Limão emagrece? Conheça os verdadeiros benefícios dessa fruta cítrica

0

Provavelmente, todo mundo já tomou um copo de limonada. Essa bebida é feita com um dos alimentos mais populares do mundo todo: o limão. Além de ser uma ótima opção para refrescar nos dias mais quentes, essa fruta azedinha pode ser usada em diferentes receitas, inclusive em pratos elaborados, e é uma aliada da nossa saúde. Os benefícios do limão são incríveis graças às suas propriedades e, por isso, podemos dizer que ele é um alimento poderoso. Mas, apesar de ter fama de emagrecedora, a fruta sozinha não faz milagres. Entenda.

Benefícios do limão para a saúde

Limão
Foto: Francisco Chagas

O limão é o tipo de alimento que, se você não tem em casa, precisa ter. Além de ser super versátil – perfeito para a preparação de receitas simples e elaboradas, para temperar saladas, como suco ou em doces, por exemplo –, é uma fruta que tem propriedades incríveis para a saúde. De acordo com a nutricionista Thaís Penaquio, “as qualidades do limão se concentram em toda a fruta e suas propriedades vão muito além da vitamina C”. Isso porque o alimento contém também geraniol, antioxidantes, limonoides e limoneno.

Apesar de ter fama de emagrecedor pelo fato de ser desintoxicante, promover sensação de saciedade e inibir a formação de placas de gordura nas artérias, a profissional lembra que “nenhum alimento por si só faz emagrecer ou engordar de repente”. Em outras palavras, para aproveitar os benefícios do limão como colaborador no emagrecimento saudável, seu consumo precisa fazer parte de uma dieta equilibrada e de uma rotina que inclua hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas. A boa notícia é que o limão é pouco calórico: uma unidade tem, em média, menos de 10 calorias. Além disso, vale reforçar que, nutricionalmente, as variedades mais comuns da fruta são parecidas e têm as mesmas propriedades.

Graças ao geraniol, o limão ajuda a combater o câncer. “A substância é capaz de inibir a multiplicação de células cancerosas por interagir na ação de enzimas que atuam na proliferação celular, de acordo com pesquisas realizadas em laboratório”, conta a nutricionista. Além disso, estudos recentes indicam que os limonoides podem ser eficientes para brecar o crescimento de tumores na mama. Já o limoneno, presente na casca, age como um poderoso solvente de toxinas e gorduras, segundo a profissional.

Água com limão emagrece?

Água com limão
Foto: Pixabay

Se você está sempre conectado à internet, provavelmente já viu ou ouviu alguém dizer que tomar água com limão em jejum emagrece. Segundo entusiastas da ideia, antes do café da manhã, a bebida pode promover a perda de até oito quilos por mês. No entanto, assim como acontece com qualquer outra receita milagrosa de emagrecimento, é bom desconfiar dessa promessa. Isso porque, lembra a nutricionista, “a água com limão não emagrece, apesar de oferecer muitos outros benefícios para a saúde”.

O fato é que, embora seja rico em pectina – substância que promove sensação de saciedade –, seja desintoxicante e iniba a formação de placas de gordura, não existe comprovação científica de que a água com limão é, sozinha, uma bebida que faz milagres no emagrecimento. Porém, isso não significa que você deve deixar essa fruta de fora da sua alimentação. Confira os principais benefícios que a água com limão promove ao organismo:

– Melhora o sistema imunológico;

– Auxilia no controle da pressão arterial;

– Melhora a absorção de ferro e combate a anemia;

– Melhora a pele e previne o envelhecimento;

– Promove sensação de saciedade;

– Auxilia na digestão.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy