Alisamento com Maizena: aprenda a fazer a progressiva natural e caseira

1

O alisamento com Maizena, também conhecido como progressiva natural, é um método menos agressivo de deixar os fios lisos, hidratados e sem frizz.

Alisamento com Maizena funciona?

alisamento com maizena ou progressiva natural 0004 Camada 3
Imagem: E! News / Reprodução

 

Já mostramos anteriormente como o amido de milho é incrível para hidratar os cabelos. Além disso, o alisamento com Maizena ficou muito conhecido como uma progressiva natural e caseira.

No entanto, essa mistura não é, de fato, um “alisante”, uma vez que não altera a estrutura dos cabelos, como ocorre no alisamento químico. Só que apesar desse detalhe, o que ocorre de verdade é uma hidratação bem intensa e potente. E essa, por sua vez, alinha os fios e reduz o volume, causando a impressão de que eles estão mais lisos.

Também vale observar que a receita funciona de modo diferente de acordo com a textura natural do cabelo. Desse modo, nos cabelos lisos que o efeito é mais notável, já que a máscara consegue reduzir bastante o frizz, além de ser indicada para retocar o alisamento químico quando ele está “vencendo”.

Para quem tem o cabelo ondulado, por outro lado, o efeito é mais sutil. Já nos cabelos crespos, essa máscara deixa os cachos mais abertos e reduz bastante o volume, causando efeito conhecido como “desmaia cabelo.”

Outro ponto importante é o fato de que o alisamento com Maizena ocorre de maneira progressiva, ou seja, quanto mais vezes você fizer, mais alinhado e liso o fio ficará.

 

Quer deixar os cabelos mais hidratados? Aposte no azeite. Seja de dendê ou de oliva, esse ingrediente possui inúmeras propriedades comprovadas para melhorar o aspecto dos fios.

Azeite no cabelo: aprenda 4 receitas de hidratação caseira e poderosa

 

Como fazer progressiva natural com Maizena?

como fazer alisamento com maizena
Imagem: InsTyle

 

Na sequência, vamos ensinar o passo-a-passo para fazer o alisamento de Maizena em casa. Independente da textura do seu fio, já é comprovado que ele traz inúmeros benefícios.

Antes de começar, é importante que o seu cabelo já esteja limpo, pronto para que a máscara penetre profundamente. Para isso, você pode fazer o pré-shampoo, que é uma técnica hidratante e protetora dos fios.

Por fim, com os cabelos já limpos e úmidos, divida os fios em 4 partes e então comece a aplicar a misturinha da progressiva caseira.

Progressiva natural de Maizena e limão

alisamento com maizena ou progressiva natural 0003 Camada 4
Cabelos lisos e longos são tendência. Imagem: E! News / Reprodução

 

Para começar, uma receitinha que no Youtube agrada tanto as lisas quanto as cacheadas. Criada pelo canal Simplesmente Gaby, ela leva como base amido de milho e limão e, de acordo com os relatos, reduz o volume, aumenta o brilho e devolve a maciez dos fios.

Ingredientes:
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 4 colheres de água
  • limão espremido.
  • Observação: apesar de não ser indicado nessa receita, você pode adicionar uma máscara hidratante ou nutritiva para potencializar ainda mais o efeito da progressiva natural. Esse é um passo recomendado pelos especialistas para que a Maizena faça efeito, de fato.

A seguir você confere o passo a passo, com dicas de aplicação e modo de fazer:

 

 

 

Alisamento natural com Maizena

progressiva natural
Imagem: Instagram / Reprodução

 

De acordo com os cabeleireiros e experts da área, o amido de milho sozinho não é capaz hidratar ou alisar o cabelo. No entanto, quando misturado com outros ingredientes naturais e até mesmo máscaras de farmácia, ele é um potencializador incrível, que ajuda a deixar os cabelos dignos de rainha.

E por falar em Cabelos de Rainha, a Julia Doorman (dona dos fios longos mais amados do Brasil) é uma das entusiastas dessa progressiva natural.

A receita dela leva Maizena, leite, açúcar cristal, óleo vegetal e máscara de hidratação. Essa é a famosa “touca de gesso”.

Confira o passo a passo no vídeo:

 

 Alisamento natural com Maizena, açúcar e soro fisiológico

alisamento com maizena: como fazer
Imagem: Reprodução

 

Caso você não queira utilizar leite nos cabelos, outra alternativa é essa receitinha caseira que usa soro fisiológico no lugar.

Ingredientes:
  • 2 colheres de sopa de amido de milho;
  • 2 colheres de sopa de soro fisiológico;
  • 1 colher de açúcar;
  • Máscara de hidratação.

 

Seu cabelo está muito fragilizado? Saiba que o abacate pode ser um aliado para recuperar a beleza e o brilho dos fios.

+++ Hidratação com abacate: 5 máscaras caseiras para recuperar fios danificados e sem vida 

Quanto tempo dura o alisamento com Maizena?

alisamento com maizena ou progressiva natural 0005 Camada 2
Imagem: Instagram / Reprodução

 

Por se tratar de uma opção natural, o recomendado é que se repita progressiva caseira a cada 15 dias ou, pelo menos, 1 vez no mês. Assim como explicamos anteriormente, os resultados são progressivos e o cabelo vai ficando mais liso a cada nova aplicação. Algumas das entusiastas explicam que nos cabelos crespos e cacheados o resultado pode demorar mais para aparecer..

Além disso, não se esqueça que a continuidade é uma parte muito importante do processo, já que no momento que você parar de repetir a progressiva caseira, os fios voltam ser como antes.

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy