“Comer banana engorda”. Saiba se isso é verdade

0

A banana é uma das frutas mais populares do Brasil. E não é à toa: além de ser deliciosa, ela é muito nutritiva e versátil. No entanto, apesar de ser considerada um superalimento, essa fruta ainda causa dúvidas quanto à sua influência no processo de emagrecimento ou no ganho de peso. Isso porque, como é rica em carboidratos, é comum pensarmos que ela pode atrapalhar a dieta. Mas será que banana engorda? Conversamos com uma nutricionista para saber. Acompanhe.

Banana: uma fruta nutritiva e versátil

Banana engorda
Foto: Pixabay

A banana, que tem um sabor adocicado bem característico, é considerada um superalimento porque tem propriedades incríveis e ainda é muito versátil. Rica em potássio, manganês, magnésio, fósforo, triptofano, vitaminas A e C, ela promove grandes benefícios para nossa saúde física e mental. E, apesar de ser um pouco mais calórica que outras frutas como abacaxi e morango, por exemplo, a banana é rica em proteínas e fibras, importantes para o bom funcionamento do organismo.

Quanto à sua versatilidade, você pode consumi-la de diversas maneiras: crua, cozida ou assada, verde ou madura, em receitas doces ou salgadas. Até a casca tem espaço em diferentes pratos, inclusive em preparações refinadas. A propósito, graças à praticidade dessa parte, a banana é uma das frutas mais fáceis de consumir in natura e, por isso, é uma ótima opção de lanche rápido.

Afinal, banana engorda?

Banana
Foto: Pixabay

Como já sabemos, quando comparada a outras frutas, a banana é um pouco mais calórica. Além disso, ela contém uma grande quantidade de carboidratos – o que pode assustar quem está iniciando uma dieta de emagrecimento. No entanto, entre os benefícios que a banana oferece para o nosso organismo, vale destacar alguns que influenciam diretamente sobre o peso: a fruta fornece energia para os exercícios físicos, promove saciedade, colabora para o bom funcionamento do intestino e ajuda no combate à ansiedade (que pode levar à compulsão alimentar).

Sendo assim, levando em conta esses fatores, dá para dizer que banana engorda? A resposta é ‘não’. “Precisamos derrubar o mito de que a banana é a vilã das dietas. Comparada a outras frutas, ela é sim mais rica em carboidratos e tem um alto índice glicêmico, mas não é por isso que engorda. Tudo depende do que é acrescentado à fruta e da quantidade consumida”, afirma a nutricionista Carolina Gastaldo. Uma banana média por dia, segundo a profissional, não engorda e é suficiente para promover grandes benefícios para a saúde.

Banana na dieta: como consumir?

Banana engorda
Foto: Pixabay

Se há um consenso entre os nutricionistas e outros profissionais da área é o de que nenhum alimento sozinho promove ganho ou perda de peso. Portanto, se você consumir banana em excesso, pode engordar. Mas, se a fruta for consumida com moderação, além de não promover uns quilinhos a mais, ela é capaz de dar uma mãozinha na dieta de emagrecimento. Carolina complementa dizendo que “Na dieta de emagrecimento, a banana é ótima como pré-treino, acompanhada de uma proteína como queijo ou ovo no café da manhã ou lanche da tarde, com aveia ou linhaça e no preparo de panquecas e bolos sem leite, açúcar ou farinha de trigo”.

Portanto, inclua a banana na dieta sem medo. Afinal, quando temos uma alimentação mais natural e pobre em alimentos gordurosos ou ultraprocessados e mantemos hábitos saudáveis, como a prática frequente de atividades físicas, por exemplo, nosso organismo tende a se adaptar à sua melhor forma. Ou seja, não é por causa dessa fruta que você vai deixar de caber naquela calça incrível.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy