Banho de ervas: saiba como escolher o melhor para você
O banho de erva já é um costume milenar, que se iniciou com o povo africano e no início usava as ervas em um ritual religioso de purificação. No Brasil os índios também usavam as ervas para tomar banho e também descobriram o uso medicinal, que alguns ainda são usados até os dias atuais.
Além disso, os escravos também usavam os benefícios do banho de ervas aqui no país. A prática se estendeu ao longo dos séculos e atualmente diversas pessoas já estão aderido à prática.
As ervas escolhidas para o banho, dependerá daquilo que deseja. Por exemplo, você precisa de um banho para relaxar os músculos após um dia intenso no trabalho ou se acalmar, por isso o indicado é o banho de camomila. O blog Pajaris separou um guia completo sobre o banho de erva para você entender tudo sobre o assunto e fazer na sua casa.
Qual a melhor erva para banho e para que serve?
Como já citado, tudo depende do que busca no banho. Mas algumas ervas são populares por causa do seus efeitos. Conheça posteriormente cada uma delas e escolha conforme a sua necessidade.
- Alecrim: serve para atrair prosperidade, também abre caminhos e afasta a tristeza;
- Arruda: para afastar todas as energias negativas;
- Camomila: atrai prosperidade e tem propriedades relaxantes;
- Alfazema: purifica e equilibra as energias do corpo;
- Anis estrelados: atrai riqueza e prosperidade e melhora a autoestima;
- Eucalipto: fortifica o espírito e remove as energias negativas;
- Guiné: atrai boas energias e remove o cansaço;
- Lavanda: indicada para problemas no relacionamento e também abre caminhos.
Como tomar um banho de ervas?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não precisa de uma banheira para fazer um banho de ervas poderoso. Pode ser feito no chuveiro e com ervas frescas, secas ou com óleo essencial. Outra forma de se fazer também, é comprar os pacotinhos de chás, assim o preparo será mais fácil.
- Faça a emulsão das ervas, como se estivesse fazendo um chá normal. A erva usada fica a seu critério e a forma do uso também [seca ou com sachê de chá]. Faça com água fervente em um canecão limpo e deixe descansar por 10 minutos;
- Enquanto isso, tome uma ducha normalmente. Assim você removerá todas as impurezas do corpo e ele está pronto para receber as energias das ervas;
- Não é necessário secar o corpo, basta jogar o líquido que preparou do pescoço para baixo.
- Também não é necessário falar algum mantra durante esse momento, tudo depende de cada um e do que te faz sentir confortável.
- Caso queira tomar banho na banheira, lembre-se sempre que o banho é feito apenas do pescoço para baixo. Mas as ervas podem ser jogadas na banheira ou apenas o “chá” despejado na água limpa.
O que fazer com as ervas depois do banho?
Após o banho, se você tem alguma crença, pode fazer uma oração enquanto o seu corpo seca. Caso não deseje fazer oração, as ervas que sobrou podem ser descartadas no lixo comum ou jogar em um jardim, caso tenha um. Não é necessário guardar ou fazer uma oração na hora do descarte.
Quantas vezes pode tomar banho de ervas?
É recomendado tomar a cada 15 dias ou quando julgar necessário. Entretanto, no ano, o ideal é tomar no mínimo pelo menos duas vezes para que as energias sejam renovadas. Além disso, você pode tomar a cada 15 dias com ervas diferentes para conseguir benefícios diferentes.
Como fazer um banho de 7 ervas?
É um banho que serve para todas as finalidades e junta as ervas mais poderosas em um banho só. Ideal para quem está precisando renovar as energias e está sentindo que seus dias não estão sendo como planejado. Por ser “forte” e não tirar até as energias boas, faça apenas uma vez ao mês.
Ingredientes
- 1 punhado de folhas de manjericão;
- 1 punhado de alecrim;
- 1 ramo de arruda pequeno;
- 1 punhado de alfazema;
- 2 pimentas secas;
- Um pouco de camomila;
- Algumas pétalas de girassol.
Modo de preparo
- Coloque 3 litros de água para ferver;
- Assim que começar a fervura, adicione todos os ingredientes, 1 a 1.
- Comece pelo manjericão, depois o alecrim, a arruda e assim por diante.
- Após ter todos os ingredientes fervendo precisa esperar cerca de 10 minutos para que todas as suas propriedades fiquem na água.
- Passado esse período de tempo limite-se a desligar a fervura e a deixar repousar ela por meia hora.
- Agora que a mistura repousou meio hora apenas precisa coar ela. Fique apenas com a água do banho, os restantes ingredientes pode simplesmente jogar fora.
Como usar
O modo de tomar banho com as 7 ervas é idêntico ao banho ensinado anteriormente com as ervas comuns.
Fonte: Namu / Vida Tarot / Capricho
Leia também: