias seja grande, vale a pena investir em produtos específicos para limpar sem água. É o caso do shampoo a seco, que absorve a oleosidade e deixa os fios perfeitos na hora.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Esse é um daqueles itens que não pode faltar na vida de quem tem cabelo oleoso. Teste diversas marcas até achar a sua preferida e não desgrude mais.

Comentários (1)
Comentar