Tudo o que você precisa saber antes da depilação com cera fria

0 87

A cera fria é um dos métodos mais comuns de depilação e mais simples de ser feita. Assim como qualquer outro método de depilação, há prós e contras sobre o uso desse tipo de produto. Antes de escolher o método da sua depilação, tire todas as suas dúvidas sobre a cera fria e aprenda a usar corretamente.

Para que serve a cera fria?

É um método de depilação mais simples e fácil de fazer em casa, por isso é tão popular entre as mulheres. A cera fria vem em uma fita autocolante e em temperatura ambiente. Ao ser puxada (conforme a indicação da embalagem), remove os pelos com muita precisão.

depilação com cera fria
Dicas de depilação com cera fria (Foto: Freepik/Reprodução)

O que é melhor cera quente ou fria?

Ambos métodos são indicados para a remoção dos pelos desde a raiz. Ou seja, proporcionam uma maior durabilidade da depilação. Mas existem algumas diferenças entre esses métodos. Saiba quais são:

  • A cera quente facilita o processo de depilação, por a temperatura faz com que os poros se abram e assim, o pelo sai com mais facilidade. Ao contrário da cera fria, que é em temperatura ambiente e não é capaz de abrir os poros.
  • Por abrir os poros e facilitar a depilação, com a cera quente o processo é menos doloroso. Já com a cera fria, pode doer um pouco mais por causa da resistência dos pelos.
  • A cera fria é mais fácil de aplicar do que a cera quente. Por ter que esquentar e saber qual é a temperatura ideal, a quente é mais complicada. Já a fria, vem em uma fita e é só aplicar na pele, sem a necessidade de processos antes.
  • A quente pode ser usadas em pelos de diversos tamanhos, já a fria não é indicada para pelos curtos.

Ou seja, não existe uma melhor do que a outra, pois cada mulher se adapta com um tipo de depilação. O importante é analisar os pós e contras de cada cera e ver qual se encaixa melhor na sua rotina e no que precisa.

O que dói mais cera quente ou fria?

A cera fria é a que dói mais no processo de depilação. A quente consegue dilatar e amolecer os pelos antes da remoção, isso facilita o processo. Já a fria, essa dilação não acontece e o pele fica mais resistente e é essa resistência que causa mais dor. Mas claro, é uma dor suportável. Entretanto, dói mais do que a quente.

Como fazer depilação com cera fria passo a passo?

É um dos métodos mais simples de depilação caseira e ideal para quem está começando no mundo das ceras. Veja o passo a passo:

depilação com cera fria
Como se depilar sozinha usando cera fria (Foto: Freepik/Reprodução)

Higienização do local

O primeiro passo é higienizar o local para que seja bem-sucedida a depilação. Se possível tome um banho quente antes. O banho quente irá facilitar o processo por abrir os poros e com isso, diminuindo as dores e pelos encravados. Caso o banho não seja possível, utilize um lenço umedecido para limpar o local, principalmente as axilas que ficam escorregadias por causa do desodorante.

Aplique a cera fria

Após, pegue o papel da cera fria e aplica em direção aos pelos (não aplique ao contrário do nascimento dos pelos, isso pode fazer com que encrave). Esfregue um pouco para colar e puxe na direção contrária ao nascimento. Ou seja, na hora da aplicação, cole a fita de baixo para cima e na hora de retirar, faça ao contrário.

Acabamento com pinça

Se notou que ficou alguns pelinhos perdidos, o melhor a se fazer para não irritar a pele é finalizar o procedimento com piças. Com isso, você consegue remover o que ficou no local e não irá agredir sua pele.

Loção pós-depilação

É importante não pular esse passo. Como é um método um pouco mais agressivo do que a cera quente, é importante aplicar uma loção após a depilação para acelerar o processo de recuperação da pele. Caso não tenha em casa, pode substituir por cremes hidratantes e até opções caseiras como babosa.

É possível depilar a virilha com cera fria?

Sim, é possível. Como já foi dito, esse tipo de cera é mais dolorido na hora da depilação e a virilha é conhecida por ser uma área mais sensível e mais dolorida. Por isso, antes de fazer a depilação com esse tipo de cera, leve isso em consideração. Para aplicar, siga o tutorial acima.

Pode depilar o rosto?

Não. A cera não indicada para depilar o buço e o outros pelos do rosto. Para isso, prefira outros métodos como o cremes depilatórios, depilação com linha e na sobrancelha utilize pinça. A cera fria é agressiva para o rosto e pode causar machucados se utilizado da forma incorreta.

Onde encontrar?

Essa cera é fácil de encontrar, pois vende em farmácias, supermercados e lojas de cosméticos. O valor é mais acessível do que a cera quente e pode ser encontrado por aproximadamente R$ 20 reais. Não é reutilizável, por isso, sempre descarte após o uso e guarda corretamente para que não perca a eficácia.

Leia também: Depilação a laser vale a pena? Descubra os prós, contras e preços

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy