Cabelo castanho natural: 8 mandamentos do cuidado ideal

0 179

O cabelo com a cor natural, no caso o castanho, também merece cuidados especiais. Os cuidados são necessários para manter a cor sempre bonita e os fios brilhantes. E claro, vai além da estética, pois é necessário manter o tratamento dos fios para que fiquem fortes, sem quebra, sem queda e ainda cresça com força naturalmente. Aprenda o cuidado ideal para o cabelo castanho natural e ter um resultado de salão sem sair de casa.

Como cuidar do cabelo castanho natural?

Existem dois caminhos para seguir nos cuidados com o cabelo castanho natural. O primeiro para mulheres que não possuem nenhum tipo de química nos fios, como alisamentos e a segunda maneira para as mulheres que têm química no cabelo, seja ela qual for.

como cuidar do cabelo castanho natural
Kylie Jenner

Produtos específicos

Em primeiro lugar, comprar produtos específicos para o seu tipo de cabelo irá te ajudar a mantê-lo sempre lindo e com aparência que acabou de sair do salão. Se o seu cabelo tem a cor natural do castanho, mas passou por algum tipo de procedimento químico, invista em produtos para esse tipo, desde o shampoo até a máscara capilar.

Já o cabelo natural virgem, que não possuí nenhum tipo de química, pode investir no para todos os tipos de cabelo ou levando em conta o aspecto do seus fios, se são oleosos ou secos. Não é necessário comprar um para cabelo castanho tingido, foque no que o seu cabelo realmente precisa.

Hidratação

Seja natural ou com química, o cabelo precisa de hidratação para manter o brilho. O ideal recomendado por especialistas é fazer hidratação uma vez por semana em casa, com a máscara de sua preferência e a cada 15 dias, se possível fazer no salão para um cuidado ainda mais potente.

Evite fontes de calor

O cabelo castanho natural sem química sofre menos com a exposição de secador, chapinha e babyliss, mas isso não quer dizer que você não possa deixar um pouco de lado. Pelo menos uma vez na semana deixe o seu cabelo secar naturalmente ou sempre que possível. A fonte de calor pode ressecar os fios, deixá-los mais fracos e até sem brilho.

Mas, se você não consegue evitar o uso, principalmente de dia de semana, que precisa do cabelo seco mais rápido para o dia a dia, invista em protetor térmico. Jamais use fontes de calor sem essa proteção para não queimar os fios.

Óleo finalizador

O óleo dá um brilho no cabelo e o deixa mais hidratado. Por isso, pode aplicar nos fios após secar os fios (seja com o secador ou natural). Além do brilho que traz aos fios, o óleo também ajuda a controlar o frizz. Aplique somente no comprimento do cabelo e jamais na raiz. E atenção, deve-se aplicar depois de secar o cabelo e nunca antes.

Umectação noturna

Se você ainda não fez esse passo da beleza, você precisa começar hoje mesmo para perceber a diferença que faz nos fios. A umectação serve para nutrição dos fios, que assim como a hidratação, é importante para manter os fios saudáveis.

Para isso, escolha um óleo natural da sua preferência, os mais indicados são: óleo de coco, óleo de rícino, óleo de argan, azeite e óleo de abacate. Após, aplique no comprimento dos fios (jamais na raiz) e use uma touca de preferência de cetim para dormir. Na manhã seguinte, lave os fios normalmente e está pronto. Pode repetir o processo a cada 15 dias.

Não durma com o cabelo molhado

Sendo com química ou sem química, para manter o brilho dos fios é necessário que eles estejam saudáveis. Por isso, evite ao máximo dormir com o cabelo molhado. Além de deixá-lo mais propicio à queda e quebra, pode causar problemas dermatológicos como caspas.

Corte o cabelo

Muitas vezes o cabelo não consegue se recuperar das pontas duplas ou pontas ressecadas, por isso é importante cortar pelo menos as pontinhas. Não é necessário fazer um corte radical, apenas o necessário para deixar os fios com aspecto saudável.

+ Corte químico: o que é e como recuperar os fios? Confira 4 dicas

como cuidar do cabelo castanho natural 1
Kendal Jenner

Alimentação

O cabelo precisa de nutrientes e vitaminas para ficar sempre lindo e para isso, é necessário uma alimentação adequada. Com o maior consumo de frutas, legumes e verduras e diminuição de ultraprocessados e gorduras, você perceberá a diferença nos fios. Menos oleosidade, mais brilho, mais força e até mesmo menos queda. A boa alimentação é importantíssima para seu cabelo, seja natural ou não.

Como manter o castanho no cabelo?

Para manter, basta seguir todas as dicas que listamos acima. Se o seu cabelo está saudável, o castanho natural terá sempre brilho e efeito de salão. Portanto, não deixe de lado dos cuidados só porque o seu cabelo é natural, invista um tempo para se dedicar aos fios.

Que cor é castanho natural?

Se você não tem a cor naturalmente castanho e quer se aventurar neste tom, aposte na numeração 4.0. Mas, dependendo da cor que está por baixo, é necessário fazer outros procedimentos antes de tingir com a 4.0 Por isso, é sempre importante passar com um profissional para saber qual é a melhor opção e cor para você.

+ Cabelo castanho: descubra os tons para acertar na escolha

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy