Argila vermelha: Conheça os benefícios e saiba como usar

A argila vermelha é conhecida por ser a matéria prima dos tijolos e telhas, entretanto, ela tem inúmeros benefícios para a saúde da nossa pele e também do cabelo. A argila é formada por intemperismo, que é um processo químico e físico da decomposição das rochas e seus minerais, e pode ser encontrada próximos de margens de rios. Atualmente, existem diversas cores, como: preta, branca, rosa, verde e amarela e tem um ótimo custo benefício.

Foto: Unsplash

Benefícios da Argila Vermelha na pele

Combate oleosidade: A argila vermelha é rica em ferro e cobre, proporcionando uma limpeza profunda da pele, dos poros e auxilia no controle de oleosidade da pele do rosto, diminuindo espinhas e cravos, por exemplo.

Reduz celulite: A argila também ajuda diminuir as celulites, tudo isso por causa do seu poder de ativar a circulação do local em que foi aplicada.

Linhas de expressão:  Com ferro em sua composição, a argila ativa a circulação e acelera o processo da  renovação celular, diminuindo assim as linhas de expressão e aumentando o colágeno.

Calmante: A argila proporciona um efeito anti-estressante e calmante no local em que foi aplicada.

Benefícios no cabelo

Se você quer uma limpeza profundo no coro cabeludo, pode apostar sem medo na argila. Outro benefício, é a hidratação intensa, deixando o cabelo com aspecto saudável e proporcionando brilho os fios.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Como usar a argila vermelha?

Antes de mais nada, como usar?

Como aplicar argila (Foto: Freepik)

No rosto

De antemão, existe duas maneiras populares de usar a argila vermelha no rosto. Primeiramente, como máscara facial e a segunda forma como esfoliante.

Máscara facial: Em um recipiente, coloque uma colher de sopa do pó da argila e misture com água filtrada até formar uma pasta. Passe por todo o rosto com o auxilio de um pincel limpo e desinfetado.

Quanto tempo posso usar a máscara no rosto: O ideal é de 15 a 20 minutos. Após esse tempo, limpe com água corrente.

Esfoliante: Você também pode esfoliar o rosto com a pastinha feita de argila, com o auxílio de esponjas específicas para isso, por exemplo, ou até mesmo massagear o rosto com uma toalha.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

No cabelo

Da mesma forma que prepara a argila para a pele, você vai precisar de uma colher de sopa do pó vermelho e com água – no cabelo pode ser a do próprio chuveiro. Para um melhor resultado, opte sempre por água gelada ou fria. Aplique sobre o couro cabeludo antes do banho e deixe agir até no máximo 15 minutos.

No corpo

Como falamos anteriormente, a argila auxilia no combate a celulite. Para aplicar no corpo, basta fazer a mesma pastinha e aplique sobre o local desejado. Todavia, se você deseja um melhor resultado, enfaixe o local e deixe agir por 10 minutos.

Quantas vezes por semana posso usar?

Depende do seu tipo de pele. Se sua pele for oleosa, pode optar por usar em dias alternados, mas caso sua pele for seca ou mista, use por no máximo duas vezes na semana.

Contra indicações:

A argila não tem contra indicações, podendo ser usada por todos os tipos de pele. Entretanto, se você notou coceira após o uso e vermelhidão, o melhor é suspender imediatamente.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Outros tipos de argilas:

Cada argila tem uma função específica, conheça agora outros tipos de argila além da vermelha.

Máscara de argila branca (Foto: Freepik)

Branca:

Rica em zinco, alumínio, potássio, cálcio, ferro e alumínio, a argila branca ajuda no claramente de machas na pele e tem poder hidratante.

Amarela:

Rica em silício, mineral que auxilia na formação do colágeno. A argila amarela ajuda no combate ao envelhecimento da pele e da flacidez.

Verde

Rica em zinco, alumínio, potássio, silício, cálcio e ferro, a argila verde ajuda no controle da oleosidade da pele.

Preta

Com ação anti-inflamatória, a argila preta é uma boa aliada para fazer a desintoxicação da pele.

Rosa

A argila rosa é a junção entre a argila vermelha e branca. É usada para dar luminosidade e vitalidade da pele.

Confira três receitas feitas argila

 

máscara facial
Comentários (0)
Comentar