Meditação da vela: aprenda a fazer e conheça seus benefícios

0

meditação da vela é uma prática feita com os olhos abertos, diferentemente da meditação tradicional. Há quem ache mais fácil e há quem tenha mais dificuldade, mas, nada que um pouco de prática não ajude! Se você quer conhecer um pouco mais sobre a meditação da vela este post é para você!

O que é a meditação da vela?

meditação da vela
Imagem: Reprodução / Pexels.

 

Essa prática usa a técnica trataka, em que a pessoa se concentra em um objeto ou ponto à sua frente, de olhos abertos, é claro. Apesar de não ser muito conhecida, essa meditação promete trazer muitos benefícios, como a melhora da concentração.

Talvez, a meditação da vela seja uma boa opção para quem não consegue esvaziar a mente durante a meditação tradicional. Vale a pena testar!

 

Sobre a técnica Trataka

meditação da vela
Imagem: Reprodução / Pexels.

 

Dentro da tradição do Yoga e da Ayurveda, existem seis ações de purificação, chamados Shatkarmas, e a Trataka é uma delas. Por isso, seus maiores objetivos são harmonizar os principais fluxos de energia vital: Ida e Pingala, e equilibrar os três doshas Kapha, Pitta e Vata.

Além disso, ela também ajuda a ativar o Ajna Chakra, conhecido como terceiro olho, responsável pela intuição, consciência e clareza mental.

Como dito anteriormente, a meditação da vela usa a técnica Trataka, que consiste em fixar os olhos na chama da vela sem piscar, até lacrimejar. Mas, por que será que essa prática é benéfica?

Benefícios

  • Pode tratar doenças oculares, como miopia, astigmatismo e estrabismo
  • Alivia tensões oculares e dores de cabeça
  • Melhora a concentração, consciência e foco
  • Equilibra o sistema nervoso, melhorando depressão, ansiedade e insônia, por exemplo
  • É capaz de melhorar a memória, inclusive a visual
  • Energiza o terceiro olho
  • Traz paz mental, após dias estressantes

 

Como fazer a meditação da vela?

meditação da vela
Imagem: Reprodução / Pexels.

 

  1. Primeiramente, prepare tudo para que seja um espaço intimista e convidativo para fazer a sua meditação da vela. Prepare-o com uma boa iluminação, de preferência mais baixa. Além disso, mantenha uma temperatura agradável. Outro ponto importante, é escolher roupas que te deixarão confortável.
  2. Em seguida, defina o lugar onde você sentará. Pode ser em uma cadeira, um sofá ou um tapete de yoga. De qualquer maneira, o importante é manter uma postura ereta e confortável.
  3. Agora, acenda uma vela e posicione-a na altura dos seus olhos, ou um pouco abaixo. Lembre-se de manter a vela a 50cm do seu rosto, para que não fique muita claridade.
  4. Antes de começar a meditação da vela, faça uma meditação tradicional primeiro. Esse passo é importante para trazer presença e constância na respiração.
  5. Logo após, abra os olhos e foque seu olhar na parte do meio da chama, logo acima do pavio. Nesse momento, deixe suas pálpebras um pouco mais abertas do que o normal e evite piscar ou embaçar a visão pelo máximo de tempo possível.
  6. Agora, foque apenas na vela. É normal que sua cabeça comece a vagar. Quando isso acontecer, agradeça os pensamentos e deixe-os ir, voltando sua atenção à vela. Uma dica para melhorar a sua concentração é imaginar a luz da vela entrando pelo seu nariz ao inspirar e saindo pela sua boca na expiração.
  7. Por fim, termine a sessão com um relaxamento de 5 minutos. Deite-se, de olhos fechados, e sinta os efeitos da meditação e permita que seu corpo vá voltando, aos poucos.

Aromaterapia e Cromoterapia na meditação da vela

É interessante também apostar em aromaterapia e cromoterapia, já que as duas podem intensificar os benefícios da meditação da vela e trazer intenções específicas à prática. Alguns óleos essenciais, como o de alecrim, sândalo e lavanda, ajudam na concentração. Além disso, as cores das velas também podem influenciar na energia da sessão.

Significado das cores das velas

  • Branca: pureza, paz de espírito e tranquilidade. Pode ser usada se você estiver enfrentando desafios em relacionamentos amorosos ou com a família.
  • Azul: tranquilidade, prosperidade e abrir caminhos profissionais. Boa para quando você precisa tomar decisões ou procura um novo emprego.
  • Amarela: alegria e movimento. Além disso, também traz criatividade, sendo ideal em momentos que você precisa de inspiração ou motivação.
  • Rosa: amor. Essa vela é uma boa opção para quando você deseja melhorar seu relacionamento, ou encontrar um parceiro.
  • Verde: equilíbrio emocional e físico. Acenda essa vela quando alguém estiver doente. Além disso, pode ser usada quando você precisa equilibrar a saúde ou aumentar a energia e melhorar a harmonia do seu corpo.
  • Violeta ou roxa: por fim, essa velas podem ser usadas para limpar as energias de um local ou pessoa.
Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy