Body Positive: dicas para amar seu corpo e influenciadoras adeptas

0

Body positive é um movimento bastante conhecido e que ganha cada vez mais força. Mas você sabe exatamente o que está por trás dele?

É difícil encontrar alguém que nunca se sentiu insatisfeita com o próprio corpo, que nunca se comparou com alguma celebridade, ou até mesmo uma amiga próxima. Mas, como bem sabemos, a grama do vizinho é sempre mais verde, não é mesmo?

Talvez não seja e, pensando nisso, o movimento body positive tem o objetivo de nos libertar desses sentimentos, dessas cobranças e comparações.

 

O que é body positive?

movimento corpo livre
Imagem: Reprodução / Alexandrismos.

 

Apesar de acharmos que este é um movimento recente, ele teve início em 1977, com o lema “meu corpo, minhas regras”, que até hoje é muito forte e presente nas lutas feministas, além do body positive. Mas, é claro que, recentemente, ele ganhou mais força e trouxe visibilidade para a luta pela representatividade dos corpos “fora do padrão”.

body positive é bem mais do que normalizar corpos gordos e femininos, como muita gente pensa. Esse movimento abraça também os homens; as pessoas com condições de pele, como vitiligo, melasma, albinismo, etc.; homens e mulheres com alguma deficiência, entre elas membros amputados, paralisia, nanismo; entre outros.

 

Body positive nas redes sociais

Por muito tempo, as redes sociais mostravam influenciadores com vidas perfeitas e corpos perfeitos, Porém, eram corpos perfeitos brancos e magros. Apenas. De uns tempos para cá, os usuários buscam ver mais conteúdos da vida real, mais diversidade e uma identificação com o lado humano dessas pessoas que se expõe na internet.

Apesar de as redes sociais serem uma das grandes responsáveis por ansiedade, depressão e comparações desleais, quando mudamos a maneira de usarmos, elas também podem ser muito benéficas. Isso porque, muitas influenciadoras digitais abraçaram o movimento body positive e inspiram milhões de meninas, mulheres e homens de todas as idades, gêneros, corpos e cores…

Que tal se inspirar com algumas influenciadoras brasileiras adeptas ao movimento body positive?

 

Dora Figueiredo – corpo, sexo e saúde mental

body positive
Imagem: Reprodução / Dora Figueiredo.

 

Primeiramente, a influenciadora Dora Figueiredo, com quase 3 milhões de seguidores em suas redes sociais, viralizou com seu relato sobre um relacionamento abusivo e hoje, também inspira milhões de meninas e mulheres a amarem seus corpos e cuidarem da saúde mental.

Carine Guimarães – vitiligo

body positive
Imagem: Reprodução / Carine Guimarães.

 

Em segundo lugar, está a modelo baiana Carine Guimarães, que compartilha muito sobre o vitiligo, uma doença que provoca descoloração da pele, sem vitimismo.

Ju Romano – corpo, autoestima e moda plus size

body positive
Imagem: Reprodução / Ju Romano.

 

Em terceiro lugar, temos Ju Romano. A “repórter de beleza e moda e criadora de conteúdo digital”, como ela mesma se descreve, compartilha dicas de moda plus size, dicas de como amar seu corpo e elevar a autoestima, desde 2009.

Caio Revela – corpo e QUEER

corpo livre
Imagem: Reprodução / Caio Revela.

 

Finalmente, o criador de conteúdo, modelo, stylist e ativista body positive, Caio, compartilha sua visão sobre ser gordo e homossexual com muito humor!

Dicas do body positive para amar o seu corpo

body positive
Imagem: Reprodução / Pequena Lo.

 

Por fim, precisamos dar algumas dicas para você também se amar, do jeitinho que você é!

Compare-se apenas a uma pessoa: você!

Em primeiro lugar só podia ser essa dica! É muito importante que você aprenda a não se comparar com outras pessoas. Isso porque todos tem suas singularidades e nada disso te torna melhor ou pior do que ninguém, apenas diferente.

Dica do body positive: aceitar é diferente de se conformar

Amar e aceitar o seu corpo não significa que você nunca mais poderá mudar. Na verdade, o que o body positive prega é que você reflita sobre o por quê de querer mudar: se é por você ou pelos padrões impostos pela sociedade.

Quando você ama o seu corpo, quer cuidar dele por esse amor e não pela falta dele.

Tenha paciência com você mesma

Por fim, a última dica do body positive é que você tenha paciência com você mesma durante a sua jornada de autoconhecimento e amor próprio. Seja gentil com você e com o seu corpo e entenda que todo processo tem seus altos e baixos e só assim você evoluirá.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy