Alisamento com Maizena: aprenda a fazer a progressiva natural e caseira

O alisamento com Maizena, também conhecido como progressiva natural, é um método menos agressivo de deixar os fios lisos, hidratados e sem frizz.

Alisamento com Maizena funciona?

Imagem: E! News / Reprodução

 

Já mostramos anteriormente como o amido de milho é incrível para hidratar os cabelos. Além disso, o alisamento com Maizena ficou muito conhecido como uma progressiva natural e caseira.

No entanto, essa mistura não é, de fato, um “alisante”, uma vez que não altera a estrutura dos cabelos, como ocorre no alisamento químico. Só que apesar desse detalhe, o que ocorre de verdade é uma hidratação bem intensa e potente. E essa, por sua vez, alinha os fios e reduz o volume, causando a impressão de que eles estão mais lisos.

Também vale observar que a receita funciona de modo diferente de acordo com a textura natural do cabelo. Desse modo, nos cabelos lisos que o efeito é mais notável, já que a máscara consegue reduzir bastante o frizz, além de ser indicada para retocar o alisamento químico quando ele está “vencendo”.

Para quem tem o cabelo ondulado, por outro lado, o efeito é mais sutil. Já nos cabelos crespos, essa máscara deixa os cachos mais abertos e reduz bastante o volume, causando efeito conhecido como “desmaia cabelo.”

Outro ponto importante é o fato de que o alisamento com Maizena ocorre de maneira progressiva, ou seja, quanto mais vezes você fizer, mais alinhado e liso o fio ficará.

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Quer deixar os cabelos mais hidratados? Aposte no azeite. Seja de dendê ou de oliva, esse ingrediente possui inúmeras propriedades comprovadas para melhorar o aspecto dos fios.

Azeite no cabelo: aprenda 4 receitas de hidratação caseira e poderosa

 

Como fazer progressiva natural com Maizena?

Imagem: InsTyle

 

Na sequência, vamos ensinar o passo-a-passo para fazer o alisamento de Maizena em casa. Independente da textura do seu fio, já é comprovado que ele traz inúmeros benefícios.

Antes de começar, é importante que o seu cabelo já esteja limpo, pronto para que a máscara penetre profundamente. Para isso, você pode fazer o pré-shampoo, que é uma técnica hidratante e protetora dos fios.

Por fim, com os cabelos já limpos e úmidos, divida os fios em 4 partes e então comece a aplicar a misturinha da progressiva caseira.

Progressiva natural de Maizena e limão

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Cabelos lisos e longos são tendência. Imagem: E! News / Reprodução

 

Para começar, uma receitinha que no Youtube agrada tanto as lisas quanto as cacheadas. Criada pelo canal Simplesmente Gaby, ela leva como base amido de milho e limão e, de acordo com os relatos, reduz o volume, aumenta o brilho e devolve a maciez dos fios.

Ingredientes:
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 4 colheres de água
  • limão espremido.
  • Observação: apesar de não ser indicado nessa receita, você pode adicionar uma máscara hidratante ou nutritiva para potencializar ainda mais o efeito da progressiva natural. Esse é um passo recomendado pelos especialistas para que a Maizena faça efeito, de fato.

A seguir você confere o passo a passo, com dicas de aplicação e modo de fazer:

 

 

 

Alisamento natural com Maizena

Imagem: Instagram / Reprodução

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

De acordo com os cabeleireiros e experts da área, o amido de milho sozinho não é capaz hidratar ou alisar o cabelo. No entanto, quando misturado com outros ingredientes naturais e até mesmo máscaras de farmácia, ele é um potencializador incrível, que ajuda a deixar os cabelos dignos de rainha.

E por falar em Cabelos de Rainha, a Julia Doorman (dona dos fios longos mais amados do Brasil) é uma das entusiastas dessa progressiva natural.

A receita dela leva Maizena, leite, açúcar cristal, óleo vegetal e máscara de hidratação. Essa é a famosa “touca de gesso”.

Confira o passo a passo no vídeo:

 

 Alisamento natural com Maizena, açúcar e soro fisiológico

Imagem: Reprodução

 

Caso você não queira utilizar leite nos cabelos, outra alternativa é essa receitinha caseira que usa soro fisiológico no lugar.

Ingredientes:
  • 2 colheres de sopa de amido de milho;
  • 2 colheres de sopa de soro fisiológico;
  • 1 colher de açúcar;
  • Máscara de hidratação.

 

Seu cabelo está muito fragilizado? Saiba que o abacate pode ser um aliado para recuperar a beleza e o brilho dos fios.

+++ Hidratação com abacate: 5 máscaras caseiras para recuperar fios danificados e sem vida 

Quanto tempo dura o alisamento com Maizena?

Imagem: Instagram / Reprodução

 

Por se tratar de uma opção natural, o recomendado é que se repita progressiva caseira a cada 15 dias ou, pelo menos, 1 vez no mês. Assim como explicamos anteriormente, os resultados são progressivos e o cabelo vai ficando mais liso a cada nova aplicação. Algumas das entusiastas explicam que nos cabelos crespos e cacheados o resultado pode demorar mais para aparecer..

Além disso, não se esqueça que a continuidade é uma parte muito importante do processo, já que no momento que você parar de repetir a progressiva caseira, os fios voltam ser como antes.

Comentários (1)
Comentar
  • Bruna

    Já fiz várias dessas receitas, e realemnte a maizena é milagrosa!