Como se depilar com cera fria: passo a passo para fazer em casa

Tudo o que você precisa saber antes da depilação com cera fria

0

A cera fria é um dos métodos mais comuns de depilação e mais simples de ser feita. Assim como qualquer outro método de depilação, há prós e contras sobre o uso desse tipo de produto. Antes de escolher como fará sua depilação, tire todas as suas dúvidas sobre a cera fria e aprenda a usar corretamente.

A cera fria é a forma mais simples e fácil de depilar em casa e por isso é tão popular entre as mulheres. Essa cera vem em uma fita autocolante e em temperatura ambiente. Ao ser puxada (conforme a indicação da embalagem), remove os pelos com muita precisão.

depilação com cera fria
Dicas de depilação com cera fria (Foto: Freepik/Reprodução)

O que é melhor cera quente ou fria?

Ambos métodos são indicados para a remoção dos pelos desde a raiz. Ou seja, proporcionam uma maior durabilidade da depilação. Mas existem algumas diferenças entre esses métodos. Saiba quais são:

Cera quente prós e contras: 

A cera quente facilita o processo de depilação, pois a temperatura faz com que os poros se abram e assim, o pelo saem com mais facilidade.

Por esse processo de abrir os poros, a depilação se torna mais fácil e menos doloroso.

Pode ser usada em pelos de diversos tamanhos, sem restrição.

A aplicação é mais difícil e necessita de equipamentos específicos para esquentar a cera na temperatura correta.

Cera fria prós e contras: 

A cera fria é em temperatura ambiente, não é capaz de abrir os poros e por isso, pode tornar a depilação um pouco mais dolorida.

A aplicação é bem fácil, pois não é necessário esquentar ou muita preparação antes da aplicação. A cera já vem em uma fita pronta para uso e é só colar na pele.

A cera fria não pode ser usada em qualquer tipo de pelo, é indicado pelo menos, pelos com 1,5 centímetro, ou seja, não funciona com pelos curtos.

Não existe uma melhor do que a outra, pois cada mulher se adapta com um tipo de depilação. O importante é analisar os pós e contras de cada cera e ver qual se encaixa melhor na sua rotina e no que precisa.

Como fazer depilação com cera fria passo a passo?

É um dos métodos mais simples de depilação caseira e ideal para quem está começando no mundo das ceras. Veja o passo a passo para depilar a perna (o método também serve para as axilas):

Como se depilar sozinha com cera fria: perna

como se depilar com cera fria tutorial
Como se depilar sozinha com cera fria (Fotos: Veet / Montagem: Blog Pajaris)

Higienização do local: o primeiro passo é higienizar o local para que seja bem-sucedida a depilação. Se possível tome um banho quente antes. O banho quente irá facilitar o processo por abrir os poros e com isso, diminuindo as dores e pelos encravados. Caso o banho não seja possível, utilize um lenço umedecido para limpar o local, principalmente as axilas que ficam escorregadias por causa do desodorante.

Aplique a cera fria: após, pegue o papel da cera fria e aplica em direção aos pelos (não aplique ao contrário do nascimento dos pelos, isso pode fazer com que encrave). Esfregue um pouco para colar e puxe na direção contrária ao nascimento. Ou seja, na hora da aplicação, cole a fita de baixo para cima e na hora de retirar, faça ao contrário.

Acabamento com pinça: se notou que ficou alguns pelinhos perdidos, o melhor a se fazer para não irritar a pele é finalizar o procedimento com piças. Com isso, você consegue remover o que ficou no local e não irá agredir sua pele.

Loção pós-depilação: é importante não pular esse passo. Como é um método um pouco mais agressivo do que a cera quente, é importante aplicar uma loção após a depilação para acelerar o processo de recuperação da pele. Caso não tenha em casa, pode substituir por cremes hidratantes e até opções caseiras como babosa.

Como se depilar sozinha com cera fria: buço

como se depilar com cera fria tutorial buço
Como se depilar sozinha com cera fria (Fotos: Veet / Montagem: Blog Pajaris)

Atualmente, existem ceras frias específicas para o buço, em que a fita é menor para se encaixar perfeitamente na região. Mas se você não puder ou não quiser gastar, basta medir a fita depilatória no seu buço e cortar a tradicional para o uso.

Não depile com cera fria se estiver fazendo o uso de ácidos na pele ou passando por procedimentos estéticos.

Higienização: é necessário remover todos os produtos que estão aplicado na pele, como maquiagem, hidratante, protetor solar e entre outros. Lave e seque o local por completo.

Depilação: aplique a folha do centro do buço para o direito, no sentido do crescimento do pelo. Esfregue para colar e puxe rápido no sentido contrário do crescimento do pelo. Repita o processo do lado esquerdo.

Dúvidas frequentes

Muitos questionamentos surgem pela primeira vez ao se depilar com esse método, tire as principais dúvidas:

É possível depilar a virilha com cera fria? sim, é possível. Como já foi dito, esse tipo de cera é mais dolorido na hora da depilação e a virilha é conhecida por ser uma área mais sensível e mais dolorida. Por isso, antes de fazer a depilação com esse tipo de cera, leve isso em consideração. Para aplicar, siga o tutorial acima.

Pode depilar o rosto? apenas o buço, em que as marcas desse tipo de cera já fazem fitas especialmente para essa região. Mas outros pelos como sobrancelha, na região da bochecha ou testa não é recomendado. Isso porque a cera necessita de pelos longos para remover com eficiente e sem lesões.

A cera fria escurece a pele? só irá ficar escurecida caso não seja feito da maneira correta. Portanto, se seguiu as instruções corretamente, sua pele não ficará manchada ou escura. Além disso, evite tomar sol ou entrar na piscina 24 horas após a depilação.

Onde encontrar? vende em farmácias, supermercados e lojas de cosméticos. O valor é mais acessível do que a cera quente e pode ser encontrado por aproximadamente R$ 20 reais. Não é reutilizável, por isso, sempre descarte após o uso e guarda corretamente para que não perca a eficácia.

Leia também: Depilação a laser vale a pena? Descubra os prós, contras e preços

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy