Aperol: saiba o que é e aprenda 3 receitas para fazer em casa

0

A Itália tem muitas bebidas famosas e deliciosas. Há vinhos como Barolo , Chianti e Super Tuscans . Há cerveja italiana onipresente como Peroni. Nada, no entanto, tem uma reivindicação tão forte em ser a “bebida da Itália” quanto um coquetel de baixo teor alcoólico chamado Aperol – um aperitivo popular e igualmente amigável para o Instagram.

Desde sua estreia na Feira Internacional de Pádua, em 1919, o aperitivo italiano praticamente transformou o spritz em uma tradição internacional de bebidas. A bebida agridoce – feita com óleo cítrico e uma receita secreta de ervas e raízes – é perfeita para abraçar seus poderes refrescantes ao paladar, iluminadores de coquetéis e saborear o verão.

O que é Aperol?

Aperol é um aperitivo italiano para maiores de 18 anos e sua receita é de conhecimento de apenas três pessoas. A saber, os sabores observados em sua descrição são “laranja amarga, genciana, ruibarbo e cinchona entre outros ingredientes”. O teor alcoólico de Aperol é de 11%, o que é metade da bebida ‘irmão’, Campari, que também se diferencia pela coloração vermelha. A proporção é semelhante à maioria dos vinhos (tinto, branco e rosé), que tendem a ter teor alcoólico entre 10% e 15%.

Ele ganhou popularidade na década de 1920 e, nos anos de 1930, tornou-se uma bebida “para mulheres e pessoas esportivas”. Anúncios na Itália comercializavam a bebida como algo para ajudar os conscientes do condicionamento físico a permanecerem “magros e em forma”. Foi na década de 1950, no entanto, que Aperol capitalizou sobre o spritz. A receita de prosecco, Aperol e água com gás se tornou uma parte importante da campanha publicitária nos Estados Unidos com pôsteres e slogans. Mas foi até a década de 2000 que o Aperol Spritz se tornou o fenômeno mundial que é hoje.

Aperol
Aperol Sprit é o drink mais famoso. (Foto: reprodução/ Instagram da marca)

Receita com Aperol

1 – O mais famoso

Essa é uma bebida super fácil, mas impressionante, que você pode preparar em menos de quatro minutos. (Reprodução: Torrada Torrada).

Ingredientes

100ml de Aperol;
150ml de espumante Prosecco;
50ml de soda
Gelo a gosto;
Uma fatia de laranja.

Misture todos os ingredientes em um copo de vinho com gelo e mexa delicadamente. Pronto, agora basta decorar com uma fatia de laranja e apreciar.

2 – Um clássico 

Aperol on the rocks
Bebida leva laranja em seus ingredientes (Foto: reprodução/Pintrest)

Ingredientes

100 ml de Aperol;
Gelo a gosto;
Uma fatia de laranja.

Por fim, sirva o aperitivo em um copo baixo, geralmente utilizado para whisky, coloque gelo e finalize com a fatia de laranja.

3 – Sinônimo de refrescância 

Aperol Sour
O drink com sabor ‘azedinho’ é um dos mais instagramáveis (Foto: reprodução/Pinterest)

Ingredientes

60 ml Aperol Aperitivo;
22,5 ml de suco de limão fresco;
22,5 ml de xarope de açúcar;
Clara de ovo.

Agite a clara de ovo a seco, adicione os ingredientes restantes à sua coqueteleira e agite e coe em um copo cupê refrigerado. Para completar, decore com um toque de toranja.

O que servir com a bebida 

azeitonas com aperol
Com toda certeza o aperitivo combina com azeitonas e queijos. (Foto: reprodução/Pinterest)

Geralmente, essa bebida é servida como aperitivo, que são projetados para serem servidos antes de uma refeição para estimular o apetite. Para acompanhar seu sabor amargo, a dica é servir o drink com alimentos salgados e gordurosos, da mesma forma que doces aliviam os sabores amargos.

De acordo com o ritual de aperitivos de Veneza, o drink deve ser servido com um lanche tradicional chamado “cicchetti”, que normalmente inclui pequenos sanduíches, como por exemplo,  pratos com azeitonas e pequenas porções de queijos. Ao longo dos anos, no entanto, ele se tornou uma bebida universal adequada para todas as refeições ou momentos, seja um brinde rápido após um dia agitado ou um lanche agradável e tranquilo durante o descanso de domingo.

Portanto, aqui estão algumas opções simples que combinam bem: azeitonas ou azeitonas rasgadas com amêndoas, aipo e parmesão. Com toda a certeza, o aperitivo vai combinar com queijo de cabra, mussarela fresca ou burrata com pão crocante (talvez com azeite e / ou boa geleia).

Prove não apenas com frutas frescas, como uvas, laranjas e morangos, como também com espetos de caprese.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy