Chapéu Fedora: conheça tudo sobre esse modelo clássico

0

O chapéu Fedora, aquele modelo clássico usado pelo Indiana Jones, tem sido visto cada vez com mais com frequência nas passarelas e nas ruas. Hit entre os fashionistas, acessório é atemporal, democrático, descolado e, além de completar sua produção, também protege a cabeça do frio e do sol. Qualquer look básico fica mais interessante combinado com um chapéu e esse modelo pode ser usado com diversas peças, como calças, saias e vestidos. Mas antes de comprar o seu, Malu Pires, especialista em chapéus e fundadora da marca homônima, tudo sobre a história desse chapéu que é símbolo da moda.

O que é chapéu Fedora

Emma Watson com chapéu FEDORA
Atriz Emma Watson usa chapéu FEDORA (Foto: reprodução/instagram).

O chapéu Fedora é um acessório clássico e mítico. É um chapéu com aba larga ou média e três cavidades, uma na parte superior e duas na frente, que formam “covinhas”. Embora sempre tenha havido uma certa divisão na moda nas linhas de gênero, quase nenhuma peça preencheu a lacuna tão definitivamente quanto o modelo.
Várias teorias do História do chapéu Fedora

Embora seja um chapéu muito masculino, o nome “Fedora” vem de uma peça do autor francês Victorien Sardou apresentada em Paris em 1882. Ele escreveu o papel da princesa Fédora Romanoff, um papel-título, para a famosa atriz Sarah Bernhardt. Nele, usava um chapéu de abas macias e amassado. O chapéu logo foi uma moda popular para as mulheres, especialmente para ativistas dos direitos das mulheres. Um pouco mais tarde, sufragistas, mulheres que reivindicam direitos civis iguais aos homens escolherão o Fedora como um sinal de pertencer ao movimento.

Entretanto, outra versão é famosa: Giuseppe Borsalino (1834-1900), o fundador da marca homônima, reivindica a criação do modelo durante a longa marcha rumo à unificação italiana. Na época, as manifestações foram reprimidas violentamente e os chapéus batidos com um fenda no meio, o que teria inspirado o chapeleiro.

A fama do Fedora

Atrizes famosas usam chapéu fedora
O modelo fez sua fama no cinema. (Foto: reprodução/Pintereste)

Independentemente de sua origem, depois de 1924, quando o príncipe Edward da Grã-Bretanha começou a usá-los, o Fedora foi adotado pelos homens e tornou-se parte de sua moda, substituindo os jogadores, bonés planos e cartolas. Foi usado principalmente em áreas urbanas para proteção contra intempéries e por razões estéticas. Os judeus ortodoxos também adotaram fedoras pretos nas primeiras décadas do século XX e os usavam como parte de seu vestuário diário, o que muitos deles ainda fazem. O modelo com uma aba mais estreita, chamada trilby, também era popular.

Contudo, o ápice da popularidade do Fedora foi em meados da década de 1920, razão pela qual é frequentemente associada aos gangsters e mafiosos. Nas décadas de 1940 e 1950, os filmes noir popularizaram ainda mais o modelo, e sua popularidade durou até o final da década de 1950, quando as roupas informais se tornaram mais difundidas. Retornou em meados dos anos 70 e novamente nos anos 80 e 2000.

chapéu fedora
 Humphrey Bogart e a atriz sueca Ingrid Bergman usam chapéu Fedora no clássico filme ‘Casablanca’.

Nas décadas de 1940 e 1950, Hollywood trouxe de volta o fedora fazendo filmes nos quais o chapéu fedora era um ícone repetitivo de masculinidade e mistério usado por nomes como Humphrey Bogart e Cary Grant no celulóide e Frank Sinatra no palco. Nos anos setenta, foi Indiana Jones quem trouxe o renascimento do fedora para a tela prateada. A televisão carrega tanto peso na responsabilidade pela popularidade do fedora quanto o cinema.

Chapéu Fedora de Palha

chapéu fedora de palha feminino
Chapéu Fedora em palha também é sucesso. (Foto: reprodução/Pinterest)

Enquanto os fedoras são tradicionalmente feitos de feltro, os fedoras de palha são uma escolha popular hoje. Além de serem elegantes, também são leves e confortáveis. Como tal, os fedoras de palha são perfeitos para roupas sofisticadas de verão e podem atender a uma variedade de eventos sociais inteligentes, incluindo pólo, corridas e casamentos na praia.

Inegavelmente, ele é um acessório com um bela história, por isso, ele foi e será um dos chapéus mais elegantes de todos os tempos. Encontre mais modelos em www.malupires.com.br.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy