Açafrão na pele: previne o envelhecimento e reduz olheiras

0

Açafrão-da-terra ou cúrcuma, é uma especiaria utilizada desde o século XVI, tanto na culinária quanto na medicina natural por causa dos seus benefícios para o organismo. Além de ser usado de maneira interna, como na ingestão através da culinária, também pode ser usado na pele para obter alguns benefícios.

O açafrão é fácil de ser encontrado no Brasil, pois é vendido em supermercados ou casa de produtos naturais em forma de pó ou até mesmo em cápsulas em farmácias. Conheça mais sobre os benefícios do açafrão para a pele e saiba como usar corretamente para obter o melhor resultado.

açafrão na pele benefícios
Conheça os benefícios o uso do açafrão na pele (Foto: Freepik/Reprodução)

Leia também: Tudo o que você precisa saber antes da depilação com cera fria

Quais os benefícios do açafrão para a pele?

O açafrão é rico em propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que fazem muito bem para a pele. Segundo um site Português, o Observador, na Ásia, é comum que as mulheres usem esse condimento antes de reuniões e festas importantes, como um casamento, para que a pele fique sempre linda. Conheça agora alguns dos principais benefícios, listados pelo artigo de Portugal:

Previne o envelhecimento precoce

Propriedades antioxidantes são essenciais para prevenir o envelhecimento precoce e retardar o surgimento de rugas e linhas finas. Essa propriedade combate os radicais livres e isso tem de sobra na cúrcuma. Além disso, o açafrão tem propriedades esfoliantes, que ajuda a remover células mortas e prevenir o surgimento de rugas.

Combate manchas e acne

Suas propriedades antibacterianas e antissépticas ajudam a limpar a pele e diminuir as inflamações causadas pela acne. Além disso, se usado como máscara no rosto, o açafrão pode diminuir a oleosidade da pele, prevenindo o surgimento de novas espinhas e cravos no rosto. O açafrão também tem o poder de diminuir as manchas do rosto.

Hidrata a pele

A cúrcuma é rica em três vitaminas importantes para a hidratação da pele, A, C e B. Por combater os radicais livres, desintoxica a pele e melhora a aparência. Outros pontos importantes é que, o açafrão ajuda a aumentar a circulação sanguínea e a pele a absorver mais água, ideal para manter a hidratação natural da pele. Além disso, por combater os radicais livres, o açafrão devolve o brilho natural da pele.

Reduz olheiras

Como já citado anteriormente, o açafrão melhora a circulação sanguínea e com isso, ameniza as tão incomodas olheiras. Tudo isso acontece quando ocorre a melhor circulação de sangue, o oxigénio vem para a superfície da pele, amenizando as manchas e bolsinhas que se formam no local das olheiras.

Como usar o açafrão na pele?

Aprenda a usar corretamente o açafrão na pele para obter os benefícios citados anteriormente.

como fazer máscara de açafrão
Como fazer máscara de açafrão para a pele (Foto: Freepik/Reprodução)

Máscara de açafrão com mel para acne

O mel e a cúrcuma são aliados no quesito ajudar a pele com acne. Para melhorar a inflamação da pele e diminuir a vermelhidão causada pelas manchas, saiba como preparar essa máscara:

Ingredientes

  • 1 colher de chá de cúrcuma em pó
  • 2 colheres de chá de mel

Modo de preparo

  1. Em um recipiente limpo e desinfetado, misture a cúrcuma e o mel;
  2. Com a ajuda de um pincel higienizado deposite a mistura sobre os locais que estão as espinhas;
  3. Deixe a máscara agir por 15 minutos;
  4. Após esse período, lave o rosto normalmente e siga a sua rotina de skincare;
  5. Pode ser aplicado todos os dias na pele.

Máscara de açafrão com leite para limpeza profunda

A limpeza profunda é essencial para retirar as células mortas que entope os poros formando acne e contribuem para o envelhecimento precoce. E para isso, utilize essa receita que é amplamente usada na Ásia para deixar a pele ainda mais viçosa:

Ingredientes

  • 1 colher de chá de açafrão em pó
  • 2 colheres de chá de leite fresco

Modo de preparo

  1. Em um recipiente limpo e desinfetado, misture a cúrcuma e o leite;
  2. Aplique a mistura no rosto todo com a ajuda de um pincel limpo;
  3. Deixe agir por até 15 minutos;
  4. Após esse período, lave o rosto normalmente e siga a sua rotina de skincare;
  5. Pode ser aplicado todos os dias na pele.

Máscara de açafrão e babosa (aloe vera)

Outra máscara poderosa para aliviar a vermelhidão da acne, melhorar o inchaço causado pelas espinhas e também as bolsinhas de olheiras, aposte nesta máscara. Assim como a cúrcuma, a babosa é amplamente usada na pele para diversos benefícios.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de açafrão em pó
  • Gel de uma folha de babosa

Modo de preparo

  1. Misture os ingredientes em um recipiente limpo;
  2. Se não conseguiu a consistência desejada, coloque um pouco de água filtrada;
  3. Após, aplique no rosto e deixe descansar por até 15 minutos;
  4. Após esse período, lave o rosto normalmente e siga a sua rotina de skincare;
  5. Pode ser aplicado todos os dias na pele.

Contraindicação do uso do açafrão na pele

A cúrcuma não causa nenhuma reação adversa se usado na pele, contudo, se você apresentar qualquer quadro de reação, como alergias, vermelhidão ou coceiras, suspender o uso imediatamente. Além disso, se você faz tratamento para acne com ácidos, antes de aplicar na pele, procure um dermatologista para se informar sobre a aplicação, para ter ou não a liberação para o uso.

Leia também: Tratamento para olheiras: conheça os melhores cremes e procedimentos estéticos

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy