Alecrim no cabelo: conheça os benefícios e veja como usar

0 78

Há anos são usados ervas, especiarias e plantas para tratamentos do corpo e de fato, alguns são extremamente poderosos quando inseridos no dia a dia. Atualmente, o alecrim vem sendo bastante usado no cabelo com a promessa de fazer crescer fios mais saudáveis e combater a queda capilar. Mas será que funciona mesmo? O blog Pajaris fez um guia para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Quais são os benefícios do chá de alecrim para o cabelo?

Não se sabe ao certo como e quanto esses benefícios surgiram na internet, mas segundo uma dermatologista explicou ao site All Things Hair, não há nenhum embasamento cientifico sobre os benefícios. Contudo, diversas pessoas utilizam e afirmam que funciona. Saiba quais seriam esses benefícios:

  • Crescimento capilar;
  • Combate a queda dos fios;
  • Fortalece o cabelo;
  • É antioxidante;
  • É anticaspa;
  • Controla oleosidade;
  • Previne o envelhecimento precoce dos fios.

Alecrim no cabelo funciona mesmo?

Alecrim no cabelo
Alecrim no cabelo (Foto: Reprodução/Freepik)

Como já citado acima, não existe nenhuma comprovação cientifica sobre o assunto. Portanto, segundo dermatologistas, não é eficiente para queda capilar. Vale ressaltar que, queda de cabelo pode estar ligado a uma desregulação no corpo, por isso, é importante se consultar com um dermatologista para identificar qual é o seu problema e fazer o tratamento adequado.

Contudo, o alecrim não faz mal para os fios, ao contrário, a planta tem ação adstringente, ou seja, ajudará a ter uma limpeza profunda do couro cabeludo. Além disso, se você sofre com oleosidade, o alecrim pode ser um ótimo aliado para acrescentar na sua rotina capilar.

Como usar alecrim?

A planta é usada no cabelo de três formas diferentes, todas elas é para aproveitar os benefícios que é prometido. Aprenda o passo a passo de casa maneira de usar:

Chá de alecrim

Para fazer o chá, é bem simples, basta usar:

Ingredientes

  • Duas xícaras de água;
  •  Duas colheres de sopa de alecrim fresco.

Modo de preparo e como usar

  1. Adicionar o alecrim na água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos, devidamente tapado.
  2. Espere esfriar, coloque em um borrifador limpo e higienizado;
  3. Aplique em todo o cabelo, tanto nos fios quanto na raiz;
  4. Deixe agir por alguns minutos e após lave normalmente.

Alecrim no shampoo

Outra forma de usar o alecrim no cabelo, é colocar a planta dentro do shampoo. Contudo, é combinado com mais duas especiarias, como a canela e cravo. É bem simples, basta pegar um shampoo neutro, adicione uma colher de sopa de alecrim, três colheres de sopa de canela em pó e uma colher de sopa de cravos da índia. Não use em todas as lavagens, alterne os dias.

Óleo de alecrim

Os óleos essências já faz parte da rotina de diversas pessoas e cada um tem uma função diferente. E também é possível usar o óleo de alecrim no cabelo. Mas atenção, esse produto é mais forte que o chá ou a mistura do shampoo, por isso requer uma mistura para usar corretamente no cabelo.

É bem simples de se usar, adicione 3 a 6 gotas em uma colher de sopa de óleo vegetal, como óleo vegetal. Aplique essa mistura na raiz do cabelo e massageie bastante para que o óleo penetre. Após a aplicação, lave o cabelo normalmente.

alecrim no cabelo (2)O que fazer para o cabelo crescer mais rápido?

Como já citado, se você está sofrendo com queda capilar e por algum motivo seu cabelo não está crescendo como gostaria, deve-se procurar a ajuda de um profissional para avaliar o seu caso e assim fazer um tratamento correto. Mas existem formas de fazer o cabelo crescer mais rápido e mais saudável, veja as dicas abaixo:

Massageie o couro cabeludo

Pode ser enquanto escova o cabelo ou durante o banho. Se for durante o banho, esfregue com as pontas dos dedos e não com as unhas para não machucar. A massagem ativa a circulação sanguínea do local fazendo com que os fios cresçam mais.

Cuidado com condicionador

A circulação sanguínea do couro cabelo é importante para o crescimento dos fios, mas quando aplicado o condicionar da forma errada, no couro, isso atrapalha essa circulação. Por isso, aplique apenas no comprimento dos fios longe da raiz.

Como alimentos ricos em proteínas

As proteínas são importantes para a saúde como um todo e tem diversos benefícios. Um desses benefícios, é o auxilio do crescimento dos fios. Alguns alimentos com proteínas são: carnes branca e vermelha, ovos, leite, iogurte e entre outros.

Hidratação

A hidratação é importantíssima para a saúde do cabelo. Um cabelo saudável crescerá mais rápido e os fios ficaram bonitos, evitando a quebra e a queda. Se possível, além da hidratação, adote uma rotina de cronograma capilar. Aqui no blog Pajaris temos um guia completo para te ensinar a fazer o cronograma capilar.

 

Leia também: 

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy